O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 10 de dezembro de 2023

Thor, sacrifícios e racismo

 


THOR, SACRIFÍCIOS E RACISMO


Texto de Johnni Langer.

Uma recente publicação de um vídeo nas redes sociais vem criando uma polêmica em torno da Mitologia Nórdica. O vídeo em questão antagoniza o deus Thor com o deus Xangô, criando uma imagem negativa do primeiro (um deus ao qual se realizavam sacrifícios de crianças). A questão envolve várias problemáticas. Em primeiro lugar, cenas de uma produção fílmica não são as fontes primárias ideais para se debater os mitos antigos. Em segundo, qualquer tipo de discussão envolvendo o delicado tema da imolação humana pelo referencial social e religioso contemporâneo tende ao fracasso. Praticamente a maioria das sociedades antigas realizavam algum tipo de sacrifício humano, em quase todos os continentes, seja em momentos de crise ou fazendo parte de suas práticas religiosas cotidianas - e nem mesmo a África pré-colonial foi exceção. E sem esquecer que novas estruturas políticas e religiosas utilizaram estes rituais antigos como modelos de barbárie, atraso e "demonologia" para os nativos (seja na África colonial, seja com as sociedades escandinavas ou as americanas após a cristianização). Toda mitologia deve ser conhecida, estudada, valorizada. Não existem mitos superiores e nem inferiores. Xangô deve ser conhecido, mas também Tupã, Thor, Peruno, Zeus, ou outros deuses, deusas, sejam os ligados ao "trovão" ou não. Os mitos são um patrimônio da humanidade e não a exclusividade de uma etnia, raça, de um povo ou de uma nação. Usar os mitos como elemento de identidade é algo comum na história moderna, mas quando eles são ligados a algum aspecto de superioridade ou de julgamento da figura do "outro", tornam-se ideológicos e neste sentido, tendem ao elitismo e geram conflitos. 


Bibliografia: 

Sobre sacrifícios humanos na África pré-colonial:

PARKER, John. Human Sacrifice. In: My Time of Dying: A History of Death and the Dead in West Africa. Princeton University Press, 2021.
LAW, Robin. Human Sacrifice in Pre-Colonial West Africa. African Affairs Vol. 84, No. 334, 1985, pp. 53-87.

Sobre sacrifícios humanos e sua relação com Thor (com análise e indicação de fontes medievais):

LINDOW, John. Þórr. In: SCHJØDT, Jens et al (Eds.). The Pre-Christian Religions of the North. History and structures, volume III. London: Brepols, 2020, pp. 1051-1122.

Sobre o tema do sacrifício do ponto de vista da Antropologia (o mais indicado para se estudar este tema):

GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
MAUSS, Marcel; HUBERT, Henri. Sobre o sacrifício. São Paulo: Cosac Naify, 2005.