O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 15 de junho de 2013

GRUPO NEVE APRESENTA TRABALHOS EM EVENTO DA ABREM

O Grupo NEVE participará da décima edição do Encontro Internacional de Estudos Medievais, promovido pela ABREM, com várias comunicações. 


Os temas envolvem as mais diversas perspectivas nos estudos escandinavos, desde as sagas islandesas, toponímia, cotidiano e mitologias celestes:

* O conceito de fantástico e sobrenatural nas sagas islandesas - André Araújo de Oliveira (UFMA)
* Entre textos e toponímias: apontamentos sobre a pluralidade de cultos no período de prática da antiga cultura nórdica - Munir Lutfe Ayoub (PUC-SP)
* As tramas, os nós e as tranças: os adornos capilares e a sua representação de status na Era Viking - Luciana de Campos (UFPB)
* Olhares em confluência: História, Arqueologia e Linguística nas interações entre anglo-saxões e escandinavos na Inglaterra (IX-X) - Isabela Dias de Albuquerque (UFRJ)
* Eram os vikings astrônomos? Uma revisão crítica dos mapas celestes da Etnoastronomia Escandinava - Johnni Langer (UFPB)

Ainda neste evento, ocorrem diversas pesquisas de iniciação científica em estudos escandinavos e germânicos: 
* A saga de Án e a arquearia na Escandinávia da era viking - Adriano Everton (UFMA)
* Em guarda! Análise comparativa da simbologia da espada na Saga dos Volsungos e no Mito Arturiano - Monicy Araujo Silva (UFMA)
* A morte do Gigante: a banda Týr em sua representação da mitologia nórdica - Gustavo Braga Santos (UFMA)
* Quarenta e dois dentes de fúria: análise da representação do cão de guerra na hq Conan, o bárbaro - Michel Roger Boaes Ferreira (UFMA)
* O mito das amazonas na obra de Jean de Mandeville - Marília Santos Colins (UFMA)

O X Encontro Internacional de Estudos Medievais ocorre em Brasília, de 01 a 05 de julho de 2013, na UNB.
Os dias e horários das apresentações, além da programação completa, podem ser vislumbrados no site: