O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 9 de julho de 2013

GRUPO NEVE APRESENTA PESQUISAS NA UNB

O grupo NEVE participou do X Encontro Internacional de Estudos Medievais que ocorreu em Brasília, de 01 a 05 de julho de 2013, na UNB.
Foram apresentadas diversas pesquisas em Escandinavística, enfocando variados temas:

Munir Lutfe Ayoub (Mestrando em História pela PUC-SP/NEVE) apresentou a comunicação Entre textos e toponímias: apontamentos sobre a pluralidade de cultos no período de prática da antiga cultura nórdica


Apresentação da comunicação de Munir Ayoub durante a X ABREM.

André Araújo de Oliveira (Mestrando em História pela UFMA/NEVE), apresentou O conceito de fantástico e sobrenatural nas sagas islandesas.


Apresentação da comunicação de André de Oliveira durante a X ABREM.

Isabela Dias de Albuquerque (Doutoranda em História pela UFRJ/NEVE), por sua vez, apresentou Olhares em confluência: História, Arqueologia e Linguística nas interações entre anglo-saxões e escandinavos na Inglaterra (IX-X).



Jack Franco de Sá (Graduando em História pela UFMA) apresentou a comunicação Eram os vikings astrônomos? Uma revisão crítica dos mapas celestes da Etnoastronomia Escandinava, de autoria do professor Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE).


Sara Divino Carvalho (Graduanda em História pela UFMA), apresentou a pesquisa As tramas, os nós e as tranças: os adornos capilares e a sua representação de status na Era Viking, de autoria da professora Ms. Luciana de Campos (GIEM-UFPB/NEVE). 


André de Oliveira e Munir Ayoub nas dependências da UNB.

Segundo o mestrando André de Oliveira (UFMA), o décimo Encontro Internacional de Estudos Medievais foi muito proveitoso para todos, sendo uma ótima oportunidade para re-encontrar e conhecer pesquisadores da área medieval e Escandinávia Medieval. Ainda segundo André, as apresentações do Grupo de Trabalho do medievo germânico, possuíram um grande público, tendo lotação máxima em ambos os dias e a participação ao evento permitiu presenciar uma participação de graduandos em Escandinavística, deixando assim uma grande esperança para o futuro das pesquisas na área.

Já para o mestrando Munir Lufte Ayoub (PUC-SP) o evento ainda surpreendeu pelas apresentações de iniciações cientificas que abordararam áreas ainda inovadoras como a Arqueologia experimental, caso dos graduandos Anderson Tsukiyama e Stephanie Sander (UFSC) que apresentaram o trabalho Análise de livros de espada (fencing books ou fechtbücher) para o estudo da esgrima medieval, aplicada ao recriacionismo histórico.


Os graduandos Breno Damasceno (UFMA) e Jack Franco de Sá (UFMA) na UNB.


Para o graduando Jack Franco de Sá (UFMA), ter participado do X EIEM foi uma experiência muito gratificante, "é sempre recompensador participar de um evento em que se pode compartilhar das pesquisas de nossos colegas de estudo, além de encontrar velhos amigos e fazer novas amizades". Atualmente, Jack dedica-se ao estudo da Etnoastronomia Medieval.

O evento contou ainda com a apresentação de diversos trabalhos de iniciação científica, como a dos graduandos:

* A saga de Án e a arquearia na Escandinávia da era viking - Adriano Everton (UFMA)
* Em guarda! Análise comparativa da simbologia da espada na Saga dos Volsungos e no Mito Arturiano - Monicy Araujo Silva (UFMA)
* A morte do Gigante: a banda Týr em sua representação da mitologia nórdica - Gustavo Braga Santos (UFMA)
* Quarenta e dois dentes de fúria: análise da representação do cão de guerra na hq Conan, o bárbaro - Michel Roger Boaes Ferreira (UFMA)
* O mito das amazonas na obra de Jean de Mandeville - Marília Santos Colins (UFMA)

Apresentação da pesquisa de Marília Santos Colins (UFMA)