O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Conferência: A religião dos vikings: novas perspectivas

Conferência: A religião dos vikings: novas perspectivas.
III Feira Medieval e VI Simpósio de História, Cultura e Política da PUC-PR. Ministrante: Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB//NEVE)
Dia 10 de setembro, 8h30 (Auditório Athayde Tristão).
PUCPR - Bloco Amarelo, Rua Imaculada Conceição, 1155 -Prado Velho, Curitiba. Informações e programação do evento, clique aqui.
Resumo: As formas religiosas praticadas pelos nórdicos durante a Era Viking são temas de pesquisas desde o século XIX, mas passaram por muitas reavaliações nas últimas décadas. Nosso intuito básico nesta conferência é fornecer alguns dos mais novos parâmetros para o estudo e a compreensão do fenômeno religioso escandinavo antes da cristianização. Primeiramente, passaremos a questionar o modelo de uma religião genérica, linear e uniforme, diferenciando também as estruturas culturais comuns (os mitos) das práticas ritualísticas (as discrepâncias entre mito e rito) para a área nórdica, apresentando o modelo de religiosidades dinâmicas e circulares (com variações supraregionais, regionais e locais). Em seguida, forneceremos alguns dos referenciais advindos da arqueologia dinamarquesa para o estudo da Religião Nórdica Antiga (paganismo nórdico), especialmente o conceito de cosmologia e visão de mundo, muito utilizada para analisar monumentos e espacialidades com caráter religioso. Por último, concederemos alguns resultados parciais obtidos em nossas pesquisas sobre simbologia religiosa escandinava da Era Viking, especialmente os símbolos do valknut e suástica.