O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Membro do NEVE inicia estágio doutoral na Islândia



Pablo Gomes de Miranda, membro do NEVE e Doutorando em Ciências das Religiões (PPGCR) pela UFPB, iniciou sua bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES, onde permanecerá de novembro de 2018 a outubro de 2019, sob supervisão do professor Terry Gunnell (Universidade da Islândia, colaborador estrangeiro do NEVE).

Pablo Miranda junto ao professor Dr. Terry Gunnell, na Universidade da Islândia


Além de pesquisas no Instituto Árni Magnússon, Pablo frequentará cursos de leitura, tradução e interpretação de manuscritos islandeses medievais, além de outros cursos e disciplinas temáticas, envolvendo sagas islandesas, religião nórdica antiga e outros temas nórdicos medievais. 

Pablo desenvolve a tese de doutorado: Mito e rito na Europa Setentrional pré-cristã: investigando a caçada selvagem na poesia e prosa escandinava do século XII-XIV, sob orientação do professor Dr. Johnni Langer.


Workhop sobre manuscritos medievais no Instituto Árni Magnússon


Resumo do projeto de doutorado: 

O objetivo desse projeto é apontar os elementos necessários para a avaliação de um projeto a nível de Doutorado em Ciências das Religiões. O nosso interesse está em investigar um conjunto de mitos referentes a Europa setentrional e geralmente constituído por uma marcha ou uma procissão de seres fantásticos, liderados por alguma figura de grande importância política ou religiosa, sendo precedida por visões apavorantes e barulhos ensurdecedores. Os Einherjar são os guerreiros mortos em batalha e recebidos no pós-vida da mitologia escandinava pré-cristã, descritos fontes de naturezas diversas: poemas elegíacos, sagas islandesas e crônicas medievais escritos em um período longo e que, sem dúvida, sofreram diversas transformações. Tendo como fio condutor os poemas Helgakviða Hundingsbana I e II, além do poema Helgakviða Hjörvarðssona, propomos também indagar sobre a natureza desse conjunto de mitos acerca de um possível caráter ritualístico, ligado a dramatização de natureza xamânica.


Palavras-Chave: Caçada Selvagem; Einherjar; Literatura Medieval; Mitologia Nórdica.