O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sexta-feira, 28 de junho de 2013

A RELIGIOSIDADE NÓRDICA PRÉ-CRISTÃ É TEMA DE TRÊS COLETÂNEAS

                              Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)

A religiosidade do mundo nórdico antes da introdução do cristianismo sempre constituiu um dos campos mais explorados pela Escandinavística desde o século XIX. Três novas coletâneas em inglês apresentam algumas das mais recentes investigações neste campo.



A primeira, Myths, Legends, and Heroes: Essays on Old Norse and Old English Literature (2011), é uma coletânea em homenagem ao pesquisador John McKinell (Universidade de Durham), uma referência internacional em estudos de paganismo nórdico, autor de um dos mais paradigmáticos estudos recentes da área: Both one and many: essays on change and variety in late Norse heathenism (1994). Mas no caso específico desta coletânea, os pesquisadores convidados foram especialmente influenciados por outra obra de McKinell, Meeting the Other in Norse Myth and Legend, de 2005, que procura investigar as fontes literárias e mitológicas de um ponto de vista antropológico. Assim, temos desde pesquisas que procuram entender as mudanças na visão de mundo nórdica e anglo-saxônica a partir da cristianização, ao confronto entre diferentes culturas e povos na História por meio do registro mítico. Apesar da abordagem em comum (a questão do outro), algumas pesquisas partem de problemáticas diferentes. Por exemplo, enquanto Rudolf Simek (estudando runas) e Judith Jesch (analisando imagens e esculturas) exploram fontes medievais, a mitóloga Margaret Clunies Ross questiona as modernas interpretações da mitologia nórdica a partir do século XVIII, instituindo um importante referencial nos debates contemporâneos sobre cosmologia pré-cristã.


Já em outra coletânea, More than Mythology: Narratives, Ritual Practices and Regional Distribution in Pre-Christian Scandinavian Religions, trata-se de uma obra originada de um evento sobre o tema ocorrido em Copenhague em 2008. Os organizadores, Catharina Raudvere e Jens Peter Schjödt, seguem uma tendência já inaugurada em experiências anteriores (como o evento de Lund em 2004, que originou a mega coletânea Old Norse Religion in long term perspective, 2006), onde a religiosidade nórdica é investigada em multifacetadas metodologias e perspectivas, desde a literária à filológica, mas especialmente a advinda da cultura material, da Antropologia, da Arqueologia e da História da arte. Essa amplitude de perspectivas se deve basicamente ao questionamento da tradicional utilização das fontes literárias em nórdico antigo, vistas como limitadas e parciais, como também da ampla aceitação dos diferentes métodos comparativos. Neste sentido, o presente livro aprofunda tendências já contidas na citada obra Old Norse Religion, ao confrontar influências, diferenças e confrontos entre áreas geográfico-culturais distintas, como a da Escandinávia com a área finlandesa e sami, as fontes arqueológicas (da Islândia à Rússia), mas também a importância social dos rituais para as comunidades nórdicas. Talvez a maior tendência seja apontar a grande diversidade (social, cultural, espacial) existente nestas práticas e concepções míticas de mundo, do que a tradicional concepção unitária e monolítica da religiosidade pré-cristã na Escandinávia. E principalmente: os estudos interdisciplinares e materiais são fundamentais para se adentrar neste campo.


Na coletânea mais recente, temos novamente uma homenagem, mas desta vez ao mitólogo norte-americano John Lidow - News from Other Worlds: studies in nordic folklore, mythology and culture, 2012. De muito semelhante a More than Mythology, esta reunião de ensaios seguem as perspectivas de análise literária e mitológica comum à autores como Lidow, Ross, McKinell, entre outros, distanciando-se do grupo dinamarquês de Lund que organizou a coletânea More than Mythology, estes mais preocupados com as conexões dos mitos com os rituais e a cultura material. Neste livro, alguns dos mais importantes investigadores contemporâneos da mitologia escandinava marcam presença. Entre eles, Margaret Clunies Ross prossegue suas investigações mais recentes sobre os mitos na poesia escáldica (Regginaglar); Jens Peter Schødt discute algumas questões da teoria dumeziliana aplicada aos Æsir; Lars Lønnroth, Carol Clover e Merrill Kaplan analisam temas literários; Thomas DuBois, Terry Gunnell e vários outros, investigam fontes folclóricas e culturais.
Seja com perspectivas tradicionais, seja com inovações metodológicas e temáticas, todas estas publicações atendem a uma atual demanda por estudos acadêmicos de mitologia escandinava, que cresce a cada dia em diversas partes do mundo. Apesar de sua grande importância, colocamos aqui apenas uma observação – no campo da religiosidade nórdica pré-cristã, os estudos de mito e rito ainda imperam totalmente, sendo o tema da magia pouco explorado. Tanto em eventos, como publicações, as investigações sobre magia nórdica ainda encontram espaço reduzido, apesar de sua grande importância nas fontes e suas conexões com as narrativas míticas e o ritual. Certamente, ainda existe muito material e questões para as novas gerações de escandinavistas.

REFERÊNCIAS:

ANLEZARK, Daniel (Ed.). Myths, Legends, and Heroes: Essays on Old Norse and Old English Literature. Toronto:  University of Toronto Press, 2011. ISBN-10: 0802099475.

RAUDVERE, Catharina & SCHJÖDT, Jens Peter (Eds). More than Mythology: Narratives, Ritual Practices and Regional Distribution in Pre-Christian Scandinavian Religions. Lund: Nordic Academic Press, 2012. ISBN-10: 918550971X.

KAPLAN, M. & TANGHERLINI, T. (Eds.). News from Other Worlds: studies in nordic folklore, mythology and culture. Berkeley: North Pinehurst Press, 2012. ISBN-10: 0578101742.