O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sexta-feira, 28 de abril de 2017

Evento no RJ reunirá simpatizantes e pesquisadores da Era Viking

 
 
No dia 24 de junho de 2017 será realizado um evento diferente no município de Gapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro: Old Norse: cap. 3, Yule. O evento reunirá diversas atividades recreativas, danças, combates medievais, comida e passatempos, todos relacionados com a Escandinávia da Era Viking. A atividade está sendo coordenado por Douglas Gomm, Felipe Jasbick, Jansen Nunes, Lanna Campos e Philippe Meier.

Estão confirmados os grupos de recriacionismo nórdico: Machados do Pântano (RJ), Haglaz (RJ), Hivt Bull (PR), Antigas serpentes (RJ) e Escudos do Vale (SP).

O grupo NEVE será representado com a participação do historiador Fábio Baldez, mestrando em História pela UFRRJ. Fábio vai analisar o armamento nórdico, as técnicas de guerra e a história da batalha de Hafrsfjord.

O evento tem características de imersão, isto é, as diversas pessoas envolvidas vão estar caracterizadas com vestimentas da época, e somado ao local e as diversas atividades, espera-se o máximo de realismo na caracterização do ambiente e das pessoas.

 
 
 
Entre as diversas atividades previstas estão combates ao estilo medieval (executados pelos os grupos recriacionistas), jogos, atividades com arco e flecha, arremesso de machado e tora, contos na fogueira, apresentações de luta (glima) e a execução de uma cerimônia ritualística para celebrar o Yule. Também ocorrerá uma feira, com produtos artesanais e especialidades à venda, além da venda de hidromel e comida. 
 
Segundo os organizadores, o evento Old Norse "é o título de uma saga, onde  a história vem sendo escrita a cada edição de festa. Esta é a terceira edição, ou seja, o terceiro capítulo de nossa saga cujo o tema a ser desenvolvido nessa edição é o Yule onde queremos levar para todos,o conhecimento dos ciclos, a importância do término e inicio, o deixar as coisas ruins para trás e focar no novo Sol que está por iluminar a Terra. A Old Norse é um evento que foge dos padrões tradicionais, fazendo com que cada presente na festa se envolva e faça parte de fato da estória que vem sendo escrita a cada edição e com isso, apresentar uma mecânica diferente buscando cada vez mais a imersão, trabalhando a união das mais diversas forças que  mantém a cena viva e pessoas que realmente gostem  da temática, pessoas que podem vir a fazer crescer ainda mais o meio. O Evento é trabalhado em conceitos, temas e  estudos para levar aos presentes um pouco mais dessa cultura através de ritos, conversas, contos na fogueira, jogos típicos, artesãos e vários outros elementos que fazem com  que as pessoas se sintam em sintonia com a festa. As atividades, apresentações e demais atrativos acontecem de forma orgânica e natural, fazendo  com que haja uma maior interação e imersão no conteúdo apresentado. Nessa celebração do Yule, estamos convidado a todos para que levem a sua marca, aquilo que os representa para que seja dividido, divulgado e ofertado a Sunna, para que ela enquanto ganha forças para  esquentar a terra, traga também prosperidade para esses projetos, que eles continuem  ganhando forças para encarar mais um ano de muitas lutas e no fim, mais uma vez, vencer o ciclo, se renovar, e continuar com seu propóstio. Habilidades físicas ou intelectuais são muito bem vindas: artesãos, skaldis, músicos e musicistas, culinaristas, não importa... O que queremos é  que seja tudo uma grande celebração a mais para vencermos os gigantes de gelo e nossas crenças limitantes, com o intuito de alcançar esse ponto de reflexão, o momento onde é preciso aprender com os erros, valorizar e repensar sobre os ensinamentos ancestrais e se manter firme pois mais uma batalha está por vir, e outra e outra ano após ano".
 
 Para mais informações, escreva para o e-mail: oldnorsefest@gmail.com
Página do evento no facebook, clique aqui.
 
 
Vídeo da última edição do Old Norse no Rio de Janeiro: