O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A MITOLOGIA ESCANDINAVA EM PUBLICAÇÕES DO GRUPO NEVE

Com um destaque cada vez maior nos meios midiáticos, a mitologia escandinava começa a ganhar cada vez mais espaço na academia brasileira. Um dos pioneiros nesta temática no país, o grupo NEVE vem se destacando pela inovação e incentivo das novas pesquisas.

A seguir, elencamos uma seleção de alguns dos diversos artigos publicados pelos membros do NEVE desde 2003, envolvendo a mitologia escandinava.




O mito do dragão na Escandinávia, Brathair 3, 2003, de Johnni Langer.




A representação da mulher viking na Volsunga Saga, Brathair 5, 2005, de Marlon Maltauro.
http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/592/513



Paganismo e cristianismo no poema Beowulf. Brathair 9, 2010, de João Bitencourt de Oliveira.

Um banquete para Heimdallr: uma análise da alimentação viking na Rígsþula, História, Imagem e Narrativas 12, 2011, de Luciana de Campos.
Os deuses nórdicos e a toponímia. Notícias Asgardianas 1, 2012, de Munir Lutfe Ayoub.



Sobre os anéis de poder: um estudo comparativo sobre as relações de poder entre a obra de Tolkien e a mitologia escandinava. História, Imagem e Narrativas 15, 2012, de Pablo Miranda.



O zodiaco viking: reflexões sobre etnoastronomia e mitologia escandinava. História, Imagem e Narrativas 16, 2013, de Johnni Langer.
http://www.historiaimagem.com.br/edicao16abril2013/zodicoviking.pdf