A última edição da revista Atlanticus acaba de publicar o mais completo estudo em língua portuguesa sobre os navios vikings: "As embarcações da Era Viking (sécs. VIII-XI)", escrito por Leandro Vilar Oliveira (NEVE). O artigo está disponível na conta do Academia de Leandro e no site da revista. A revista Atlanticus é uma publicação do Museu Marítimo EXEA e também pode ser acessada na bio do Instagram: @museuexea
sábado, 30 de setembro de 2023
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
Tesouro é descoberto em templo nórdico pré-cristão
Arqueólogos descobriram 35 placas de ouro em um templo pré-cristão na fazenda Hov em Vingrom (Lillehammer, Noruega, foto capa). O templo é datado do período merovíngio (Idade do Ferro/Alta Idade Média), entre 550-800 d.C. Os objetos são denominados "Gullgubber" e consistem em pequena e finas placas de ouro com figurações humanas (do tamanho de uma unha) - neste caso, as figuras representam um casal, interpretado genericamente como sendo o deus Freyr e a giganta Gerd.
Alguns destes objetos foram encontrados na base de pilares e outros juntos às paredes do templo, sendo consideradas hierogâmicos (uma identidade política e religiosa da liderança para com a comunidade - teoria de Gro Steinsland) ou então, associados com oferendas ou atos religiosos de proteção ao templo. Esta edificação tinha o tamanho de 15 a 16 metros de comprimento, pequena se comparada com as casas longas (grandes salões, que podiam medir 30 metros), mas possivelmente era bem alto e proeminente na paisagem. E possivelmente poucas pessoas adentravam e utilizavam o seu espaço interno, talvez uma exclusividade da elite.
A arqueólogo Kathrine Stene apresenta um dos gullgubber descobertos no templo de Hov, Noruega.Por que ele é considerado um templo? Os arqueólogos não encontraram indícios de habitação, objetos cotidianos, domésticos ou de artesanato – mas somente materiais com intenção religiosa, os gullgubber. Aliás, esta é uma das grandes novidades da recente descoberta norueguesa – poucas destas placas de ouro haviam sido encontradas até agora na Noruega. Anteriormente, os casos mais comuns eram da Suécia e especialmente da Dinamarca – somente na ilha da Boríngia foram descobertos 2.708 deles. Datações por C14 irão determinar as datas exatas da construção e os usos deste templo.
Detalhe ampliado de um dos gullgubber encontrados no templo de Hov.
Outras edificações (do mundo germânico antigo) também vem sendo considerados templos pré-cristãos por grande parte dos arqueólogos: 1. O edifício D2a de Yeavering, séc. VI-VIII, Inglaterra anglo-saxônica; 2. Uppåkra, Escânia danesa da Era Viking; 3. Tissø, Zelândia danesa da Era Viking; Ose (Bygland, Noruega), Era Viking, descoberto em 2020 e ainda em estudos pelo Museu de Bergen.
Referência da notícia da descoberta: Another gold treasure in Norway, Ida Irene Bergstrøm, https://sciencenorway.no, 19 de setembro de 2023.
Referência da análise: “Uma história arqueológica da Dinamarca Viking” (livro, no prelo).
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Curso online: Sagas Lendárias
Você sabe o que são as sagas lendárias? Gosta de vikings, mulheres guerreiras, berserkir, dragões, feiticeiras, gigantas e monstros? Gosta de heroísmo e do fantástico na literatura nórdica medieval? Então não pode perder o minicurso online: "Introdução ao estudo das sagas lendárias", ministrado pelos doutorandos André de Oliveira e Thais Barbosa. As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser realizadas de modo separado ou em conjunto com o XI CEVE. O curso será ministrado no dia 18 de outubro, das 19 às 21 horas. Inscrições pelo site do evento, clique aqui.
sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Não perca o próximo Colóquio de Estudos Vikings: é gratuito e online!
Não perca o único evento acadêmico realizado na América Latina de modo ininterrupto, desde 2012, dedicado aos temas nórdicos. A décima primeira edição do Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos será realizada conjuntamente com a Segunda Conferência Digital em Mitologia Nórdica, de modo online. Serão três dias de atividades, com quatro conferências (em inglês), um mini-curso (em português), duas mesas redondas e sessões de comunicações (em português). Não deixe de se inscrever como ouvinte (certificado de 20 horas) ou apresentar a sua comunicação oral - os temas propostas estão no site do evento: https://www.even3.com.br/ceve2023
As inscrições para ouvinte são gratuitas e serão realizadas até o dia 17 de outubro - mas atenção, as propostas de comunicações só podem ser enviadas até o dia 30 de setembro, pelo site do evento (não deixe para a última hora). Qualquer pessoa interessada pode participar ou apresentar trabalhos, sejam todos bem vindos!