O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Minicurso: Sagas Islandesas, V CEVE

http://neveufpb.wixsite.com/simbolismoanimal
 
 
 
Sagas islandesas: abordagens e sentidos

 Prof. Me. André Araújo de Oliveira (UFMT/NEVE/INSÍGNIA)
Prof. Me. José Lucas Cordeiro Fernandes (NEVE/GERAM)
Prof. Me. Pablo Gomes de Miranda (UFPB/VIVARIUM-NE/NEVE)
Objetivo: Neste minicurso, buscaremos traçar um panorama sobre as sagas islandesas, explorando a multiplicidade de subgêneros que este corpus documental possui. Compreendemos que, dentro da conceituação moderna, podemos relacionar estas fontes com uma dinâmica literária, portanto, buscaremos explorar esta dinâmica para analisar as múltiplas relações que a literatura tem para com a sociedade medieval escandinava. A partir disso, dividiremos em três momentos: 1°) O Prof. Me. José Lucas Cordeiro Fernandes (NEVE/GERAM) irá fazer uma análise da conceituação de verdade e da dinâmica estética literária cristã dentro das Sagas de Família (Íslendingasögur), buscando apresentar e problematizar as peculiaridades deste gênero, assim como fazendo um panorama sobre suas composições; 2°) No segundo dia, o Prof. Me. André Araújo de Oliveira (UFMT/NEVE/ INSÍGNIA) trabalhará o contexto de produção e reprodução das Sagas de Bispo (Biskupasögur) onde se dedicará a explicitar os fatores histórico-sociais que influenciaram a produção escrita; 3°) O Prof. Me Pablo Gomes de Miranda (UFPB/VIVARIUM-NE/NEVE) buscará discutir a noção de passado e mito utilizando as Sagas dos Tempos Antigos das Terras do Norte (Fornaldarsögur Norðrlanda) e se detendo na construção de um mosaico histórico das produções de narrativas mitológicas entre os escandinavos medievais, suas construções de espaços míticos e os elementos heroicos ressignificados pela circularidade cultural surgida pós-século XIII. Dessa maneira, buscaremos apontar diferentes abordagens teórico-metodológicas com o intento de explorar, mesmo que ainda de forma superficial, a larga dinâmica dos estudos em sagas islandesas, bem como algumas problemáticas que deverão ser questionadas em seus usos.
Palavras-Chave: Cultura Escrita; Sagas Islandesas; Literatura.
 
Bibliografia:
HOLMAN, Katherine. Historical Dictionaries of the Vikings. Oxford: The Scarecrow Press Inc., 2003.
KARLSSON, Gunnar. The History of Iceland. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 2000.
LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de Mitologia Nórdica: Símbolos, Mitos e Ritos. 1ed.São Paulo: Hedra, 2015.
MITCHELL, Stephen A. Heroic Sagas and Ballads. Londres: Cornell University Press, 1991.
ROSS, Margaret (Ed.). Old Icelandic Literature and Society. Cambrige University Press: 2000.
SAWYER, Birgit; SAWYER, Peter. Medieval Scandinavia: from conversion to reformation. London: University of Minnesota Press, 2006.
SIGURĐSSON, Gísli: Gaelic Influence in Iceland. Reykjavík: University of Iceland Press, 2000.
STRÖMBACK, Dag. The Convertion of Iceland: A survey. London: University College London. 1975.
TULINIUS, Torfi H. La “Matière du Nord”: sagas légendaires et fiction dans la littérature islandaise en prose du XIII e. siècle.Paris: Presses de l´Université de Paris- Sorbonne, 1995.
VÉSTEINSSON, Orri. The Christianization of Iceland: Priests, Power and social Change 1000 – 1300. Oxford: Oxford University Press. 2000.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. A “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras,1993.
 
Inscrições e informações clique aqui.