O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 26 de março de 2017

Membro do NEVE é citado em tese francesa



O professor Johnni Langer, membro do NEVE, teve seu artigo The origins of the imaginary viking citado em uma tese de doutorado na França. A pesquisa foi defendida em novembro de 2016 na Universidade de Lorraine e teve como título: Du mythe au jeu Approche anthropo-communicationnelle du Nord. Des récits médiévaux scandinaves au MMORPG Age of Conan: Hyborian Adventures, por Laurent Di Filippo, na área de Ciências das Informações, Comunicações e Estudos Nórdicos. A tese pode ser acessada clicando aqui.

 

O artigo de Johnni Langer já vem sendo citado por diversos livros e artigos em várias línguas, como inglês, francês, espanhol, alemão e polonês (para acessar esses trabalhos, clique aqui).