O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nova seção do Vivarium é criada na UFPB



Uma nova seção do Vivarium foi criada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Vivarium (Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo) é uma das grandes redes nacionais para o estudo acadêmico sobre o mundo antigo e medieval em operação no país. Criado inicialmente em 2009 na UFMT, o vivarium atualmente conta com diversas universidades associadas e quatro núcleos regionais: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Fazendo parte deste último núcleo, a seção do Vivarium UFPB foi criada com o intuito de divulgar pesquisas, manter diálogos e parcerias, bem como incrementar o desenvolvimento dos estudos sobre Antiguidade e Medievo na região nordestina.



O Vivarium UFPB é coordenado pelos professor Dra. Priscila Gontijo Leite (Departamento de História da UFPB) e prof. Dr. Johnni Langer (Departamento de Ciências das Religiões da UFPB) e possui como pesquisadores os historiadores Prof. Dr. Guilherme Queiroz de Souza (UEG), Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE) e Prof. Dr.Germano Miguel Favaro Esteves (UNESP).




O grupo também conta com diversos estudantes de graduação e pós graduação, como Ma. Luciana de Campos (PPGL-UFPB), Me. Pablo Gomes de Miranda (PPGCR-UFPB), Me. Ricardo Wagner Menezes de Oliveira (PPGCR-UFPB), Me. Leandro Vilar Oliveira (PPGCR-UFPB), Angela Albuquerque de Oliveira (PPGCR-UFPB), Andressa Furlan Ferreira (PPGCR-UFPB), Laura Maria da Silva Florentino (Graduada em Letras pela UFPB), Lorenzo Sterza (Graduando em Ciências das Religiões pela UFPB).




O Vivarium UFPB possui atualmente cinco linhas de pesquisa: Política, retórica e jogos de poder na Antiguidade; O fenômeno religioso na Antiguidade; Literatura, mito e folclore: o imaginário medieval; Símbolos, monumentos e artefatos: a Arqueologia das religiões medievais; Historiografia nórdica medieval.


Para acessar o espelho do Vivarium UFPB no CNPQ, com todas as informações do grupo, clique na imagem abaixo:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9144480862129303