A Revista de História Comparada (UFRJ) acaba de publicar o artigo RELIGIÃO, VIKINGS E ARTE: REFLEXÕES SOBRE O MEDIEVO NA PINTURA ST SIGFRID DÖPER ALLMOGE I SMÅLAND (1866), DE JOHAN BLACKSTADIUS, escrito por Johnni Langer.
O estudo analisa as representações envolvendo a cristianização da Escandinávia durante a Era Viking em uma pintura sueca do século 19.
O artigo pode ser acessado em pdf neste site.
Resumo: O artigo analisa a pintura São Sigfrido batiza o povo em Småland realizada em 1866 pelo sueco Johan Blackstadius, especialmente os conteúdos envolvendo a religiosidade medieval e temas históricos, como os Vikings e a sua cristianização. Utilizamos como referencial teórico e metodologia de análise os estudos sobre cultura visual de John Harvey. Procuramos também perceber esta pintura dentro da recepção de temas nórdicos medievais pela arte do século XIX, com suas diferenças e descontinuidades, utilizando referenciais comparativos. Nossa principal conclusão é que esta obra esteve vinculada aos ideais do nacionalismo na Suécia, bem como aos temas de conversão na arte pan-escandinava.