sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Lançamento: O Campo das centáureas - a primeira ficção viking produzida pelo NEVE!
domingo, 10 de novembro de 2024
Colóquio de Estudos Vikings: a nova edição se aproxima
domingo, 3 de novembro de 2024
A suástica da Shell no RS: budismo ou nazismo?
sábado, 2 de novembro de 2024
Livro 'Odin' na Amazon em formato kindle e físico!
O livro 'Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking' já está disponível nas grandes livrarias do Brasil e também pode ser adquirido na Amazon. O livro é o resultado de várias pesquisas de Johnni Langer na região da Dinamarca antiga, realizadas em 2018 e 2019.
Para mais detalhes sobre o livro, clique aqui.
A professora Luciana de Campos apresenta o novo livro:
Nas fotos, alguns locais visitados pelo autor (Jelling, o salão rúnico do MND, Lindholm Høje, Lejre e Aarhus).
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Dias das Bruxas no NEVE: leia um artigo ou assista a um vídeo!
Hoje é o dia de se ler ou assistir a um vídeo de teor acadêmico sobre uma das personagens mais importantes da imaginação no Ocidente: as bruxas. Escolhemos três opções de antigas produções do NEVE para você se deleitar!
Artigo - Existiram bruxas vikings? Blog do NEVE, 2022.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Os 'vikings' liam as Eddas?
Afinal, os 'vikings' conheciam as Eddas? A Edda Poética foi realmente um livro sagrado para os adeptos das antigas religiões 'pagãs' na Escandinávia? Novo texto de Johnni Langer, com colaboração do historiador Leandro Vilar Oliveira.
Postagem em comemoração ao Dia Nacional do Livro! Data instaurada para comemorar a criação da biblioteca Nacional do Rio de janeiro, em 29 de outubro de 1810.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Infográfico: principais fontes iconográficas sobre Odin da Era Viking
Como estudar o deus Odin na Escandinávia antiga, muito antes das Eddas e das sagas islandesas terem sido escritas? Descubra as principais fontes iconográficas que os pesquisadores da Odinologia recorrem para entender a formação e o desenvolvimento do culto ao deus caolho na Escandinávia. O livro 'Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking' está em pré-venda pela Livraria Vozes.
Para mais detalhes sobre o livro, clique aqui.
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Runas e pedras rúnicas analisadas no livro 'Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking'
Elas falam de deuses, magia, poetas, vikings, maldições, famílias e reis poderosos. Descubra mais sobre algumas das mais importantes pedras e inscrições rúnicas da Dinamarca da Era Viking. O novo livro de Johnni Langer apresenta alguns dos mais recentes estudos de Runologia acadêmica e a sua importância para se compreender a História da Escandinávia antiga.
O livro 'Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking' está sendo vendido nas principais livrarias do Brasil.
Para saber mais detalhes do livro (vendas, Sumário e resenha), clique aqui.
sábado, 19 de outubro de 2024
Lançamento - 'Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking'
Ele está em venda pela Amazon e nas principais livrarias do país.
A professora Luciana de Campos apresenta o novo livro:
Johnni Langer é professor na Universidade Federal da Paraíba. Desde o final dos anos 1990 dedica-se ao estudo da Escandinávia da Era Viking, particularmente em seus aspectos arqueológicos e mitológicos. É autor de dezenas de artigos acadêmicos em periódicos da Dinamarca, Suécia, Inglaterra, França, Rússia, Portugal, Espanha, Itália, Argentina e em dezenas de periódicos brasileiros. Este é o seu décimo segundo livro. Langer é coordenador do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos) e editor chefe do Scandia Journal of Medieval Norse Studies. Realizou pesquisas na Dinamarca e Escandinávia em 2018 e 2019.
Odin, Dinamarca, Vikings!
No ano de 2018 o professor Dr. Johnni Langer viajou à Dinamarca, um dos países que compreendem a Escandinávia, a região norte da Europa, sendo uma das terras ancestrais dos nórdicos, mais conhecidos como vikings. Lá ele visitou museus, sítios arqueológicos e locais históricos, coletando fontes e dados para suas pesquisas. Finalmente após alguns anos de espera, o resultado dessa incursão a uma das terras nórdicas vem à tona.
