O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de março de 2023

Grupo Digital de Estudos Vikings



O grupo tem como finalidade realizar reuniões virtuais sobre a Escandinávia da Era Viking, públicas e gratuitas. As reuniões serão uma vez a cada mês, sempre aos sábados de manhã e tem como público-alvo graduandos em HistóriaO grupo também está aberto para graduandos de outras áreas, graduados e professores interessados em realizar Mestrado em História. Para o ano de 2023 as metas serão discussões envolvendo fontes primárias e metodologias de pesquisa. O foco principal do grupo é fornecer bases estruturais para a elaboração de TCCs e projetos para mestrado, envolvendo temas em Escandinavística Medieval. 

O grupo conta com o apoio do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos) e o Programa de Pós Graduação em História da UFRN

Informações e inscrições: neveufpb@yahoo.com.br 

As reuniões serão pelo Google Meet. O link será enviado por grupo do WhatsApp e e-mail aos inscritos. As datas da reunião mensal serão definidas e enviadas ao grupo.


Cronograma para o ano de 2023: As representações dos Vikings nas fontes primárias


Abril

Vikings: conceito, História e historiografia

LANGER, Johnni. Viking. In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2018, pp. 706-718.


Maio

Os vikings nas fontes estrangeiras 

ADBERT, Paschase. As atividades dos vikings no Vale do Sena, durante os anos de 856 a 862. In: D`HAENENS, Albert. As invasões normandas: uma catástrofe? São Paulo: Perspectiva, 1997, pp. 89-90.

Crônica anglo-saxônica traduzida ao inglês moderno: The Project Gutenberg, 1996. 

ALBUQUERQUE, Isabela. Por um estudo das identidades na Inglaterra anglo-escandinava à luz dos charters e da Crônica Anglo-Saxônica. Temas Medievales 28(1), 2020. 


Junho

Vikings na Gesta Danorum, de Saxo Gramaticus, séc. XII-XIII.

ZANIRATO, Andreli. Saxo Grammaticus e a Gesta Danorum. In: Religião e magia na Gesta danorum de Saxo Grammaticus, séculos XII e XIII. Dissertação de mestrado em História, UFRGS, 2019, pp. 22-27. 

MUCENIECKS, André. Saxo Gramaticus e a Gesta Danorum. In: Virtude e conselho na pena de Saxo Grammaticus (XII-XIII). Dissertação de mestrado em História, UFPR, 2008, pp. 46-56.

Tradução da Gesta Danorum ao espanhol: Historia Danesa, edição de Santiago Lluch. Madrid: Miraguano, 2013.


Julho

Vikins nas sagas islandesas.

LANGER, Johnni. História e sociedade nas sagas islandesas. Aletheia 1, 2019, sempaginação.

OLIVEIRA, André de. As sagas islandesas. In: Imaginário e identidade na conversão da Islândia. Dissertação de Mestrado em História pela UFMA, 2014. pp. 22-36.

Sagas islandesas traduzidas ao espanhol: Academia.Edu, 2016.


Agosto

Vikings ns Eddas

SAMPAIO, Victor Hugo. A Edda em Prosa/A Edda Poética. In. Diferentes sons do trovão: uma perspectiva comparativa entre os deuses Thor, Ukko e Horagalles. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2019. pp. 64-66; 88-89.

BOULHOSA, Patricia. Breves observações sobre a Edda em Prosa. Brathair 4, 2004. 

As duas Eddas foram traduzidas ao espanhol: Edda Mayor e Edda Menor, ambas por Luis Lerate. Madrid: Alianza Editorial, várias edições e dtas.


Setembro

Vikings no romantismo oitocentista

 A invenção literária do nórdico: Vikingen (O Viking), de Erik Gustaf Geijer (1811). Scandia: Journal of Medieval Norse Studies n. 3, 2020, pp. 709-738 


Outubro

Análise histórico-literária de fontes escandinavas

CARDOSO, Ciro Flamarion. O conto islandês de Helgi Thorison (século XIV), In: Narrativa, Sentido, História. Campinas: Editora Papirus, 1997, p. 67-83.


Novembro

Recepção de temas nórdicos

ROSS, Margareth Clunies. Reception studies. Handbook of Pre-Modern Nordic Memory Studies, 2019.

LANGER, Johnni. Quando o Mito foi História: os usos da Mitologia Nórdica no livro ´História Ilustrada da Dinamarca para o povo´. Revista Fênix, 2022.


Dezembro

Arqueologia e História na Escandinávia da Era Viking

FUNARI, Pedro et al. Introduction: Archaeology in History. Naya vol. 2.

MYHRE, Bjorn. The beginning of the Viking Age–some current archaeological problems. Journal of Maritime Archaeology volume 14, pages43–80 (2019).

LANGER, Johnni. Introdução à Arqueologia da Era Viking. Curso em quatro módulos, canal do NEVE, 2022.


Bibliografia básica de suporte:

LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2018.

LANGER, Johnni. As religiões nórdicas da Era Viking. Petrópolis: Vozes, 2023.


PRICE, Neil. Vikings: a história definitiva dos povos do norte. São Paulo: Crítica, 2021.


Artigos instrumentais e guias da internet:


Como escolher um tema e fonte em pesquisa escandinavística


Pós em História com temática nórdica


Vídeos da internet: