Ela é uma das demarcadoras do início da Era Viking. Estamos falando da cidade de Ribe - o primeiro assentamento nórdico a se transformar em um empório e depois a ser urbanizado em toda a Escandinávia. Os primeiros indícios de sua ocupação são datados de 705 e em 725 já existia um centro comercial bem delimitado ao lado do rio Ribe Å - ou seja, muito antes das famosas incursões nórdicas na Inglaterra. As ligações comerciais podem ter sido uma das bases para o desenvolvimento do fenômeno viking no norte europeu, que se propagou essencialmente a partir dos anos 750 d.C. Para entender em detalhes esse processo, aguardem o subcapítulo: 'Ribe: o despontar da primeira cidade' do livro Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking, a ser publicado brevemente pela Editora Vozes.
O mesmo tema será abordado no XII CEVE (Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos), com a conferência From Emporium to Civitas in Southern Scandinavia, com o arqueólogo dinamarquês Morten Søvsø - um dos principais pesquisadores de Ribe da Era Viking, no dia 13 de novembro às 15 h. Inscrições pelo site do evento (clique aqui).
Morten Søvsø é chefe do departamento de Arqueologia do Museu Sydvestjyske em Ribe, especializado em estudos e escavações arqueológicas na região da Jutlândia, Dinamarca. É autor dos livros 'Ribe 700-1050: From Emporium to Civitas in Southern Scandinavia' (2020), 'Ribe Oldemoders kirkeliste' (2022), 'Searching for Urban Literacy in the Archaeological Record' (2021), 'Siden Stiftsfysikus Kiær - byarkæologien i Ribe' (2019).
Foto da capa: Ribe Viking Centre, Ribe, península da Jutlândia, Dinamarca. Foto de Johnni Langer, 2019.