O livro Odin: Uma história arqueológica da Dinamarca Viking consiste numa obra que não buscou contar a história de guerreiros, reis e heróis, mas centrar-se em seu povo, com seus costumes, crenças e ideias. Como bem salientou o professor Langer, a proposta do livro foi contar uma história dessa Dinamarca medieval a partir de sua cultura material, através de artefatos, monumentos e sítios arqueológicos, os quais perfazem lugares de memória, pois as paisagens também nos contam histórias. Narrativas essas desenterradas das brumas de um passado distante.
Assim, baseado numa abordagem arqueológica, mas também historiográfica, a obra apresenta a história da Dinamarca entre os séculos I d.C. ao XI., perfazendo a chamada Idade de Ferro Nórdica, período que antecede a Era Viking, uma época em que a Dinamarca não era um território unificado, sendo disputado por vários governantes. Um período que vimos a formação do povo danês, mais tarde chamado dinamarquês. Em segundo momento adentramos a Era Viking, quando a Dinamarca se unificou no século X através do rei Haroldo Dente Azul, sendo o primeiro reino escandinavo a passar por tal processo, posteriormente expandindo seus domínios com os reis Sueno Barba-Bifurcada e Canuto II, o Grande.
Dessa forma, a obra nos concede uma visão ampla sobre a formação do Estado dinamarquês no período medieval, apresentando aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos. Abordando-os esses temas através da organização das lideranças, as fortificações militares, o comércio, o surgimento das cidades mercantes, os templos, os cemitérios, os navios etc., revelando por diferentes perspectivas como era a vida, a sociedade e a cultura na época dos vikings.
No entanto, o livro não se limita apenas a esses temas, ele também se propôs a analisar a cultura visual sobre Odin, um dos mais famosos deuses escandinavos, o senhor de Valhala, um deus dos mortos, das vitórias militares, senhor da guerra, mas também uma divindade de sabedoria e conhecimentos mágicos. O que torna Odin numa figura fascinante e emblemática por sua diversidade de funções míticas e religiosas.
Assim, partindo de diferentes artefatos como bracteatas (um tipo de amuleto), moedas e pedras rúnicas, o professor Langer nos apresenta a relação entre a cultura material, mitologia e crenças religiosas em torno de Odin, importante divindade adorada na Dinamarca, sendo evocado por guerreiros e senhores.
Dessa forma, Odin: Uma história arqueológica da Dinamarca Viking é uma obra inovadora no âmbito da língua portuguesa por não haver nada do tipo publicado nesse idioma, se tratando num estudo pioneiro tanto da Dinamarca do período viking quanto sobre Odin por um viés histórico-arqueológico. Assim, para aqueles que se interessam sobre vikings, esse é um livro que vale à pena ser conferido.
Leandro Vilar Oliveira é historiador, professor, cientista da religião e escritor. É Doutor em Ciências das Religiões, membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE), membro do Museu Virtual Marítimo EXEA, autor do blog Seguindo os Passos da História.
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Novo vídeo: Honra e lealdade entre os vikings
Novo vídeo do NEVE: Honra e lealdade entre os vikings - Cotidiano e História Ep. 27.
Em várias mídias e na cultura pop, é constantemente repetida a ideia de que para um nórdico, o ORGULHO e o CULTO À FORÇA eram uma questão central. Daí a suposta importância da defesa da honra, da lealdade e da bravura inconteste, algo que, muitas vezes, fomentaria atitudes beligerantes. Isso condiz com a História? Quais "valores" seriam fundamentais para um nórdico antigo? Como a pilhagem era justificada moralmente dentre os valores 'vikings'?
Apresentado pela professora Luciana de Campos (NEVE).
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Mito, estereótipos e cultura pop em 'Crepúsculo dos Deuses' (2024)
Crepúsculo dos Deuses (Twilight of the Gods) é uma série animada
para adultos, produzida pela parceira entre a produtora Stone Quarry Animation de Zack Snyder e sua esposa Deborah Snyder e
o estúdio chinês Xilam Animation,
sendo exclusiva do streaming da Netflix.
O seriado possui no momento uma temporada de 8 episódios, tendo estreado em
setembro.
