O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Qual a sua deidade nórdica favorita?

 


Participe da enquete promovida pelo Instagram do NEVE (@nucleo.neve), somente até o dia 5 de janeiro - a deidade vencedora terá uma imagem (pintura ou escultura) analisada. Janeiro é o mês da recepção nórdica no NEVE.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Os germanos usavam estimulantes na guerra!

 Foi publicado um novo estudo sobre o uso de plantas psicotrópicas entre os germanos antigos.  O NEVE divulga em primeira mão uma síntese desta pesquisa, bem como um comentário de luciana de Campos, pesquisadora de etnobotânica escandinava.

Jarosz-Wilkołazka, Anna, Kokowski, Andrzej and Rysiak, Anna. In a narcotic trance, or stimulants in Germanic communities of the Roman period. Praehistorische Zeitschrift, 2024. 

Capa: Ilustração de guerreiro germânico utilizando estimulantes,  desenho de Stanislav (Stanisław) Kontny especial para o periódico Praehistorische Zeitschrift.

Plantas na capa: Belladona (Atropa belladonna L) e cravagem (Claviceps purpurea).






quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Sensacional descoberta da Noruega viking!


Escavações conduzidas por pesquisadores da Universidade de Bergen na região de Skumsnes, confirmaram um sítio datado do século IX d.C. As sepulturas indicaram três corpos femininos depositados em uma fazenda, com objetos que indicam a alta posição social de alguns corpos. Uma das mulheres foi enterrada em uma fenda natural nas rochas, um procedimento incomum ao período. Um detalhe: não foi encontrado nenhum corpo, por causa do tipo de solo desta região.


Uma das mulheres foi enterrada com um barco longo de 4 metros de comprimento. Nesta sepultura foi encontrado um colar com 46 contas de vidro 11 moedas de prata e joias. E também diversos objetos de tecelagem: uma tesoura, um pente de cardar, um fuso e um batedor. Segundo Luciana de Campos, esta mulher, além de supervisionar as atividades, também participaria ativamente da fiação e tecelagem cotidiana na fazenda - os objetos no túmulo não seriam apenas símbolos de poder, mas também elementos do cotidiano da falecida. Outros objetos encontrados confirmam esta dualidade entre objetos: um molho de chave, que teria um lado prático e também indicaria o seu papel como chefe de família.


Também existe a possibilidade do sepultamento não ter contido originalmente um corpo, sendo um cenotáfio - um túmulo sem corpo que serve como memorial do falecido. Isso em parte pode ser confirmado pela presença de uma bloco de pedra no meio do barco (marcando o local do mastro), com a forma de uma vulva feminina.


Uma das moedas resgatadas é extremamente rara: foi datada do século IX d.C. e deve ter sido trazida da região de Ribe ou Hedeby, na Dinamarca - e está sendo considerada a descoberta mais importante deste sítio.


A moeda contem a representação de um grande cervídeo, uma máscara odínica e um triskelion e na outra face, uma embarcação e um peixe. Para quem estiver interessado em se aprofundar no simbolismo das moedas danesas, consulte os subcapítulos: 'Monstros e barbas: as moedas de Ribe' e 'Entre moedas e valknuts', do livro "Odin: uma história arqueológica da Dinamarca viking", publicado pela Editora Vozes, 2024.

Texto de Johnni Langer, informações extraídas de Sciencenorway.


sábado, 14 de dezembro de 2024

Tradições pagãs inventadas: Roca de Frigg, Julenek e guirlandas

 Você sabe o que é a Roca de Frigg, o Julenek e a guirlanda nórdica? Descubra lendo o novo artigo de Johnni Langer, que teve consultoria de Luciana de Campos, Pablo Gomes de Miranda e Andréa Caselli.













Bibliografia:

BOYER, Régis. Jól. In: Héros et dieux du Nord. Paris: Flammarion, 1997. 

GUNNELL, Terry. The julebukk/julegeit. In: The origins of drama in Scandinavia. London: D.S. Brewer, 1995, pp. 107-127. 

HILLE, Ivar Lindtvedt. Den skandinaviske jula: vikingtidens herskerideologi, tro og kult i lys av det gamle vinterblotet. Dissertação de Mestrado, Universidade de Oslo, 2007. 

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, segunda edição. 

LANGER, Johnni. Constelações e mitos celestes na Era Viking, Roda da Fortuna 1(4), 2015, pp. 107-130. 

MIRANDA, Pablo Gomes de. Mito e Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado, UFPB, 2021. Disponível no Blog do NEVE (seção teses).

NEVES, Ana Júlia. Charles Dickens: o homem que "inventou" o Natal. Querido Clássico, 2022.

STOVNER, Ina Louise. Julenek. Store norske leksikon, 2022.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Política em 'O senhor dos Anéis' de Tokien (Podcast com Luciana de Campos).

 


O novo episódio do Podcast Comunasnerd apresenta uma discussão sobre os aspectos políticos da série de livros 'O senhor dos anéis' de Tolkien - Falando de política das Colinas Verdes até Mordor em O senhor dos Anéis e contou com a presença de Luciana de Campos (NEVE). O episódio também reflete sobre os usos ideológicos da obra de Tolkien na atualidade.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Call for Papers: Scandia Journal 8, 2024.

 

Call for papers - Scandia Journal n. 8, 2025.

Scandia Journal of Medieval Norse Studies accepts submissions of articles from many disciplines regarding the Viking Age and Medieval Scandinavia: History, Literature, Archaeology, Politics, Mythology, Religion, Gender, Arts, Everyday life, and others. Multidisciplinary and interdisciplinary approaches are more than welcome. The journal also accepts contributions and studies on the reception of Vikings and Norse Mythology in the post-medieval world, both in the visual arts, literature, media, and contemporary pop culture.

Submissions may be sent in articles (original and unpublished research); reviews (of books published up to four years ago); translations of primary sources; conference reports of academic events on Nordic themes that took place up to four years ago.

Contributions are accepted in English, Spanish, French, Italian and Portuguese. Submission guidelines are available on the website.

Submissions must be sent no later than August 30, 2025, directly through the website.

The journal is indexed in NSD (Norwegian Register for Scientific Journals, Series and Publishers); JUFO PORTAL (Federation of Finnish Learned Societies, database: Scandia JUFO ID: 88457); NORDICS.INFO (Aarhus University); MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals, Universitat de Barcelona); ARLIMA (Archives de littérature du Moyen Âge); REDIB: Red Iberoamerica de Innovación y Conocimiento Científico; LATINDEX (Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) (ISSN: 2595-9107); WORLDCAT.ORG (OCLC); SUMÁRIOS.ORG (Sumários de Revistas Brasileiras); DIADORIM; Bibliothekssystem Universität Hamburg; Universitätsbibliothek Leipzig; Biblioteca Central da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). The journal is also included in queries in Google Scholar.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Novo artigo: Miando em islandês - os vikings e os gatos!

 


Você gosta de gatos? Então não pode perder o novo artigo de Luciana de Campos: 'Miando em islandês: os vikings e os gatos', publicado pela Revista Tinteiro da Universidade Federal do Paraná. O artigo pode ser acessado clicando aqui.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Qual a sua ideia de viking? Participe de um projeto da Universidade de Oslo



A Universidade de Oslo está com uma pesquisa online sobre a recepção dos vikings na atualidade (The Great viking Survey), com a intenção de determinar a percepção pública dos vikings em diferentes pessoas pelo mundo, mapeando as mídias e os referenciais acadêmicos destas concepções.

Você pode participar através de uma enquete online, de forma anônima, com questionário disponibilizados em várias etapas (o processo completo não dura mais que vinte minutos). Todas as questões são em inglês e de fácil compreensão.

Para participar da enquete, clique aqui.

Esta pesquisa global faz parte do projeto de pesquisa Making a Warrior: the Social Implications of Viking Age Martial Ideologies, que pretende determinar o impacto da ideologia guerreira nas sociedades nórdicas durante a Era Viking. A pesquisa é liderada pela arqueóloga Marianne Moen (foto abaixo). Mais informações clique aqui.