O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Lançamento: O Campo das centáureas - a primeira ficção produzida pelo NEVE!

 


O campo das centáureas: cenas da vida na Dinamarca viking

Romance escrito por Luciana de Campos, com prefácio do prof. Dr. Álvaro Bragança Jr. (UFRJ). 
João Pessoa: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 2024, 136 páginas. ISBN: 978-65-01-20543-4 (CBL).

Venda exclusiva em formato pdf pelo Instagram@fadacelta ou e-mail: fadacelta@yahoo.com.br  

Sinopse: O campo das centáureas é um romance juvenil, inspirado em histórias nórdicas, cuja narradora, Olga, é uma adolescente de 15 anos que vive com o pai, um comerciante, a mãe Gudrun, tecelã, pastora e agricultora, e o frágil irmão Erik. A trama começa quando o pai da narradora, como muitos homens da região, tem de deixar temporariamente o lar para comerciar. O foco narrativo valoriza a experiência de ser mulher nesse contexto da Era Viking. Na mesma medida em que é uma menina autônoma, astuciosa e curiosa, a narradora também sonha com o casamento, a manutenção da vida na pequena propriedade rural e a maternidade. O campo das centáureas não é uma narrativa a respeito das aventuras dos homens, mas das atividades das mulheres enquanto os aventureiros e comerciantes viajam. Os ciclos da vida, associados às mudanças no clima e à paisagem natural, dão o compasso do romance, em que reviravoltas na trama se combinam à introspecção reflexiva da narradora.

Luciana de Campos é graduada em letras pela UNESP-Araraquara, mestre em História pela UNESP-Franca e doutora em Letras pela UFPB. É integrante do NEVE e The Northern Women’s Art Collaborative. É autora do livro Na mesa com a História: a alimentação na Antiguidade, Era Viking e Medievo.