A trama realiza uma
adaptação de alguns mitos e contextos da mitologia nórdica, apresentando uma
versão original para o Ragnarök, além de inserir características comuns de
produções audiovisuais atuais como filmes e jogos eletrônicos, influências da
Vikingmania do século XXI, como também exagera em cenas de violência, nudez e
relações sexuais, aspectos que permeiam todos os episódios dessa temporada.
Assim, o presente ensaio apresenta comentários de alguns aspectos do seriado, como referências mitológicas, estereótipos ligados aos vikings e elementos da cultura pop atual, vigentes em filmes e jogos eletrônicos.
Zack Snyder é produtor, diretor e um dos criadores da
série Crepúsculo dos Deuses. Snyder
atua como diretor, roteirista e produtor executivo de filmes e desenhos, sendo
conhecido pelos seus filmes de ação, alguns até elogiados como 300 (2006), Watchmen (2007), A Lenda dos
Guardiões (2010), Sucker Punch
(2011) e Mulher-Maravilha (2017),
embora também tenha colhido críticas mistas quanto a produções como Homem de Aço (2013), 300: A Ascenção do Império (2014), Batman vs Superman (2016) e Liga da Justiça: Snyder’s Cut (2021).
Observa-se que Snyder possui experiências com filmes de
ação, principalmente baseados em histórias em quadrinhos, destacando-se sua
colaboração de vários anos com a Warner Bros e a DC Comics. E vários desses
filmes foram feitos com subsídios da sua empresa a The Stone Quarry. Por conta dessa sua associação com filmes de
ação, muito disso está presente em Crepúsculo
dos Deuses, apesar que ele não tenha roteirizado todos os episódios e conte
com o apoio de dois cocriadores e produtores.
O primeiro é o
desenhista, diretor e produtor Jay Oliva, que trabalhou em séries animadas como
Homem-Aranha, Godzilla, The Batman,
Jackie Chan, Max Steel, He-Man e os Mestres do Universo, Jovens Titãs, Liga da
Justiça etc. Observa pelo currículo de Oliva, sua longa experiência em
produções de super-heróis, e a condição de ele ter trabalhado tanto na Marvel
quanto na DC, isso e importante frisar, pois Crepúsculo dos Deuses possui claramente elementos advindos de
produções de super-heróis das duas empresas.
O segundo cocriador é o
roteirista Eric Carrasco, o qual escreveu roteiros para animações e séries da
DC Comics, destacando-se por ter trabalhado regularmente no seriado da Supergirl (2016-2019), uma produção com
grande destaque para o protagonismo feminino, algo bastante evidente em Crepúsculo dos Deuses.
Enredo
Leif concorda e assim o
casal de noivos viaja até Jotunheim. Durante a cerimônia de casamento, Thor e
Balder aparecem em busca de Loki. Os gigantes dizem não saber o paradeiro dele,
mas o deus do trovão suspeita ser uma mentira, então inicia uma batalha,
matando todos os gigantes. Sigrid recebe a ajuda de Loki e Hel para não morrer,
mas em troca, o ardiloso gigante diz para ela vingar a morte de seu povo.
Assim, temos início a jornada de vingança de Sigrid, a Chorona.
Leif reluta em ajudar
Loki, mas apoiando a esposa, o casal vai em busca de reunir guerreiros
destemidos e habilidosos para empreender um ataque a Asgard, a fim de
confrontar e matar Thor. Para isso, Sigrid e seus aliados, que ela vai fazendo
pelo caminho, requisitam armas mágicas forjadas pelo anão Andvari, as quais são
capazes de matar os deuses. De posse dessas armas a jornada prossegue para
montar-se um exército e invadir Asgard, quando isso finalmente ocorre, o
Ragnarök é deflagrado.
Alguns aspectos da
construção da trama desse seriado apresentam clara influência de duas produções
recentes do produtor e diretor Zack Snyder, algo visto nos filmes Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo (2023) e Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de
Cicatrizes (2024). Em ambos os filmes somos apresentados a uma protagonista
forte e valente que vive longe de sua terra natal, mas depois de seu novo povo
ser ameaçado por forças imperiais, ela decide reunir uma equipe de valorosos
guerreiros com habilidades e comportamentos distintos, determinados a arriscarem
suas vidas para combater uma grande ameaça.
Basicamente essa fórmula
contida nos filmes Rebel Moon foi
utilizada em Crepúsculo dos Deuses,
trocando-se a ambientação de ficção científica espacial pelo cenário e contexto
da mitologia nórdica.
