O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Thor: culto e simbolismos

 


Bibliografia:

ALVES, Victor Hugo Sampaio. Diferentes sons do trovão: uma perspectiva comparativa entre os deuses Thor, Ukko e Horagalles. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2019. 

LANGER, Johnni. O culto a Thor na Dinamarca. In: Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking. Petrópolis: Editora Vozes, 2024, pp. 157-172. 

LANGER, Johnni. O culto a Thor. In: As religiões nórdicas da Era Viking. Petrópolis: Editora Vozes, 2024, pp. 153-157. 

LANGER, Johnni & ALVES, Victor Hugo Sampaio. Sacred signs, divine marks: geometric religious symbols in Viking Age Scandinavia. Medievalis 13(1), 2024, pp. 1-33. 

LINDOW, John. Þórr. In: Schjødt, J. et al. Pre-Christian Religions of the North: History and Structures, vol. III. London: Brepols, 2020, pp. 1345-1361.

SONNE, Lasse. Thor-kult i vikingetiden: historiske studier i vikingetidens religion. København: Museum Tusculanum, 2013. 

sábado, 25 de janeiro de 2025

O NEVE participa de projeto internacional de pesquisa

O NEVE está participando de mais um projeto de pesquisa internacional, envolvendo o grupo RECEPTION e tendo como tema geral a recepção do mito das valquírias. O professor Johnni Langer está integrado com a pesquisa: 'The reception of the myth of the Valkyries in the visual arts of the 19th century' (A recepção do mito das valquírias nas artes visuais do século XIX).

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as origens e variações das reinterpretações e significados modernos do mito nórdico das Valquírias nas artes visuais do Ocidente, especialmente na Escandinávia e, mais especificamente, na região dinamarquesa. O recorte temporal envolve principalmente o Renascimento nórdico, de 1755 até 1914 (dentro do conceito de Longo século XIX). A metodologia envolve estudos de recepção e História da Arte, bem como bibliografias sobre estudos escandinavos.

A pesquisa de Johnni Langer tem como objetivo principal a elaboração de uma conferência a ser realizada durante o 8th INTERNATIONAL CONGRESS RECEPTION “The reception of the Valkyrie myth in literature, music, visual arts and audiovisual media”, nos dias 22 e 23 de outubro de 2026 (quinta e sexta-feira) no Salão Internacional de Conferências e Salão M.ª Isidra de Guzmán, Reitoria da Universidade de Alcalá, Espanha.

A investigação envolve o grupo de investigação «RECEPTION» («Estudos Interdisciplinares de Recepção», Universidade de Alcalá) e faz parte do projeto «Andrómeda», organizado e financiado pelo ACIS, Grupo de Investigação em Crítica do Mito (Universidade Complutense de Madrid).

Também outros neveiros participam do projeto e evento a ser organizado pelo grupo RECEPTION em 2026: Andréa Caselli e Alberto Robles Delgado.

Para mais informações, acompanhem o site do grupo RECEPTION.

Imagem de capa: La Walkyrie, Servais Detilleux, pintura em óleo, 1910-1920, Musée des Beaux-Arts de Carcassonne, França.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Seis anos de estudos de recepção no NEVE


Estão completando seis anos que o NEVE iniciou estudos sobre a recepção de temas nórdicos. Tudo começou em 2019, com um disciplina no PPGCR-UFPB: "A Mitologia Nórdica e os vikings nas artes" e uma parceria com o grupo RECEPTION da Universidade de Alcalá, Espanha

Desde então seguiram vários artigos em português, inglês e dinamarquês, disponíveis no Academia e no Wix

Dois dossiês temáticos foram organizados na Scandia Journal of Medieval Norse Studies (A recepção literária da Mitologia Nórdica, 2020; Norse Myths in the Artistic Reception, 2021).

Em março de 2025 será publicado pela Editora da UFPB o livro: "Mitos nórdicos no século XIX: Arte, História e Recepção". 

Em julho de 2025 será ministrado o curso digital "A Mitologia Nórdica nas Artes", logo será anunciado mais detalhes por aqui. E está no forno o livro "Vikings heroicos: a Dinamarca e a invenção da Era Viking", qualquer novidade também anunciamos.

Ainda está aberto para contribuições até agosto de 2025 o dossiê: 'Traduções - a recepção literária da Mitologia Nórdica', Scandia 8.

domingo, 19 de janeiro de 2025

Os poemas rúnicos são pagãos ou cristãos?

 Você já ouvi falar dos poemas rúnicos medievais? Afinal, eles possuem conteúdos autenticamente 'pagãos' (pré-cristãos)? Eles podem comprovar o aspecto oracular das runas? Descubra isso na mais nova postagem de Johnni Langer. Bibliografia no último card (incluindo publicações em português).













LEIA TAMBÉM SOBRE RUNAS:






quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Lançamento: Cinco contos vikings para crianças


Lançamento: Cinco Contos vikings para crianças, de Luciana de Campos. João Pessoa: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 2025. ISBN: 978-65-01-29974-7 (CBL). 40 páginas.

Informações e vendas: @fadacelta e fadacelta@yahoo.com.br

Toda a renda da venda do livro será utilizada na manutenção de trinta gatos retirados da rua sob a nossa tutela em João Pessoa, PB.

Sinopse: As cinco estórias que estão nos “Cinco contos vikings para crianças”, são ambientadas nos cincos países que compõe a Escandinávia durante a Era Viking: Dinamarca, Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia por isso o subtítulo do livro é “DINFS”, que são as letras iniciais de cada país. Elas são protagonizadas por crianças que vivem na natureza e com ela interagem como se fossem irmãos em uma divertida convivência. Os contos nos transportam para um mundo cheio de aventura, cultura e imaginação, com personagens cativantes e histórias que aquecem o coração. É uma obra delicada, ideal para crianças, e ao mesmo tempo rica em valores que inspiram amizade, respeito e curiosidade pelo desconhecido.



Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB e integrante do NEVE.


Outros livros publicados por Luciana de Campos:

O campo das centáureas: cenas da vida na Dinamarca viking





quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Descoberta arqueobotânica da Finlândia viking!

Você se interessa pelo cotidiano da Era Viking? O que eles comiam, o que plantavam e como plantavam? Então não pode deixar de ler a nova postagem do NEVE: uma surpreendente pesquisa acabou de 'sair do forno' e já deixamos ela sintetizada para você, em linguagem de divulgação científica - simples e direta. Melhor impossível!

Texto de Johnni Langer, com assessoria técnica de Luciana de Campos.

Fonte: VANHANEN, Santeri; ILVES, Kristin. Flax use, weeds and manuring in Viking Age Åland: archaeobotanical and stable isotope analysis. Vegetation History and Archaeobotany 3 jan 2025, online.