O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mesa-redonda: Cristianismo no medievo nórdico

 
 
Mesa-redonda: Cristianismo no medievo nórdico

Coordenação: Prof. Dr. Deyve Redyson Melo dos Santos (UFPB)


As fontes de Beowulf Prof. Ms. João Bittencourt de Oliveira (UERJ/NEVE)

- Uma análise da evangelização da Islândia sob a ótica da Jóns saga Helga (séc. XII) - Ms. André de Oliveira (NEVE)

- O frontal do altar de Nedstryn e o mito de Heráclio na Noruega medieval (séculos XII-XIV) Prof. Dr. Guilherme Queiroz de Souza (UEG/NEAM)

 
 
III COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, 8 E 9 DE OUTUBRO DE 2016, UFPB

 
 
Auditório do Centro de Educação da UFPB
Maiores informações, clique aqui
 
 
 

 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

MESA-REDONDA: RITUAL E MEMÓRIA NA ESCANDINÁVIA MEDIEVAL

 
 
Mesa-redonda: Ritual e memória na Escandinávia Medieval

Coordenação: Prof. Dr. Fabricio Possebon (UFPB)

- As representações rituais em monumentos nórdicos da Era Viking - Ricardo Wagner Menezes de Oliveira (PPGCR-UFPB/NEVE)

- Lãs, costelas e tilberi: a memória no folclore mágico islandês - Andressa Furlan Ferreira (PPGCR-UFPB/NEVE)


- Construindo a memória e forjando o futuro: a criação de identidade e legitimação dos poderes sociais no mundo escandinavo pré-cristão – Ms. Munir Lutfe Ayoub (NEVE)
 

III COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS

Auditório do Centro de Educação da UFPB, Dia 08 de outubro, quinta-feira

 
 


 
Caderno de resumos, CLIQUE AQUI
 
Informações sobre o evento, CLIQUE AQUI

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mesa-redonda: Temas de Mitologia Nórdica

 
 
Mesa-redonda: Temas de Mitologia Nórdica
 

Coordenação: Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)

- Revisitando a mitologia escandinava: outros olhares sobre a vida após a morte - Leandro Vilar Oliveira (PPGH-UFPB)


- Eu vivo, eu morro e eu vivo de novo: uma análise dos Einherjar e da Caçada Selvagem segundo a poesia escandinava dos séculos X a XIII – Prof. Ms. Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)


- Arte rupestre escandinava e mitologia nórdica: algumas reflexões comparativas - Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)

 
III COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS

Auditório do Centro de Educação da UFPB, Dia 08 de outubro, quinta-feira, 9:30h-11:30h

 
Caderno de resumos, clique aqui.
 

Informações sobre o evento, clique aqui.


 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

NEVE NO FACEBOOK


Mantenha-se atualizado com as notícias e matérias sobre os estudos nórdicos no Brasil e mundo, acesse a página do NEVE no Facebook, clique aqui.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

NOVO ESTUDO SOBRE O DEUS LOKI É PUBLICADO NA MUNDO ANTIGO

 Loki, Christoffer Eckrsberg, 1810.
 
 
Uma das mais controvertidas personagens da Mitologia Nórdica acaba de receber um novo estudo em português: Dramatização no Lokasenna: um estudo do conceito do trickster na figura de Loki, Revista Mundo Antigo 4(4), 2015. O artigo foi escrito pelo pesquisador Leandro Vilar, mestrando em História pela UFPB e colaborador do NEVE.
 
Neste estudo, Vilar investiga o conceito de trickster aplicado ao poema Lokasenna da Edda Poética, estudando a figura de Loki como uma manifestação de poder e intransigência perante os deuses nórdicos.
 
Anteriormente, existem poucas publicações em língua portuguesa sobre este tema. Em 2013 o historiador Flávio Palamin (UEM/NEVE) publicou Loki como representação do caos e da ordem na mitologia Viking (VI Congresso Internacional de História), analisando diversos aspectos desta figura mítica, além de considerações bibliográficas e historiográficas.
Em 2015, o Dicionário de Mitologia Nórdica abordou o tema em vários verbetes: Loki (p. 281-287), escrito pelo historiador Johnni Langer (UFPB/NEVE); Lokasenna (p. 278-280) de autoria da historiadora francesa Marion Poilvez.
E em 2004, a tradução brasileira do livro Deuses e mitos do norte da Europa, de Hilda Davidson, incluiu um subcapítulo sobre Loki (p. 150-154).
 
 
 
 Loki, Arthur Rackham, 1910.
 
As imagens modernas do deus Loki, como a de Arthur Rackham e a de Christoffer Eckrsberg e muitos outros, foram analisadas no Dicionário de Mitologia Nórdica, publicada pela Editora Hedra, 2015, p. 285-286.
 
 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tese norueguesa cita brasileiro

 
 
O artigo Galdr e feitiçaria nas sagas islandesas (Brathair 9, 2009), de Johnni Langer, foi citado em uma tese de Doutorado em Estudos Nórdicos da Universidade de Bergen, Noruega, submetida à avaliação em 2013. A tese foi defendida por Helen F. Leslie, sob orientação da profa. Dra. Else Mundal: The Prose Contexts of Eddic Poetry: Primarily in the Fornaldarsǫgur”,  (NCMS, Nordic Centre for Medieval Studies), University of Bergen, Norway, 2013.
A tese investiga o papel da poesia éddica no contexto prosaico da literatura nórdica, especialmente as sagas lendárias. A metodologia utilizada foi a Nova Filologia e a teoria oral, especialmente dentro dos referenciais investigativos de Else Mundal e Gísli Sigurðsson. A circunstância da citação do artigo de Johnni Langer é devido a este trabalho utilizar uma fonte poética (o poema Buslubæn), inserida na tradição prosaica (Bósa saga ok Herrauðs, uma saga lendária).
 
As citações ocorrem nas páginas 452, 455, 456 e 500.
Para acessar a tese de doutorado de Helen Leslie, clique aqui.
Para acessar o artigo Galdr e feitiçaria nas sagas islandesas, clique aqui.