Curso
de Capacitação Docente Online
“Magia
e Fantástico na Escandinávia”
Coordenação:
Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE)
Apresentação do curso:
Tanto
a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro, estão presentes na
literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas
bem como nos contos de Andersen, Asbjørsen e Moe. Desde a Idade Média até o
século XIX os elementos mágicos e fantásticos podem ser considerados
personagens dessas narrativas, bem como obstáculos e são benfazejos, quando
auxiliam o protagonista. Essas narrativas que desde algum tempo estão presentes
em diversas mídias, como séries e filmes de streaming, vídeo jogos, jogos de
tabuleiro entre tantos outros. Portanto a magia e o fantástico escandinavos bem
como a mitologia estão presentes no nosso cotidiano e povoam o imaginário. O
objetivo desse curso de extensão exclusivo para professores e graduandos, é
oferecer uma visão de como esses elementos estão presentes nas narrativas, na
mitologia e na iconografia. Como analisar esses elementos e como eles podem ser
trabalhados na sala de aula. Além de contribuir para a divulgação da história,
cultura e literatura da Escandinávia.
Dessa
forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e
Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem
do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o
legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico;
além de aspectos mágico-religiosos.
Mas
além do PCN, também respaldamos nosso embasamento na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), ao considerar que os mitos são uma forma de linguagem pela
qual diferentes povos expressavam sua visão e compreensão sobre a realidade
natural e sobrenatural, assim como, eram usados para explicar as origens e
funções de algo. A BNCC permite adoção de fontes mitológicas, folclóricas,
literárias e iconográficas para fomentar a análise de diferentes temáticas,
adotando uma abordagem transversal e interdisciplinar. Sendo assim, o curso
visa instruir docentes de diferentes disciplinas escolares como História,
Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes e ensino de línguas, além de graduandos
dessas áreas em licenciaturas das Ciências Humanas e de outras.
Módulos do curso e ministrantes:
Aula 1 - 01/03: O fantástico nas Sagas Lendárias
– Luciana de Campos
Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB.
Aula 2 - 08/03: A magia na Escandinávia Medieval – Victor Hugo Sampaio
Victor Hugo Sampaio é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB
Aula 3 - 15/03: O fantástico na Mitologia Nórdica – Leandro Vilar Oliveira
Leandro Vilar Oliveira é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB
Aula 4 - 22/03: A magia e o fantástico no Folclore Escandinavo – Pablo Gomes de Miranda
Pablo Gomes de Miranda é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB
Aula 5 - 29/03: A magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX – Luciana de Campos
Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB
Equipe técnica/site/divulgação – Lorenzo Sterza e Johnni Langer.
Lorenzo Sterza é doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB
Bibliografia básica:
ALVES, Victor Hugo Sampaio. Xamanismo
Ártico na Escandinávia: uma análise comparada da ocorrência de fenômenos
xamânicos entre os povos nórdicos, balto-fínicos e sámis. Tese de Doutorado emCiências das Religiões pela UFPB, 2023.
CAMPOS, Luciana de. O mito da
mulher guerreira: uma análise da saga de Hervör. João Pessoa: Núcleo deEstudos Vikings e Escandinavos, 2021, 258 páginas. ISBN: 978-65-00-22255-5.
CASELLI, Andréa. Religião e
folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção artística. Tese deDoutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2022.
FERREIRA, Andresa Furlan. Nykr, o
espírito da água nórdico: Mitologia, folclore e arte. Dissertação deMestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017.
GÍSLASON, K. The fantastic in the
family sagas: Implications for saga authorship K Gíslason - Proceedings of
the 13th International Saga, 2006.
JOHANSSEN,
D. On elves and freethinkers: criticism of religion and the emergence of the
literary fantastic in Nordic literature. Narrative and Belief, 2018.
LANGER, Johnni. História e sociedade
nas sagas islandesas: perspectivas metodológicas. Alethéia 1, 2019.
LEFFLER,
Yonne. Aspects of the fantastic and gothic in nineteenth-century scandinavian
literature. Scandinavian Studies, 2002.
MIRANDA, Pablo Gomes de. Mito e
Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na
Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado em Ciências das
Religiões pela UFPB, 2021.
OLASON, V. The fantastic element in
fourteenth century Íslendingasögur A survey. Gripla, 2007.
SOARES, Isabelle Maria Soares.
Algumas considerações acerca da relação entre ficção e realidade no contexto
das sagas islandesas. Scripta
Uniandrade 19, 2021.
MATERIAL DE APOIO (VÍDEOS NO YOUTUBE):
1. As gigantas das sagas lendárias:
2. O que são sagas?
3. Introdução às sagas lendárias:
LINKS
DO NEVE
ScandiaJournal of Medieval Norse Studies
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