No poema Thyrmskvida (O Cantar de Thyrm), que
compõe a Edda Poética, nessa
narrativa o gigante Thyrm rouba de alguma forma o martelo de Thor. Mais tarde
Loki descobre tal fato e Thyrm diz que somente devolveria o poderoso martelo
caso os Aesir lhe enviassem a deusa Freyja como noiva. Os deuses se negam a
isso, mas Loki propôs um ardil: Thor iria vestido de noiva no lugar de Freyja.
Loki transformado em mulher acompanha o deus do trovão como sua dama de honra,
e após Thor recuperar seu martelo, ele mata todos os gigantes da festa de
casamento que Thyrm preparou.
Outro mito apresentado
diz respeito a Andvari e a maldição do ouro. Essa narrativa mítica é
apresentada na Edda em Prosa. O mito
conta a história de três irmãos anões chamados Andvari, Otr e Fafnir, os quais
conseguiam se transformar em animais. Em certa ocasião, Loki matou uma lontra,
vindo a descobrir que era Otr. O pai dos anões exigiu uma “indenização”, o
pagamento em ouro pela morte do filho. Loki agindo com astúcia, roubou o
tesouro de Andvari e o ofereceu ao pai deles. Por sua vez, Fafnir tomado por grande
ganância, matou o pai e se apossou do tesouro, sendo amaldiçoado a se
transformar num dragão.
Esse mito é apresentado
de forma similar no desenho, com a diferença que Fafnir ao invés de guardar uma
caverna com riquezas, passa a proteger um jardim com maçãs douradas. Na
mitologia nórdica o dragão Fafnir é morto pelo herói Sigurd dos Volsungos, que
obtém seu tesouro. Porém, na trama do desenho, Tiwaz, o líder dos Vanir diz que
ajudaria Sigrid e sua missão, caso ela lhe trouxesse tais maçãs. Ela e seu
grupo viajam até o jardim de Fafnir para obter as frutas de ouro. Neste aspecto
temos a mescla de mitos, pois aqui se encontra uma influência da mitologia
grega, em que o herói Héracles (Hércules) em um de seus Doze Trabalhos era
conseguir as maçãs douradas que cresciam no Jardim das Hésperides, porém, o
pomar era guardado pelo dragão Ladon.
Figura
2: Sigrid combatendo Fafnir no pomar das maçãs de ouro.
No desenho combinou-se o
mito das maçãs douradas, as quais são guardadas pela deusa Iduna, com o mito de
Héracles. No caso, vale frisar que Iduna não aparece no desenho, além disso, o
herói Sigurd também não existe, embora que Leif seja uma referência a ele, por
pertencer ao Clã dos Volsungos.
Uma terceira referência
mitológica diz respeito a guerra dos Aesir e dos Vanir. A narrativa é citada de
forma fragmentada nas duas Eddas.
Ambas as famílias de deuses estavam em conflito, mas no final chegam a um
acordo de paz. Njörd e seus filhos Freyr e Freyja vão viver entre os Aesir. Por
sua vez, os deuses fazem um juramento cuspindo dentro de um caldeirão de onde
nasce o deus Kvasir (mais tarde assassinado por anões que criaram o hidromel da
poesia com o sangue dele).
Em Crepúsculo dos Deuses essa guerra é mencionada para justificar
porque Tiwaz e os Vanir odeiam os Aesir e Freyja viveria como “refém” entre
eles. Porém, Njörd e Freyr não aparecem na trama do desenho, inclusive Freyr é
substituído por Tiwaz, que se torna irmão da Freyja. Outra mudança é que o deus
Hoenir assume o lugar de Kvasir na trama do desenho, tornando-se a divindade
que conseguiu estabelecer um acordo de paz, mesmo que mais tarde Odin o
enganou. Outro detalhe é que quando Sigrid e seu grupo firmam acordo com os
Vanir, eles selam o trato com cuspes, uma referência a mitologia.
