O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 25 de abril de 2017

NEVE participa de projeto escandinavista internacional


 
A professora Luciana de Campos, doutoranda em Letras pela UFPB e membro do NEVE, acaba de se tornar pesquisadora do Northern Women Arts Collaborative, projeto de pesquisa ligado ao Haffenrefer Museum of Antropology, localizada em Providence/Rhode Island (USA), sob a coordenação da Profa. Dra. Michele Hayer Smith (Brown University).
 
O projeto Northern Women Arts Collaborative reúne pesquisadoras e artistas visando estudos sobre mulheres da área escandinava e circumpolar, da Era Viking ao mundo contemporâneo. A maioria das investigações do grupo envolvem temas relacionados com vestuário e tecelagem, como Norse weaving and textile work, its mythological framework e The lady in blue-Bláklaedda konan, the textiles, esse em colaboração com o Museu Nacional da Islândia.
 
Além de Luciana de Campos, o projeto reúne as pesquisadoras Michele Hayer Smith (ccordenadora), Heidi Bergstrom (University of Victoria) e diversas artistas norte-americanas e europeias.
 
O projeto pode ser acessado aqui.
 
O perfil de Luciana de Campos no site pode ser acessado aqui.