O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

NEVE ministra conferências e curso na Espanha

O professor Johnni Langer (UFPB/NEVE) participará de diversas atividades escandinavísticas na Espanha durante o mês de outubro. No dia 15 de outubro realizará a conferência de abertura do evento MITOS GERMÁNICOS (Las representaciones del dragón nórdico em la ópera y en el cine), edição do VI Congreso Internacional de Mitocrítica promovido pela Universidad de Alcalá, em Madrid.

Depois, o professor seguirá para a cidade de Zamora, participando do I Congreso Internacional de los Paisajes Culturales sagrados, promovido pelo Museo Etnográfico de Castilla y León, com uma palestra sobre os templos e áreas sagradas nórdicas durante a Era Viking. 

Logo em seguida retorna para Madrid, onde ministrará uma palestra na Universidad Complutense sobre a religião nórdica na Era Viking e ainda na mesma instituição, um curso de 10 horas para o doutorado em Ciências das Religiões (Introducción al estudio de la Mitología Nórdica). 

O arquivo da conferência em Alcalá está disponível online, clique aqui.


domingo, 7 de outubro de 2018

Membro do NEVE é citado em jornal espanhol


O professor Johnni Langer foi citado no jornal espanhol La Vanguarda, como participante do I Congreso Internacional de los Paisajes Culturales sagrados: antropología, espacios, prácticas y arquitecturas, a ser realizado em outubro no Museo Etnográfico de Castilla y León, Zamora, Espanha.