O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 2 de julho de 2013

CURSO DE COSMOLOGIA MEDIEVAL

A Universidade Nova de Lisboa estará promovendo no final de julho um curso sobre cosmologia medieval: O Cosmos Medieval - ideias, representações e simbolismo. Trata-se de uma importante área dos estudos sobre a mentalidade da Idade Média, mas que ainda não encontra muitos pesquisadores em língua portuguesa. O curso será ministrado pelos professores Ms. Helena Avelar de Carvalho e Dr. Luís Campos Ribeiro.

Segundo a professora Helena de Carvalho, a idéia do mini curso surgiu com um convite da FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) através do IEM (Instituto de Estudos Medievais), onde ela é investigadora. Uma das metas do curso é o questionamento da idéia de que o período medieval foi uma Idade das Trevas, uma concepção ainda muito vigente em História das Ciências e entre alguns cientistas, além de que o progresso e conhecimento estava atrelado à religião e não separado dela. Essa novo olhar não ocorre apenas sobre a Idade Média, mas também na própria idéia de Revolução Científica, antes relegada apenas ao Renascimento. O curso também envolverá atividades práticas de astronomia, como a utilização de um astrolábio e a observação do céu.




O Cosmos Medieval: ideias, representações e simbolismo
Data e horário:  22 a 30 de julho, dias úteis, das 19h00 às 22h00
Docente(s): Helena Avelar de Carvalho e Luís Campos Ribeiro
Objetivos
O curso tem como objectivo oferecer uma visão abrangente e detalhada sobre os conceitos medievais do mundo e dos céus. Constitui-se como um complemento aos estudos medievais, abordando a História da Ciência, a História das Ideias e a Arte da Idade Média.
Serão estudados o modelo das esferas celestes, diversos calendários e os sistemas simbólicos de interacção homem-cosmos prevalecentes na Idade Média (de que é exemplo a Astrologia).
As aulas serão teórico-práticas, intercalando a apresentação e explicação de conceitos com a discussão de textos clássicos e medievais e com a interpretação de imagens.
Se as condições meteorológicas o permitirem, haverá ainda uma sessão prática de observação astronómica. 
Programa
1. A Idade Média: definição, questões de datação, aspectos culturais e pré-conceitos
2. O conhecimento na Idade Média
- Heranças da Antiguidade, continuidades e inovações
- A arte medieval
3. O Cosmos:
- Conceitos: a Terra ao centro, o modelo das esferas celestes
- Antiguidade como base: Aristóteles, Ptolomeu e outras contribuições
- Os quarto elementos
- O céu cristão e a Criação
- Imagens do Cosmos
- Do Medieval para o Moderno: mudanças nos conceitos e na representação
4. O Tempo:
- As medidas de tempo: o ano, o dia, a estação, os meses e as horas
- O calendário
- A iconografia do tempo
5. Os planetas
- Dos mitos clássicos ao mundo medieval
- Simbolismo planetário
- Os planetas na astrologia e na alquimia
- Iconografia e expressões artísticas
- O Renascimento e a Idade Moderna
6. Sistemas simbólicos e interpretativos
- A astrologia
- A prática astrológica medieval: testemunhos e exemplos
- O sistema astrológico como reflexo da sociedade medieval
- A astrologia e a religião
- Outros sistemas simbólicos: a fisionomia, a geomancia e a alquimia
7. Os céus medievais
- Astronomia medieval
- Instrumentos e cálculos
- Sessão de observação astronómica
Bibliografia
A bibliografia será indicada no início do curso
Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário (saber mais)
A aguardar
Helena Avelar de Carvalho é mestre em História Medieval pela FCSH-UNL e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais. A sua área de pesquisa foca as mentalidades e a ciência medieval, com especial enfoque nas práticas astrológicas de corte. Está presentemente a preparar um doutoramento em História Medieval através do Warburg Institute, University of London. Email: helena.avelar@me.com
Luís Campos Ribeiro é investigador do Instituto de Estudos Medievais. Frequentou os cursos de Química e Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é finalista da licenciatura em História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem vindo a desenvolver estudos sobre mosaico romano, iluminura medieval e iconografia.
Maiores informações: