O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PALESTRA NA UFRJ SOBRE ESCANDINÁVIA MEDIEVAL




Quem reside no Rio de Janeiro terá a oportunidade de conferir algumas das mais recentes pesquisas desenvolvidas pelos escandinavistas brasileiros. O professor Johnni Langer (UFPB) participará do Seminário de História Medieval promovido pelo PEM/PPGHC da UFRJ, na qual terá a oportunidade de ministrar a palestra: As pesquisas de Escandinávia Medieval no Brasil. Nela, serão abordadas as investigações atuais dos membros-pesquisadores do NEVE, deste temas históricos e literários até pesquisas sobre mitologia e religiosidade pré-cristã. Como desfecho, o professor apresentará suas mais recentes reflexões sobre mitos celestes na Era Viking, especialmente os que envolvem narrativas sobre estrelas e constelações.
A palestra será ministrada no Instituto de História da UFRJ, localizado no Largo São Francisco de Paula n. 1, centro, sala 317, no dia 05 de novembro, quarta feira, as 14 horas. 
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Mais informações: clique no site do PEM





segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NOVOS MEMBROS DO NEVE

O Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos acaba de receber novos membros em diversas categorias no Cnpq: pesquisadores, técnicos e colaboradores estrangeiros. Isso vem demonstrando tanto o avanço da área dos estudos nórdicos no país, quanto o reconhecimento das ações do grupo perante a academia brasileira e a comunidade internacional.

Os novos membros-pesquisadores são Flávio Guadagnucci Palamin, José Lucas Cordeiro Fernandes e Ricardo Menezes. Flávio Palamin é mestre em História pela UEM e atualmente dedica-se a seu projeto de doutorado, enfatizando os temas da infância e velhice na Mitologia Nórdica. José Fernandes é mestrando em História pela UECE com o tema: In Sorte Diaboli”: a construção do imaginário de demonização do pagão na Íslendingasögur durante a cristianização da Escandinávia (séc. XII-XIII)". Ricardo Menezes é mestrando em Ciências das Religiões pela UFPB com o tema: "Feras Petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking".



José Fernandes


Flávio Palamin
Ricardo Menezes


Os novos técnicos do grupo são os professores Sandro Teixeira Moita e Eduardo Fabbro. Sandro é mestre em História pela UNIRIO e professor na ECEME/RJ. Atualmente prepara seu doutorado em História no Rio de Janeiro. Eduardo Fabbro é doutorando em História pela Universidade de Toronto. Ambos os pesquisadores se dedicam ao estudo dos germanos na Antiguidade Tardia e seu registro no Cnpq tem a função de conceder apoio técnico, teórico e historiográfico ao grupo NEVE.




Eduardo Fabbro                         Sandro Teixeira        



Também inseridos ao grupo pelo Cnpq estão colaboradores estrangeiros que se dedicam ao estudo da Escandinávia Medieval, como Teodoro Antón, Carlos Osvaldo Rocha Ochoa e Santiago Francisco Barreiro. Teodoro Manrique Antón é professor da Universidade  Castilla-La Mancha, na Espanha, e autor de várias traduções e estudos sobre temas nórdicos medievais. Carlos Ochoa é Mestre em Estudos Islandeses Medievais pela Universidade da Islândia e reside no México. Santiago Barreiro também é mestre pela mesma universidade e atualmente é doutorando em História pela Universidade de Buenos Aires.

            

                        Teodoro Antón                   Santiago Barreiro                     Carlo Ochoa


Para maiores detalhes sobre os membros do NEVE, acesse o espelho do grupo no CNPQ, clicando aqui.




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FOTOS DO II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS NA UFPB


Conferência de abertura do evento: A mitologia nórdica na obra de Richard Wagner, com professor Dr. João Lupi (UFSC)




Mesa-redonda: Mito e literatura na Escandinávia Medieval, com prof. Ms. André de Oliveira (UFMA/NEVE)


Mini-curso: Xamanismo europeu e escandinavo, com prof. Ms. Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)



Platéia do evento durante a mesa redonda Mito e Literatura na Escandinávia Medieval



Abertura oficial do evento com profa. Ms. Luciana de Campos



Conferência de abertura com prof. Dr. João Lupi (UFSC) e apoio técnico de Pablo Gomes de Miranda (UFRN)



Concerto do grupo Iamaká de música medieval e renascentista



Mini-curso sobre Guerra e religião, com prof. Ms. Sandro Teixeira (ECEME/NEVE)



Mini-curso sobre realeza e religião na Era Viking, com prof. Ms. Munir Lutfe Ayoub (PUC-SP/NEVE)


Mini-curso sobre mulher e Igreja na Idade Média com profa. Ms. Veronica Aparecida Silveira Aguiar (UNIR/USP)



Prof. Dr. Marcus Bacegga (UFMA) e prof. Ms. João Bittencourt (UERJ/NEVE)



Cartaz com a programação do evento e do grupo NEVE


Apresentação da mesa-redonda sobre Mito e religiosidade na Escandinávia Medieval,com prof. Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)


Apresentação da comunicação Mitos celestes na Era Viking, na mesa sobre Mito e religiosidade na Escandinávia Medieval


Encerramento da mesa redonda Filosofia Medieval


Conferência de encerramento: Kierkegaard - entre o mito nórdico e o pensamento escandinavo, com prof. Dr. Deyve Redyson (UFPB)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

LINHAS DE PESQUISA DO NEVE

LINHAS DE PESQUISA DO NEVE


História e Arqueologia da Escandinávia Medieval
Análise da História e cultura material escandinava do medievo, por meio de resultados de pesquisas arqueológicas de campo e laboratório. Estudo do cotidiano material da sociedade nórdica, e sua interface com outras dimensões sociais. Estudo da Arqueologia Experimental (reconstrucionismo acadêmico), especialmente de reconstituições de alimentação e vestuário da Era Viking. Identificação das regiões ocupadas por povos de origem escandinava durante a Era Viking (793-1066).

Mitos, ritos, magias: as religiosidades na Escandinávia
O estudo das tradições religiosas, mitológicas e mágicas na Escandinávia, desde a Pré-história até o final do medievo. As interações, influências e contatos entre as religiosidades escandinavas, bálticas, eslavas, finlandesas, celtas e cristãs. As transformações sociais e culturais com o advento do cristianismo. As permanências e rupturas na religiosidade medieval nórdica. Formação e consolidação da estrutura episcopal e eclesiástica nos reinos escandinavos.

Literatura e sagrado na Escandinávia Medieval
O estudo das praticas literárias no momento de sua composição oral até o estabelecimento de suas compilações e preservação por escrito, buscando suas criações, recriações, variações e adaptações que permitam o melhor estudo de cada período. Levando em consideração não apenas o binômio cristianismo/paganismo, mas buscando evidenciar as mudanças e a heterogeneidade dentro de múltiplos momentos políticos, sociais e religiosos. A relação entre sagrado e literatura medieval.

Ressignificações da religiosidade medieval no mundo contemporâneo
A linha tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre as reapropriações, ressignificações e representações das diversas formas simbólicas, míticas e rituais do medievo nas manifestações religiosas do mundo contemporâneo, seja com religiões do Velho e Novo Mundo, no sincretismo e hibridismo das religiões tradicionais, como em novos movimentos religiosos, além das reapropriações simbólicas do imaginário artístico (reelaborações e reinterpretações das religiosidades medievais com o sagrado no mundo

Arqueoastronomia, Etnoastronomia e Astromitologia na Antiguidade e Medievo
A linha de pesquisa pretende realizar uma análise dos mitos e narrativas folclóricas da Antguidade e Medievo envolvendo o cosmos, o céu noturno, fenômenos celestes, cosmologia e cosmogonias. Utilizamos como referencial teórico as recentes discussões sobre Etnoastronomia e Astronomia Cultural desenvolvidas nos Estados Unidos após os anos 1970, em especial a obra de Elisabeth Chesley Baity, John Carlson e Anthony Aveni. Para o referencial metodológico aplicamos referenciais culturalistas.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

