O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 2 de julho de 2013

CURSO DE COSMOLOGIA MEDIEVAL

A Universidade Nova de Lisboa estará promovendo no final de julho um curso sobre cosmologia medieval: O Cosmos Medieval - ideias, representações e simbolismo. Trata-se de uma importante área dos estudos sobre a mentalidade da Idade Média, mas que ainda não encontra muitos pesquisadores em língua portuguesa. O curso será ministrado pelos professores Ms. Helena Avelar de Carvalho e Dr. Luís Campos Ribeiro.

Segundo a professora Helena de Carvalho, a idéia do mini curso surgiu com um convite da FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) através do IEM (Instituto de Estudos Medievais), onde ela é investigadora. Uma das metas do curso é o questionamento da idéia de que o período medieval foi uma Idade das Trevas, uma concepção ainda muito vigente em História das Ciências e entre alguns cientistas, além de que o progresso e conhecimento estava atrelado à religião e não separado dela. Essa novo olhar não ocorre apenas sobre a Idade Média, mas também na própria idéia de Revolução Científica, antes relegada apenas ao Renascimento. O curso também envolverá atividades práticas de astronomia, como a utilização de um astrolábio e a observação do céu.




O Cosmos Medieval: ideias, representações e simbolismo
Data e horário:  22 a 30 de julho, dias úteis, das 19h00 às 22h00
Docente(s): Helena Avelar de Carvalho e Luís Campos Ribeiro
Objetivos
O curso tem como objectivo oferecer uma visão abrangente e detalhada sobre os conceitos medievais do mundo e dos céus. Constitui-se como um complemento aos estudos medievais, abordando a História da Ciência, a História das Ideias e a Arte da Idade Média.
Serão estudados o modelo das esferas celestes, diversos calendários e os sistemas simbólicos de interacção homem-cosmos prevalecentes na Idade Média (de que é exemplo a Astrologia).
As aulas serão teórico-práticas, intercalando a apresentação e explicação de conceitos com a discussão de textos clássicos e medievais e com a interpretação de imagens.
Se as condições meteorológicas o permitirem, haverá ainda uma sessão prática de observação astronómica. 
Programa
1. A Idade Média: definição, questões de datação, aspectos culturais e pré-conceitos
2. O conhecimento na Idade Média
- Heranças da Antiguidade, continuidades e inovações
- A arte medieval
3. O Cosmos:
- Conceitos: a Terra ao centro, o modelo das esferas celestes
- Antiguidade como base: Aristóteles, Ptolomeu e outras contribuições
- Os quarto elementos
- O céu cristão e a Criação
- Imagens do Cosmos
- Do Medieval para o Moderno: mudanças nos conceitos e na representação
4. O Tempo:
- As medidas de tempo: o ano, o dia, a estação, os meses e as horas
- O calendário
- A iconografia do tempo
5. Os planetas
- Dos mitos clássicos ao mundo medieval
- Simbolismo planetário
- Os planetas na astrologia e na alquimia
- Iconografia e expressões artísticas
- O Renascimento e a Idade Moderna
6. Sistemas simbólicos e interpretativos
- A astrologia
- A prática astrológica medieval: testemunhos e exemplos
- O sistema astrológico como reflexo da sociedade medieval
- A astrologia e a religião
- Outros sistemas simbólicos: a fisionomia, a geomancia e a alquimia
7. Os céus medievais
- Astronomia medieval
- Instrumentos e cálculos
- Sessão de observação astronómica
Bibliografia
A bibliografia será indicada no início do curso
Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário (saber mais)
A aguardar
Helena Avelar de Carvalho é mestre em História Medieval pela FCSH-UNL e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais. A sua área de pesquisa foca as mentalidades e a ciência medieval, com especial enfoque nas práticas astrológicas de corte. Está presentemente a preparar um doutoramento em História Medieval através do Warburg Institute, University of London. Email: helena.avelar@me.com
Luís Campos Ribeiro é investigador do Instituto de Estudos Medievais. Frequentou os cursos de Química e Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é finalista da licenciatura em História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem vindo a desenvolver estudos sobre mosaico romano, iluminura medieval e iconografia.
Maiores informações: