O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


segunda-feira, 19 de junho de 2017

NEVE publica livro em Portugal



O historiador Hélio Pires, membro do NEVE, acaba de publicar o livro Os vikings em Portugal e na Galiza: as incursões nórdicas medievais no Ocidente ibérico pela editora Zéfiro, de Sintra, Portugal. O livro é baseado em sua tese de doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa.
 
Hélio Pires também ministrará uma conferência no dia 21 de junho no Museu da Marinha em Lisboa: Rainhas, pescaria e cruzados: Portugal e a Dinamarca, dos Vikings até à Idade das Descobertas.
 
O referido museu está com uma exposição temporária sobre o tema: vikings - guerreiros do mar, com mais de 600 peças e utensílios da coleção nórdica do Museu da Dinamarca.

http://ccm.marinha.pt/pt/museu/exposicoes/exposicoestemporarias