Existem outras referências mitológicas, mas citarei duas
para concluir. A primeira diz respeito a morte de Balder. Essa é citada no
poema Völuspá (Profecia da Advinha)
na Edda Poética e na Edda em Prosa. Embora as versões sejam
ligeiramente diferentes, ambas apresentam que Balder morreu acidentalmente
pelas mãos de seu irmão Hodr. Esse deus aparece como mero figurante no desenho
apenas por alguns segundos durante uma batalha, quando ele é acusado de ter
atirado uma lança com visgo que atingiu Balder, o qual fez isso para proteger
Thor de ser ferido.
Na mitologia tal
assassinato repercute entre algumas profecias associadas ao Ragnarök, e na Edda em Prosa, resulta na prisão de Loki,
pois é descoberto que ele tramou tal crime. Entretanto, no desenho o impacto é
bem menor. A guerra já tinha se iniciado, Loki não tem tanto impacto em tramar
a morte de Balder, Hodr é um personagem sem relevância no desenho, Odin ignora
a morte do filho, apenas Thor fica furioso com a morte do irmão.
A última referência mitológica que destaco diz respeito a
representação de Odin. No desenho ele aparece principalmente no último
episódio, sendo retratado como sendo três personagens, uma referência a
trindade cristã? Talvez, porém, na Edda
em Prosa, no começo do Gylfaginning,
o rei Gylfi entra num salão misterioso na Suécia e se depara com três reis que
se dizem chamar Alto, Mais Alto e Terceiro, os quais seriam manifestações de
Odin.
Essa ideia parece ter
inspirado a representação de Odin no desenho, o qual aparece na forma de
senhor, usando um elmo com asas (influência da ópera wagneriana), na forma de
andarilho encapuzado e como um enforcado (referência ao seu autossacrifício na
Yggdrasil). Os três Odin são confrontados pela seidkona que lhe fala sobre o verdadeiro significado do Ragnarök, o
qual ele teme.
Figura 3: As
três manifestações de Odin.
Estereótipos
Quanto ao detalhe dos chifres, esses aparecem em
distintas ocasiões. A deusa Hel é representada como tendo chifres ósseos, ou
seja, são naturais, não um capacete. Essa condição atribui uma característica
sombria a personagem, pois ela é a deusa dos mortos. Todavia, na mitologia
nórdica Hel não possui chifres, tampouco é uma deusa maléfica, isso consiste
num estereótipo advindo principalmente das histórias em quadrinhos,
especialmente as da Marvel Comics, em que Hela é maléfica e usa uma máscara com
chifres.
Figura
4: As duas faces de Hel.
O segundo exemplo advém
da Guarda de Asgard ou Soldados Aesir, a qual é retratada como guerreiros
usando armaduras, capas e elmos dourados com longos chifres. Diferente dos
personagens anteriores em que os chifres reforçam o visual de algo sombrio e
cruel, o caso da guarda asgardiana não transpassa a mesma ideia. Possivelmente
o uso de tais elmos evoque uma ideia de intimidação para realçar o fato de ser
uma tropa de elite. Vale ressalvar que na Marvel Comics temos representações de
tropas de Asgard usando elmos com diferentes estilos de chifres. Condição
presente nos quadrinhos, desenhos, jogos e até nos filmes do Thor. O último
exemplo ocorreu em Thor: Amor e Trovão
(2022), em que aparece os Einherjar utilizando elmos com chifres.
Figura
5: A guarda asgardiana com seus elmos com chifres.
Odin usa um elmo com asas e Heimdall utiliza um elmo com
chifres de carneiro. Mas outra referência a tais elmos chifrudos advém do grupo
de caçadores chamados Bolverks, os quais são cavaleiros sinistros, que usam
peles de animais e máscaras feitas com crânios de cervídeos e caprinos. Os personagens
são inventados para a trama do desenho, sendo enviados para caçar Sigrid e seus
aliados.
Outro estereótipo
presente é associado as valquírias, as quais são representadas utilizando elmos
com asas (algo difundido principalmente pela ópera wagneriana no século XIX),
além de elas serem apresentadas com asas, característica que se popularizou nas
últimas décadas, principalmente em jogos eletrônicos e ilustrações difundidas
pela internet. Porém, as valquírias de Crepúsculo
dos Deuses possuem um diferencial notável: todas estão nuas. Sendo até o
presente momento a retratação mais sexualmente explícita dessas personagens.
Figura 6: As valquírias nessa
produção são representadas todas como sendo belas mulheres louras, possuindo
asas, usando elmos com asas, ombreiras, braçadeiras ou peitorais, mas estando
nuas.
