O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Evento no RJ reunirá simpatizantes e pesquisadores da Era Viking

 
 
No dia 24 de junho de 2017 será realizado um evento diferente no município de Gapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro: Old Norse: cap. 3, Yule. O evento reunirá diversas atividades recreativas, danças, combates medievais, comida e passatempos, todos relacionados com a Escandinávia da Era Viking. A atividade está sendo coordenado por Douglas Gomm, Felipe Jasbick, Jansen Nunes, Lanna Campos e Philippe Meier.

Estão confirmados os grupos de recriacionismo nórdico: Machados do Pântano (RJ), Haglaz (RJ), Hivt Bull (PR), Antigas serpentes (RJ) e Escudos do Vale (SP).

O grupo NEVE será representado com a participação do historiador Fábio Baldez, mestrando em História pela UFRRJ. Fábio vai analisar o armamento nórdico, as técnicas de guerra e a história da batalha de Hafrsfjord.

O evento tem características de imersão, isto é, as diversas pessoas envolvidas vão estar caracterizadas com vestimentas da época, e somado ao local e as diversas atividades, espera-se o máximo de realismo na caracterização do ambiente e das pessoas.

 
 
 
Entre as diversas atividades previstas estão combates ao estilo medieval (executados pelos os grupos recriacionistas), jogos, atividades com arco e flecha, arremesso de machado e tora, contos na fogueira, apresentações de luta (glima) e a execução de uma cerimônia ritualística para celebrar o Yule. Também ocorrerá uma feira, com produtos artesanais e especialidades à venda, além da venda de hidromel e comida. 
 
Segundo os organizadores, o evento Old Norse "é o título de uma saga, onde  a história vem sendo escrita a cada edição de festa. Esta é a terceira edição, ou seja, o terceiro capítulo de nossa saga cujo o tema a ser desenvolvido nessa edição é o Yule onde queremos levar para todos,o conhecimento dos ciclos, a importância do término e inicio, o deixar as coisas ruins para trás e focar no novo Sol que está por iluminar a Terra. A Old Norse é um evento que foge dos padrões tradicionais, fazendo com que cada presente na festa se envolva e faça parte de fato da estória que vem sendo escrita a cada edição e com isso, apresentar uma mecânica diferente buscando cada vez mais a imersão, trabalhando a união das mais diversas forças que  mantém a cena viva e pessoas que realmente gostem  da temática, pessoas que podem vir a fazer crescer ainda mais o meio. O Evento é trabalhado em conceitos, temas e  estudos para levar aos presentes um pouco mais dessa cultura através de ritos, conversas, contos na fogueira, jogos típicos, artesãos e vários outros elementos que fazem com  que as pessoas se sintam em sintonia com a festa. As atividades, apresentações e demais atrativos acontecem de forma orgânica e natural, fazendo  com que haja uma maior interação e imersão no conteúdo apresentado. Nessa celebração do Yule, estamos convidado a todos para que levem a sua marca, aquilo que os representa para que seja dividido, divulgado e ofertado a Sunna, para que ela enquanto ganha forças para  esquentar a terra, traga também prosperidade para esses projetos, que eles continuem  ganhando forças para encarar mais um ano de muitas lutas e no fim, mais uma vez, vencer o ciclo, se renovar, e continuar com seu propóstio. Habilidades físicas ou intelectuais são muito bem vindas: artesãos, skaldis, músicos e musicistas, culinaristas, não importa... O que queremos é  que seja tudo uma grande celebração a mais para vencermos os gigantes de gelo e nossas crenças limitantes, com o intuito de alcançar esse ponto de reflexão, o momento onde é preciso aprender com os erros, valorizar e repensar sobre os ensinamentos ancestrais e se manter firme pois mais uma batalha está por vir, e outra e outra ano após ano".
 
 Para mais informações, escreva para o e-mail: oldnorsefest@gmail.com
Página do evento no facebook, clique aqui.
 
 
Vídeo da última edição do Old Norse no Rio de Janeiro: