Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)
A
religiosidade do mundo nórdico antes da introdução do cristianismo sempre
constituiu um dos campos mais explorados pela Escandinavística desde o século
XIX. Três novas coletâneas em inglês apresentam algumas das mais recentes
investigações neste campo.
A
primeira, Myths,
Legends, and Heroes: Essays on Old Norse and Old English Literature (2011), é uma coletânea em
homenagem ao pesquisador John McKinell (Universidade de Durham), uma referência
internacional em estudos de paganismo nórdico, autor de um dos mais
paradigmáticos estudos recentes da área: Both one and many: essays on change and variety in late Norse heathenism (1994). Mas no caso específico desta coletânea, os pesquisadores convidados foram especialmente influenciados por outra obra de McKinell, Meeting the Other in Norse Myth and Legend, de 2005, que procura investigar as fontes literárias e mitológicas de um ponto de vista antropológico. Assim, temos desde pesquisas que procuram entender as mudanças na visão de mundo nórdica e anglo-saxônica a partir da cristianização, ao confronto entre diferentes culturas e povos na História por meio do registro mítico. Apesar da abordagem em comum (a questão do outro), algumas pesquisas partem de problemáticas diferentes. Por exemplo, enquanto Rudolf Simek (estudando runas) e Judith Jesch (analisando imagens e esculturas) exploram fontes medievais, a mitóloga Margaret Clunies Ross questiona as modernas interpretações da mitologia nórdica a partir do século XVIII, instituindo um importante referencial nos debates contemporâneos sobre cosmologia pré-cristã.
Já em outra coletânea, More than Mythology: Narratives, Ritual Practices and Regional Distribution
in Pre-Christian Scandinavian Religions, trata-se de uma obra
originada de um evento sobre o tema ocorrido em Copenhague em 2008. Os
organizadores, Catharina Raudvere e Jens
Peter Schjödt, seguem uma tendência
já inaugurada em experiências anteriores (como o evento de Lund em 2004, que
originou a mega coletânea Old Norse
Religion in long term perspective, 2006), onde a religiosidade nórdica é
investigada em multifacetadas metodologias e perspectivas, desde a literária à filológica,
mas especialmente a advinda da cultura material, da Antropologia, da
Arqueologia e da História da arte. Essa amplitude de perspectivas se deve
basicamente ao questionamento da tradicional utilização das fontes literárias
em nórdico antigo, vistas como limitadas e parciais, como também da ampla
aceitação dos diferentes métodos comparativos. Neste sentido, o presente livro
aprofunda tendências já contidas na citada obra Old Norse Religion, ao confrontar influências, diferenças e
confrontos entre áreas geográfico-culturais distintas, como a da Escandinávia
com a área finlandesa e sami, as fontes arqueológicas (da Islândia à Rússia), mas
também a importância social dos rituais para as comunidades nórdicas. Talvez a
maior tendência seja apontar a grande diversidade (social, cultural, espacial)
existente nestas práticas e concepções míticas de mundo, do que a tradicional
concepção unitária e monolítica da religiosidade pré-cristã na Escandinávia. E
principalmente: os estudos interdisciplinares e materiais são fundamentais para
se adentrar neste campo.
Na coletânea mais
recente, temos novamente uma homenagem, mas desta vez ao mitólogo
norte-americano John Lidow - News from
Other Worlds: studies in nordic folklore, mythology and culture, 2012. De
muito semelhante a More than Mythology, esta reunião de ensaios seguem as perspectivas
de análise literária e mitológica comum à autores como Lidow, Ross, McKinell,
entre outros, distanciando-se do grupo dinamarquês de Lund que organizou a
coletânea More than Mythology, estes
mais preocupados com as conexões dos mitos com os rituais e a cultura material.
Neste livro, alguns dos mais importantes investigadores contemporâneos da
mitologia escandinava marcam presença. Entre eles, Margaret Clunies Ross
prossegue suas investigações mais recentes sobre os mitos na poesia escáldica (Regginaglar); Jens Peter Schødt discute algumas
questões da teoria dumeziliana aplicada aos Æsir; Lars Lønnroth,
Carol Clover e Merrill Kaplan analisam temas literários; Thomas DuBois, Terry Gunnell
e vários outros, investigam fontes folclóricas e culturais.
Seja com perspectivas tradicionais, seja com inovações metodológicas e
temáticas, todas estas publicações atendem a uma atual demanda por estudos acadêmicos
de mitologia escandinava, que cresce a cada dia em diversas partes do mundo.
Apesar de sua grande importância, colocamos aqui apenas uma observação – no campo
da religiosidade nórdica pré-cristã, os estudos de mito e rito ainda imperam
totalmente, sendo o tema da magia pouco explorado. Tanto em eventos, como publicações,
as investigações sobre magia nórdica ainda encontram espaço reduzido, apesar de
sua grande importância nas fontes e suas conexões com as narrativas míticas e o
ritual. Certamente, ainda existe muito material e questões para as novas
gerações de escandinavistas.
REFERÊNCIAS:
ANLEZARK,
Daniel (Ed.). Myths, Legends, and
Heroes: Essays on Old Norse and Old English Literature. Toronto: University of Toronto Press, 2011. ISBN-10:
0802099475.
RAUDVERE,
Catharina & SCHJÖDT, Jens Peter (Eds). More
than Mythology: Narratives, Ritual Practices and Regional Distribution in
Pre-Christian Scandinavian Religions. Lund: Nordic Academic
Press, 2012. ISBN-10: 918550971X.
KAPLAN, M. & TANGHERLINI, T. (Eds.). News
from Other Worlds: studies in nordic folklore, mythology and culture. Berkeley: North Pinehurst Press, 2012. ISBN-10:
0578101742.