O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ARTIGO ANALISA OS SALÕES DE CULTOS DA ERA VIKING

A quantidade de estudos sobre a espacialidade social, política e religiosa da Era Viking vem aumentando significativamente nos últimos tempos. Seguindo essa tendência, o historiador Munir Lutfe Ayoub (Mestrando em história pela PUC-SP, membro do NEVE) publicou o artigo Salões de cultos e banquetes: a compreensão dos espaços escandinavos, na revista Crítica Histórica n. 7, 2013.


Entre algumas dificuldades para elaborar o artigo, o autor aponta o contato com fontes arqueológicas que ainda não estão divulgadas na internet, como o mapa da distribuição dos achados no salão de Borg/Lofotr na Noruega. Ma também lembra que o trabalho feito em Uppakra por arqueólogos como L. Larson é louvável e bem divulgado na rede.
Os principais resultados da pesquisa de Munir Ayoub apontam os salões de culto escandinavos como locais de suma importância na construção dos centros políticos, manufatureiros e nas regiões dos antigos costumes nórdicos. Concediam a esses centros escandinavos um simbolo conectado com os chefes locais e as realezas que atribuíam um sentido sagrado e de ordem aos espaços sociais.

O artigo de Munir pode ser conferido integralmente clicando aqui.