O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 4 de maio de 2024

Infográfico: Fé e culto na Escandinávia da Era Viking

Novo infográfico: "Fé e culto na Escandinávia da Era Viking", baseado em Steinsland (2005, p. 434-444), mas com modificações e acréscimos, realizados por Johnni Langer. O infográfico tem a pretensão de divulgar o quadro religioso da Escandinávia durante o século X, no momento em que o cristianismo se torna a religião predominante na esfera política e social das diversas regiões do norte europeu. Ele não tem a pretensão de estabelecer uma dicotomia de superioridade ou inferioridade, mas divulgar as principais diferenças de cada sistema religioso, facilitando os interessados em compreender o complexo panorama da cristianização no final da Era Viking. Não apresentamos aqui as diversas teorias envolvendo a cristianização da Escandinávia, para isso ver: Sundqvist (2021, p. 272-297). O infográfico não apresenta de forma genérica as diferenças internas envolvendo as religiões nórdicas antigas (somente as que estão mais relacionadas com a elite e os governantes). Para um infográfico mais completo das diferenças entre as configurações das religiões nórdicas pré-cristãs, consultar a imagem publicada em Langer, 2023, p. 127.

A imagem de fundo é um detalhe da pintura "São Sigfrido batiza o povo em Småland" de 1866, realizada por Johan Blackstadius, que foi analisado em artigo (Langer, 2021).

Referências:

LANGER, Johnni. As religiões nórdicas da Era viking. Petrópolis: Vozes, 2023.

LANGER, Johnni. Religião, Vikings e arte: reflexões sobre o medievo na pintura 'St Sigfrid döper allmoge i Småland´. Revista de História Comparada vol. 15, 2021, n. 1.

STEINSLAND, Gro. Norrøn religion: Myter, riter, samfunn. Oslo: Pax, 2005.

SUNDQVIST, Olof. The role of rulers in the winding up of the Old Norse Religion. Numen 68, 2021, pp. 272-297. 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Novo infográfico: A alimentação da Era Viking


Novo infográfico: A alimentação nórdica da Era Viking, produzido por Luciana de Campos e Johnni Langer. O infográfico apresenta um padrão genérico da alimentação no mundo rural na Escandinávia do século IX d.C., especialmente para a região da Dinamarca. Ele não contempla variações regionais (como a presença do skyr, típico da Islândia) e nem o padrão de dieta das cidades e algumas vilas litorâneas. O detalhe das uvas é uma exclusividade apenas da elite em torno da região do lago Tissø, na Dinamarca, mas o consumo de vinho era largo em toda as aristocracias nórdicas via comércio de Hedeby/Reno. O termo ´Bjorr´ não se refere à cerveja (´beer´ no inglês atual e ´beor´ em saxão). Para descobrir qual é essa bebida (a mais alcoólica da Era Viking), consulte o vídeo abaixo sobre bebidas.

Bibliografia: 

CAMPOS, Luciana de. Bebidas Vikings - Cotidiano e História Ep. 13. Canal do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 6 de fevereiro de 2023. 


CAMPOS, Luciana de. A alimentação na Dinamarca Viking e Medieval - Cotidiano e História Ep. 10. Canal do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 12 de junho de 2022. 


CAMPOS, Luciana de. Na mesa com a História: a alimentação na Antiguidade, Era Viking e Medievo. João Pessoa: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 2021.

CAMPOS, Luciana de. Alimentação. In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2018, pp. 30-34.

LANGER, Johnni. Alimentação e sociedade. In: Uma história arqueológica da Dinamarca viking, no prelo.