COMO FILIAR-SE AO GRUPO NEVE

NORMAS DE FILIAÇÃO NO NEVE


MEMBROS-PESQUISADORES

  1. O candidato possuir a titulação mínima de mestre ou estar matriculado em um curso de pós-graduação stricto sensu na área de ciências humanas.
  2. O tema da principal pesquisa deve estar voltado para os estudos de Escandinávia Medieval.
  3. O candidato deve estar filiado no máximo a dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ. No momento da proposição de filiação, o candidato deve indicar a(s) linha(s) de pesquisa(s) que possui interesse (disponíveis AQUI)
  4. O membro do grupo NEVE deve identificar sua filiação em publicações (artigos, ensaios, resenhas, capítulos de livros e livros) e trabalhos apresentados em eventos, preferencialmente utilizando o logo do grupo.
  5. O membro NEVE deve envolver-se com as publicações promovidas pelo grupo, tanto em organização quanto na redação dos trabalhos, quanto na promoção de eventos acadêmicos. É recomendável a publicação de pelo menos um artigo em revista acadêmica a cada ano, preferencialmente relacionada com a linha de pesquisa que está vinculado no diretório do NEVE no CNPQ.
  6. Os membros devem divulgar suas atividades relacionadas aos estudos nórdicos nos espaços virtuais e físicos promovidos pelo grupo.
  7. A entrada de novos membros estará sujeita a provação de pelo menos 60% do total de membros.


MEMBROS-ESTUDANTES


  1. O candidato deve ser graduando em um curso universitário da área de ciências humanas.
  2. O tema da principal pesquisa (monografia ou trabalho de conclusão de curso) deve estar voltado para os estudos de Escandinávia Medieval.
  3. O estudante deve ser orientado por um membro-pesquisador cadastrado no grupo. No caso do aluno ser de instituição diferente do orientador, a direção do curso/instituição do estudante deve aprovar a orientação externa.
  4. O candidato não deve estar filiado a outros grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ. No momento da proposição de filiação, o candidato deve indicar uma linha de pesquisa que possui interesse (disponível AQUI)
  5. O membro do grupo NEVE deve identificar sua filiação em publicações (artigos, ensaios, resenhas, capítulos de livros e livros) e trabalhos apresentados em eventos, preferencialmente utilizando o logo do grupo.
  6. O membro do NEVE deve envolver-se com as publicações promovidas pelo grupo, tanto em organização quanto na redação dos trabalhos, quanto na promoção de eventos acadêmicos. É recomendável a publicação de pelo menos um artigo em revista acadêmica a cada ano, preferencialmente relacionada com a linha de pesquisa que está vinculado no diretório do NEVE no CNPQ.
  7. Os membros devem divulgar suas atividades relacionadas aos estudos nórdicos nos espaços virtuais e físicos promovidos pelo grupo.
  8. A entrada de novos membros estará sujeita a provação de pelo menos 60% do total de membros.

domingo, 12 de outubro de 2014

FOTOS DO II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS


Conferência de abertura do evento: A mitologia nórdica na obra de Richard Wagner, com professor Dr. João Lupi (UFSC)




Mesa-redonda: Mito e literatura na Escandinávia Medieval, com prof. Ms. André de Oliveira (UFMA/NEVE)


Mini-curso: Xamanismo europeu e escandinavo, com prof. Ms. Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)



Platéia do evento durante a mesa redonda Mito e Literatura na Escandinávia Medieval



Abertura oficial do evento com profa. Ms. Luciana de Campos



Conferência de abertura com prof. Dr. João Lupi (UFSC) e apoio técnico de Pablo Gomes de Miranda (UFRN)



Concerto do grupo Iamaká de música medieval e renascentista



Mini-curso sobre Guerra e religião, com prof. Ms. Sandro Teixeira (ECEME/NEVE)



Mini-curso sobre realeza e religião na Era Viking, com prof. Ms. Munir Lutfe Ayoub (PUC-SP/NEVE)


Mini-curso sobre mulher e Igreja na Idade Média com profa. Ms. Veronica Aparecida Silveira Aguiar (UNIR/USP)



Prof. Dr. Marcus Bacegga (UFMA) e prof. Ms. João Bittencourt (UERJ/NEVE)



Cartaz com a programação do evento e do grupo NEVE


Apresentação da mesa-redonda sobre Mito e religiosidade na Escandinávia Medieval,com prof. Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)


Apresentação da comunicação Mitos celestes na Era Viking, na mesa sobre Mito e religiosidade na Escandinávia Medieval


Encerramento da mesa redonda Filosofia Medieval


Conferência de encerramento: Kierkegaard - entre o mito nórdico e o pensamento escandinavo, com prof. Dr. Deyve Redyson (UFPB)






quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NOVO ESTUDO SOBRE O RAGNAROK

Reflexões sobre o Mito do Ragnarök, de Angela Albuquerque de Oliveira
Revista Roda da Fortuna 2014/1