Uma nova seção do Vivarium foi criada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Vivarium (Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo) é uma das grandes redes nacionais para o estudo acadêmico sobre o mundo antigo e medieval em operação no país. Criado inicialmente em 2009 na UFMT, o vivarium atualmente conta com diversas universidades associadas e quatro núcleos regionais: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Fazendo parte deste último núcleo, a seção do Vivarium UFPB foi criada com o intuito de divulgar pesquisas, manter diálogos e parcerias, bem como incrementar o desenvolvimento dos estudos sobre Antiguidade e Medievo na região nordestina.
O Vivarium UFPB é coordenado pelos professor Dra. Priscila Gontijo Leite (Departamento de História da UFPB) e prof. Dr. Johnni Langer (Departamento de Ciências das Religiões da UFPB) e possui como pesquisadores os historiadores Prof. Dr. Guilherme Queiroz de Souza (UEG), Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE) e Prof. Dr.Germano Miguel Favaro Esteves (UNESP).
O grupo também conta com diversos estudantes de graduação e pós graduação, como Ma. Luciana de Campos (PPGL-UFPB), Me. Pablo Gomes de Miranda (PPGCR-UFPB), Me. Ricardo Wagner Menezes de Oliveira (PPGCR-UFPB), Me. Leandro Vilar Oliveira (PPGCR-UFPB), Angela Albuquerque de Oliveira (PPGCR-UFPB), Andressa Furlan Ferreira (PPGCR-UFPB), Laura Maria da Silva Florentino (Graduada em Letras pela UFPB), Lorenzo Sterza (Graduando em Ciências das Religiões pela UFPB).
O Vivarium UFPB possui atualmente cinco linhas de pesquisa: Política, retórica e jogos de poder na Antiguidade; O fenômeno religioso na Antiguidade; Literatura, mito e folclore: o imaginário medieval; Símbolos, monumentos e artefatos: a Arqueologia das religiões medievais; Historiografia nórdica medieval.
Para acessar o espelho do Vivarium UFPB no CNPQ, com todas as informações do grupo, clique na imagem abaixo: