O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 31 de julho de 2021

Palestra sobre Vikings na UERJ



O professor Johnni Langer (NEVE) estará realizando a conferência de abertura do IV Seminário de Estudos Medievais do PEM-UERJ, no dia 16 de agosto, segunda, às 9h30m. A conferência abordará alguns dos principais estereótipos relacionados com os Vikings e a Idade Média, criados pela arte e disseminados na cultura em geral durante o século 19 e que ainda estão presentes em nossa sociedade contemporânea.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas aqui. 


A programação completa do evento e informações podem ser obtidas pelo blog do PEM-UERJ.














 

sábado, 24 de julho de 2021

Novo livro sobre Mitologia Nórdica é publicado no Brasil


Lançamento - Ragnarök: desvendando o apocalipse nórdico, de Angela Albuquerque e Leandro Vilar (membros do NEVE). João pessoa: Rubayat Edições, 2021. ISBN: 979854151453. Ilustração da capa de Filipe Teixeira Machado (@runar.hall), prefácio mitográfico de Johnni Langer (NEVE). 

Vendas em formato eBook Kindle pela Amazon.

Síntese do livro - Ragnarök: o apocalipse nórdico trata-se de um estudo comparado nos campos das Ciências da Religião e da Mitologia, nos quais analisamos fontes literárias e da cultura material, entre os séculos X e XIII, no intuito de apresentar várias reflexões e interpretações sobre o mito do Ragnarök, conhecido como o “apocalipse nórdico”, por abordar uma guerra entre deuses e gigantes e a destruição do mundo. Acontecimento bastante popular, atualmente, devido aos seus novos sentidos apresentados em filmes, séries, livros e jogos. Sendo assim, o livro procurou enfatizar em seus três capítulos o significado deste termo, as fontes em que pode ser lido, sua comparação com o Apocalipse bíblico, os conceitos de apocalíptico e escatológico, as influências cristãs na literatura nórdica medieval, entre outros temas abordados, de forma a apresentar as pessoas leitoras uma melhor percepção e compreensão sobre esse mito.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Live sobre Mitologia Nórdica no Youtube

 


O canal Fantasticursos vai apresentar a live: Mitologia Nórdica: ontem e hoje, contando com a presença de Johnni Langer (NEVE), pesquisador da área a 20 anos, com publicações nacionais e internacionais (incluindo Dinamarca e Suécia). Marque o lembrete no canal.

A live será no dia 28 de julho, quarta, às 20 horas

Pintura do cartaz: Åsgårdsreien (A Cavalgada de Asgard, Peter Arbo, 1872).
Foto menor: escultura de Odin, Landesmuseum Hannover, Alemanha, realizada por Friedrich Wilhelm Engelhard, 1901.