O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quarta-feira, 24 de julho de 2013

ARTIGO ANALISA OS SALÕES DE CULTOS DA ERA VIKING

A quantidade de estudos sobre a espacialidade social, política e religiosa da Era Viking vem aumentando significativamente nos últimos tempos. Seguindo essa tendência, o historiador Munir Lutfe Ayoub (Mestrando em história pela PUC-SP, membro do NEVE) publicou o artigo Salões de cultos e banquetes: a compreensão dos espaços escandinavos, na revista Crítica Histórica n. 7, 2013.


Entre algumas dificuldades para elaborar o artigo, o autor aponta o contato com fontes arqueológicas que ainda não estão divulgadas na internet, como o mapa da distribuição dos achados no salão de Borg/Lofotr na Noruega. Ma também lembra que o trabalho feito em Uppakra por arqueólogos como L. Larson é louvável e bem divulgado na rede.
Os principais resultados da pesquisa de Munir Ayoub apontam os salões de culto escandinavos como locais de suma importância na construção dos centros políticos, manufatureiros e nas regiões dos antigos costumes nórdicos. Concediam a esses centros escandinavos um simbolo conectado com os chefes locais e as realezas que atribuíam um sentido sagrado e de ordem aos espaços sociais.

O artigo de Munir pode ser conferido integralmente clicando aqui.