ALBERTO ROBLES DELGADO
ANDRÉ DE OLIVEIRA
Imaginário e identidade na conversão da Islândia. Dissertação de Mestrado em História pela UFMA, 2014.
ANDREA CASELLI
Nykr, o espírito da água nórdico: Mitologia, folclore e arte.
Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017.
ANGELA ALBUQERQUE DE OLIVEIRA
Concepções escatológicas na religiosidade nórdica pré-cristã e cristã: um estudo comparativo. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017.
CAIO DE AMORIM FÉO
FÁBIO BALDEZ SILVA
A guerra na Era Viking: a cultura guerreira como elemento cosntrutivo do poder e carisma do rei escandinavo (séculos X e XI). Dissertação de mestrado em História, UFRRJ, 2018.
FLÁVIO GUADAGNUCCI PALAMIN
O guerreiro viking na Edda Poética: religiões, mitos e heróis. Dissertação de Mestrado em História, UEM, 2013.
GLÉZIA ALVES DE MELO
GUILHERME GARCIA GALEGO
Incursões Nórdicas no Ocidente Ibérico (844-1147): Fontes, História e Vestígios (Tese de Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, 2012).
ISABELLE MARIA SOARES
Orm: o mito do dragão na Escandinávia da Era Viking e cristã (séculos XI-XIII). Relatório de estágio Pós-Doutoral em História Medieval pela USP, 2007.
JOSÉ LUCAS FERNANDES
LEANDRO VILAR
A guardiã dos mortos: um estudo do simbolismo religioso da serpente em monumentos da Era Viking (sécs. VIII-XI). Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2020.)
LORENZO STERZA
LUCAS PINTO SOARES
LUCIANA DE CAMPOS
Literatura e mito na Escandinávia Medieval: aspectos da mulher guerreira na saga de Hervor. Tese de Doutorado em Letras, UFPB, 2018.
MONICY ARAUJO
VISUALIZANDO A GUERRA: arte e cultos odínicos na Escandinávia dos séculos VI ao XI. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2025.
DO CULTO À FÚRIA EM GUERRA: análise da religião no modo de guerrear dos Berserkir. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2019.
MUNIR LUTFE AYOUB
Goðkynningr: o rei escandinavo como ponte entre deuses e homens. Dissertação de Mestrado em História pela PUC-SP, 2013.
PABLO GOMES DE MIRANDA
Literatura e mito na Escandinávia Medieval: aspectos da mulher guerreira na saga de Hervor. Tese de Doutorado em Letras, UFPB, 2018.
MONICY ARAUJO
VISUALIZANDO A GUERRA: arte e cultos odínicos na Escandinávia dos séculos VI ao XI. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2025.
DO CULTO À FÚRIA EM GUERRA: análise da religião no modo de guerrear dos Berserkir. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2019.
MUNIR LUTFE AYOUB
Goðkynningr: o rei escandinavo como ponte entre deuses e homens. Dissertação de Mestrado em História pela PUC-SP, 2013.
PABLO GOMES DE MIRANDA
Mito e Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2021.
Guerra e Identidade: um estudo da marcialidade na Heimskringla. Dissertação de Mestrado em História pela UFRN, 2013.
PATRICK ZANON GUZZO
Guerra e Identidade: um estudo da marcialidade na Heimskringla. Dissertação de Mestrado em História pela UFRN, 2013.
PATRICK ZANON GUZZO
Feras petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking. Dissertação de mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2016.
SANDRO TEIXEIRA MOITA
THAIS DE MATOS BARBOSA
THAIS GOMES TRINDADE
VICTOR HUGO SAMPAIO ALVES
Diferentes sons do trovão: uma perspectiva comparativa entre os deuses Thor, Ukko e Horagalles. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2019.
VITOR BIANCONI MENINI
Lapponia : a legitimação do estado sueco na obra de Johannes Schefferus (1648 - 1673). Dissertação de Mestrado em História pela UNICAMP, 2019.