O motivo das valquírias
aparecerem nuas provavelmente seja reflexo do apelo erótico que o desenho
possui. Por ser uma produção adulta, decidiram investir pesadamente nisso, já
que quase todas as protagonistas femininas aparecem nuas em algum momento.
Embora exista também nudez masculina em alguns episódios.
Um último exemplo de
estereótipo que citaremos advém da personagem de Áile, uma seidkona. Como de costume, tais feiticeiras são retratadas de forma
sombria baseando-se no estereótipo das bruxas. Inclusive em alguns momentos
Áile é chamada de bruxa. A personagem vive numa floresta sombria (o que reforça
os estereótipos a ela associados), tendo a companhia do ulfhdenar Ulf, que foi
amaldiçoado e serve ela como seu “cão de guarda”. Álie possui diferentes
habilidades mágicas como previsão, conjurar laços mágicos com as entranhas de
animais (uma referência ao mito do castigo de Loki) etc. A personagem aparece
também misteriosa, de pouca conversa e disse que se aliou a Sigrid porque
aquilo estava destinado a acontecer e ela precisava confrontar Odin e lhe
revelar o destino que ele temia.
Reflexos
da cultura pop
Embora o visual de alguns deuses como Thor, seja baseado
em pinturas românticas dos séculos XIX e XX, retratando-o usando apenas um
saiote rústico, os demais personagens apresentam visuais diferentes, alguns
baseados em produções recentes como seriados, desenhos e jogos. Por exemplo, os
vikings que aparecem no desenho vestem-se com roupas que lembra séries como Vikings (2013-2020) e Vikings Valhalla (2022-2024). Porém, um
elemento que está quase ausente no desenho é a presença de tatuagens, bastante
comum no seriado Vikings.
Por sua vez, alguns personagens aparecem com visuais
estranhos. Anteriormente citei o caso de Hel, retratada tendo chifres. Aqui
acrescento a condição de Jormungand ser representada como uma mulher de cabelos
curtos e usando um vestido colado ao corpo e quase transparente. A personagem é
vítima de abusos sexuais perpetrados por Thor.
No caso de Loki, ele se parece visualmente com elfos
negros da Marvel Comics, especialmente as versões dos quadrinhos, não a do
filme Thor Mundo Sombrio (2013).
Porém, alguns pontos estranhos na representação de Loki: na série é informado
ele ser um gigante que vive cativo entre os Aesir, porém, Loki é totalmente
diferente dos demais gigantes que aparecem no seriado, sendo o único a se
parecer mais com um elfo do que um gigante propriamente dito. E essa condição é
estendida para a deusa Freyja, que é retratada como uma mulher negra.
Quanto a Freyja, a estranheza se dá que ela é a única
divindade negra do desenho inteiro, mas a situação fica ainda mais incoerente
quando somos apresentados ao seu povo, os deuses Vanir. Essas divindades são
retratadas como sendo “plantas humanoides”, algo encontrado em alguns desenhos
e jogos de RPG eletrônico. Sendo assim, se todos os Vanir são “plantas
humanoides”, por qual motivo Freyja tem a aparência de uma mulher negra? Dessa
forma, somente ela e Loki são retratados tendo pele mais escura.
Figura 7:
Loki, Freya e seu irmão Tiwaz.
Provavelmente isso seja
reflexo das ações de representividade e inclusão que permeiam as produções
audiovisuais na atualidade, vide o Heimdall dos filmes do Thor (2011-2022), os
“vikings negros” no jogo Assassin’s Creed
Valhalla (2020), Angrboda no jogo God
of War Ragnarök (2022) e a jarl Hakon em Vikings Valhalla (2022). Observa-se uma tendência de inserir
personagens negros no contexto escandinavo, em que o fenótipo predominante é o
branco, mesmo que a produção seja pautada em elementos mitológicos ou
históricos, o que no segundo caso é bastante anacrônico.
