O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 25 de abril de 2017

NEVE participa de projeto escandinavista internacional


 
A professora Luciana de Campos, doutoranda em Letras pela UFPB e membro do NEVE, acaba de se tornar pesquisadora do Northern Women Arts Collaborative, projeto de pesquisa ligado ao Haffenrefer Museum of Antropology, localizada em Providence/Rhode Island (USA), sob a coordenação da Profa. Dra. Michele Hayer Smith (Brown University).
 
O projeto Northern Women Arts Collaborative reúne pesquisadoras e artistas visando estudos sobre mulheres da área escandinava e circumpolar, da Era Viking ao mundo contemporâneo. A maioria das investigações do grupo envolvem temas relacionados com vestuário e tecelagem, como Norse weaving and textile work, its mythological framework e The lady in blue-Bláklaedda konan, the textiles, esse em colaboração com o Museu Nacional da Islândia.
 
Além de Luciana de Campos, o projeto reúne as pesquisadoras Michele Hayer Smith (ccordenadora), Heidi Bergstrom (University of Victoria) e diversas artistas norte-americanas e europeias.
 
O projeto pode ser acessado aqui.
 
O perfil de Luciana de Campos no site pode ser acessado aqui.