PROJETOS DE PESQUISA NO NEVE
A MITOLOGIA NÓRDICA NA RECEPÇÃO ARTÍSTICA OCIDENTAL, 1750-1910
Descrição: A pesquisa envolve a recepção dos mitos nórdicos na arte ocidental pré-romântica e romântica, bem como temas paralelos (como a construção artística e acadêmica da figura do Viking e da Escandinávia Medieval), produzidos entre os séculos XVIII e XX. Tendo como principais fontes obras da cultura visual, como ilustrações, desenhos, pinturas e esculturas, vinculadas em publicações, museus e exposições. A metodologia de pesquisa compreende os estudos de recepção nórdica de Margaret Clunies Ross, teoria da História Cultural da Arte de Ernest Gombrich e Cultura Visual. A pesquisa envolve primeiramente um panorama investigativo na produção artística dinamarquesa durante o romantismo, envolvendo o tema da religião nórdica antiga, os Vikings e a Mitologia Nórdica. Posteriormente ampliaremos a pesquisa, prevista em 2021 e 2022, para estudos específicos em torno de algumas divindades nórdicas na arte escandinava. Para esta etapa, estão previstas pesquisas de campo na Dinamarca, Suécia e Noruega, envolvendo museus, arquivos e bibliotecas, complementando pesquisas de campo realizadas anteriormente em 2018 e 2019 na Dinamarca e Alemanha. As principais instituições a serem pesquisadas são Lunds universitetsbibliotek, Nasjonalmuseet, Ny Carlsberg Glyptotek, Nationalmuseum, Statens Museum for Kunst, KODE/Kunstmuseer og komponisthjem, Nasjonalgalleriet,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Johnni Langer - Coordenador / Luciana de Campos - Integrante / Pablo Miranda - Integrante / Victor Hugo Sampaio - Integrante / Vitor Menini - Integrante.
SIMBOLISMO RELIGIOSO NÓRDICO EM MONUMENTOS DA ERA VIKING E NA EUROPA MEDIEVAL
Descrição: A pesquisa pretende analisar os diversos simbolismos gráficos, figurativos e não figurativos presentes em monumentos nórdicos da Era Viking (como estelas, rochas, pedras rúnicas, objetos móveis) com sentido ou ligação com o sagrado, mitos, crenças, sobrenatural e ideologias religiosas. Paralelamente, pretendemos desenvolver um estudo destes simbolismos presentes nos monumentos cristãos da Escandinávia, Ilhas Britânicas e Europa Medieval e suas possíveis relações com uma tradição pré-cristã e sua reinterpretação e hibridização pelo referencial cristão. A principal perspectiva metodológica é a cultura visual e os estudos comparativistas.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Johnni Langer - Coordenador / Luciana de Campos - Integrante / Pablo Gomes de Miranda - Integrante / Leandro Vilar - Integrante / Lorenzo Sterza - Integrante / Victor Hugo Sampaio - Integrante / Susan Tsugami -
LINHAS DE PESQUISA DO NEVE
História e Arqueologia da Escandinávia Medieval
Análise da História e cultura material escandinava do medievo, por meio de resultados de pesquisas arqueológicas de campo e laboratório. Estudo do cotidiano material da sociedade nórdica, e sua interface com outras dimensões sociais. Estudo da Arqueologia Experimental (reconstrucionismo acadêmico), especialmente de reconstituições de alimentação e vestuário da Era Viking. Identificação das regiões ocupadas por povos de origem escandinava durante a Era Viking (793-1066).
Mitos, ritos, magias: as religiosidades na Escandinávia
O estudo das tradições religiosas, mitológicas e mágicas na Escandinávia, desde a Pré-história até o final do medievo. As interações, influências e contatos entre as religiosidades escandinavas, bálticas, eslavas, finlandesas, celtas e cristãs. As transformações sociais e culturais com o advento do cristianismo. As permanências e rupturas na religiosidade medieval nórdica. Formação e consolidação da estrutura episcopal e eclesiástica nos reinos escandinavos.
Literatura e sagrado na Escandinávia Medieval
O estudo das praticas literárias no momento de sua composição oral até o estabelecimento de suas compilações e preservação por escrito, buscando suas criações, recriações, variações e adaptações que permitam o melhor estudo de cada período. Levando em consideração não apenas o binômio cristianismo/paganismo, mas buscando evidenciar as mudanças e a heterogeneidade dentro de múltiplos momentos políticos, sociais e religiosos. A relação entre sagrado e literatura medieval.
Ressignificações da religiosidade medieval no mundo contemporâneo
A linha tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre as reapropriações, ressignificações e representações das diversas formas simbólicas, míticas e rituais do medievo nas manifestações religiosas do mundo contemporâneo, seja com religiões do Velho e Novo Mundo, no sincretismo e hibridismo das religiões tradicionais, como em novos movimentos religiosos, além das reapropriações simbólicas do imaginário artístico (reelaborações e reinterpretações das religiosidades medievais com o sagrado no mundo
Arqueoastronomia, Etnoastronomia e Astromitologia na Antiguidade e Medievo
A linha de pesquisa pretende realizar uma análise dos mitos e narrativas folclóricas da Antguidade e Medievo envolvendo o cosmos, o céu noturno, fenômenos celestes, cosmologia e cosmogonias. Utilizamos como referencial teórico as recentes discussões sobre Etnoastronomia e Astronomia Cultural desenvolvidas nos Estados Unidos após os anos 1970, em especial a obra de Elisabeth Chesley Baity, John Carlson e Anthony Aveni. Para o referencial metodológico aplicamos referenciais culturalistas.