No caso do deus Balder,
esse é retratado em Crepúsculo dos Deuses
trajado como uma divindade grega e possuindo o corpo dourado. A ideia por tal
visual advém de que na mitologia nórdica é dito que Balder era o mais branco
dos deuses, mas também “iluminado”. Pelo visto os desenhistas levaram isso ao
pé da letra, retratando-o como se fosse uma “divindade solar”. Sobre isso,
nota-se certa influência no visual de Balder em algumas representações do deus
Apolo. Um exemplo é a versão desse deus no desenho Sangue de Zeus (2022), em que tem um momento que Apolo aparece de
forma radiante.
Outros personagens que
aparecem com influências da cultura pop está Andvari, o qual é o anão que mais
se destaca na trama do desenho, que inclusive utiliza um tipo de óculos.
Acessório bastante destoante, ainda mais se considerarmos que a trama se passe
num período medieval anterior a invenção dos óculos. Em seguida temos Ulf, um
ulfdhenar que se veste com a pele de lobo, mas comporta-se como um cão ou lobisomem
em dadas ocasiões.
Figura 8:
Balder parecendo com Apolo, Andvari utilizando óculos e Ulf na forma de
lobisomem.
Embora seja uma animação para adultos, no entanto, Crepúsculo dos Deuses apresenta-se
bastante apelo a violência e a sexualidade. Outros desenhos para adultos que se
encontram na Netflix como Sangue de Zeus
(2022), o qual aborda a mitologia grega, tem cenas de combate e algumas
personagens femininas sensuais (especialmente Hera), mas não possui essas
mesmas características de batalhas sangrentas com vísceras aparecendo, e cenas
recorrentes de nudez e erotismo. Já a série Castlevania
(2017-2021), baseada no jogo Castlevania
III, apresenta bastante ação, monstros, alguns combates sangrentos, porém,
a sexualidade é explorada pontualmente na terceira temporada. Por sua vez, o
desenho Dragon Dogma (2020) já faz
mais apelo a nudez feminina. No entanto, o desenho que mais se aproxima dos
aspectos da série de Zack Snyder é a animação Samurai de Olhos Azuis (2024), que possui bastante sangue e tripas
nos combates, além de sua dose de nudez e sexo explícito.
Esses quatro desenhos citados, são produções para adultos
e disponíveis na Netflix, e os usei para mostrar que Crepúsculo dos Deuses segue uma tendência das animações adultas
desse streaming, embora se sobressaia
por investir mais massivamente na violência e no pornográfico. A meu ver,
somente Samurai de Olhos Azuis fica
equivalente nesses dois quesitos.
Considerações
finais
Crepúsculo dos
Deuses resultou em críticas mistas em sites especializados, blogs e canais
de youtubers. Alguns criticaram de forma negativa o roteiro, desenvolvimento
dos personagens, qualidade da animação, estilo do desenho e a forma como a
mitologia nórdica foi adaptada, havendo comentários de que “ela foi deturpada”
ou “mudaram muita coisa”. Aqui se faz necessário um comentário: Crepúsculo dos Deuses é uma adaptação da
mitologia nórdica voltada para um público adulto masculino entre seus 18 e 35
anos, que consome filmes de ação, videogames e séries de fantasia, o qual não é
conhecedor da mitologia nórdica para além de seus aspectos mais básicos. Logo,
toda a construção do desenho dialoga com esse público-alvo.
Por conta dessa característica fica perceptível a forma
como o desenho foi elaborado: ação frenética, nudez, sexo, mas algumas questões
sociais também foram inseridas como destaque ao protagonismo feminino,
representividade e vilões traumatizados, características em voga em várias
produções na atualidade baseadas em hqs (de onde a série se inspira bastante)
como Thor Amor e Trovão (2022), The Marvels (2023), Coringa: Delírio a Dois (2024), e até mesmo séries de fantasia não
ficaram de fora, algo perceptível em Anéis
do Poder (2022) e Casa do Dragão
(2022).
O que é reflexo do
contexto o qual influencia sobre a adaptação e a recepção, como salienta Dennis
(2024), ao comentar que em cada época e cultura, os mitos eram ressignificados
para os padrões culturais, sociais e morais do lugar social em que o autor e
seu público estavam inseridos. Crepúsculo
dos Deuses como uma produção contemporânea segue isso, mesmo que tal
condição gere desentendimento entre os espectadores.
Isso me faz recordar do livro Mitologia Nórdica (2017) de Neil Gaiman. No ano em que foi lançado,
a obra foi elogiada por alguns críticos, mas alguns leitores estudiosos de mitologia
nórdica ou neopagãos, redigiram críticas ferrenhas ao trabalho de Gaiman, por
conta de algumas liberdades criativas que ele fez. E ainda teve o caso de
pessoas acharem que seu livro era uma tradução das Eddas, outro equívoco surgido.
Mas algumas indagações me vêm em mente: por que algumas
mudanças e permanências ocorrem? O Thor nesse desenho é um brutamontes barbudo
e ruivo, inclusive tendência vista em produções recentes como God of War: Ragnarök (2022), como forma
de distanciar o personagem da versão loura, imberbe e engraçada dos filmes da
Marvel, por outro lado, Loki e Freyja foram retratados como negros, os Vanir
como um povo planta, Odin na forma de trindade, Balder como Apolo, além de que
o desenho traz personagens bissexuais como Egill e Thyra. Evidentemente isso é
uma escolha dos roteiristas, artistas e diretores, mas é uma reflexão a ser
feita: quais deuses podemos alterar sua aparência e por qual motivo isso
deveria ser feito?
Segundo Dennis (2024) algumas
dessas mudanças são feitas para causar identificação entre o público e a
produção, de forma que os espectadores se identifiquem aos personagens por
conta de sua aparência, orientação sexual, comportamentos, crenças etc. Essa
tendência já existia nas produções audiovisuais desde o século passado, mas
ganhou bastante destaque nos vinte anos.
A segunda indagação surgida é se a série fosse uma
produção escandinava poderia suscitar maior fidelidade as narrativas
mitológicas? De fato, haveria mudanças, isso é inevitável, porém, afirmar que
ela seria automaticamente mais fiel aos mitos por ser algo produzido por
dinamarqueses, noruegueses, suecos e islandeses, é equivocado. Sobre isso cito
casos recentes como Valhalla: A Lenda de
Thor (2019), um filme dinamarquês que adapta o quadrinho infantil Valhalla (1979), em cuja produção o ator
que faz Loki é de origem iraquiana, apesar de ser naturalizado dinamarquês;
além disso, a deusa Freyja nesse filme é retratada como uma guerreira, algo que
destoa da mitologia. Por sua vez no seriado norueguês Ragnarok (2020-2023), a trama dos deuses e gigantes é trazida para
os dias atuais (algo provavelmente inspirado por Percy Jackson), em que há humanos que são reencarnações dos deuses,
enquanto os gigantes representam pessoas que degradam a natureza, ou seja, uma
pauta ambiental em voga.
Dessa forma, Crepúsculo
dos Deuses apesar de suscitar algumas polêmicas e ter recebido críticas
negativas pela forma como adaptou a mitologia nórdica, no entanto, esse desenho
claramente representa a atual fase da Vikingmania, a qual se configura pela
adaptação de questões culturais, sociais e morais do século XXI, de forma bem
mais intensa do que foi nos dois séculos passados. Embora isso possa desagradar
alguns, mas a Vikingmania essencialmente consiste na ressignificação e recepção
dos vikings, sua cultura, crenças e mitologia, principalmente para fins de
entretenimento, condição essa em que o desenho se encaixa.
Além disso, Crepúsculo dos Deuses (2024) consiste em
uma nova adaptação do mito do Ragnarök, o qual está bastante em voga nos
últimos anos, já que tivemos referências a ele em Thor Ragnarok (2017), Assassin’s
Creed Valhalla (2020), Ragnarok
(2020-2023) e God of War Ragnarök (2022),
em que em cada uma dessas produções audiovisuais o mito ragnarokiano é
retratado de forma bastante diferente das versões mitológicas, em que cada
produção buscou dar sua própria interpretação a esse evento apocalíptico, ora
suavizando ele ou o tornando mais brutal, até mesmo mudando os motivos pelo
qual ele começará, os deuses que morrerão e o final que ele chegará.
Referências
de sites
Crepúsculo
dos Deuses. Disponível em:
https://www.imdb.com/title/tt10625492/.
Eric
Carrasco. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm4660381/.
Jay
Oliva. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0646515/.
Zack
Snyder. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0811583/.
Referências
bibliográficas
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VER TAMBÉM: RECEPÇÃO NÓRDICA: GUIA METODOLOGICO E BIBLIOGRÁFICO