O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sexta-feira, 21 de junho de 2013

A MITOLOGIA ESCANDINAVA EM PUBLICAÇÕES DO GRUPO NEVE

Com um destaque cada vez maior nos meios midiáticos, a mitologia escandinava começa a ganhar cada vez mais espaço na academia brasileira. Um dos pioneiros nesta temática no país, o grupo NEVE vem se destacando pela inovação e incentivo das novas pesquisas.

A seguir, elencamos uma seleção de alguns dos diversos artigos publicados pelos membros do NEVE desde 2003, envolvendo a mitologia escandinava.




O mito do dragão na Escandinávia, Brathair 3, 2003, de Johnni Langer.




A representação da mulher viking na Volsunga Saga, Brathair 5, 2005, de Marlon Maltauro.
http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/592/513



Paganismo e cristianismo no poema Beowulf. Brathair 9, 2010, de João Bitencourt de Oliveira.

Um banquete para Heimdallr: uma análise da alimentação viking na Rígsþula, História, Imagem e Narrativas 12, 2011, de Luciana de Campos.
Os deuses nórdicos e a toponímia. Notícias Asgardianas 1, 2012, de Munir Lutfe Ayoub.



Sobre os anéis de poder: um estudo comparativo sobre as relações de poder entre a obra de Tolkien e a mitologia escandinava. História, Imagem e Narrativas 15, 2012, de Pablo Miranda.



O zodiaco viking: reflexões sobre etnoastronomia e mitologia escandinava. História, Imagem e Narrativas 16, 2013, de Johnni Langer.
http://www.historiaimagem.com.br/edicao16abril2013/zodicoviking.pdf