O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sábado, 29 de outubro de 2016

MINICURSO: ESCANDINÁVIA DA ERA VIKING


MINICURSO
ESCANDINÁVIA DA ERA VIKING: HISTÓRIA E CULTURA
II SEMANA DE HISTÓRIA DA UFPB

Coordenador geral: Prof. Dr. Johnni Langer (DCR-UFPB)
Ministrantes do minicurso:
Pablo Gomes de Miranda – Mestre em História pela UFRN; doutorando pelo PPGCR-UFPB
Leandro Vilar – Mestre em História pela UFPB; doutorando pelo PPGCR-UFPB
Luciana de Campos – Mestre em História pela UNESP-Franca; doutoranda pelo PPGL-UFPB
Angela Albuquerque – Mestranda pelo PPGCR-UFPB

Resumo: o conhecimento e o estudo da história dos nórdicos durante a Era Viking, conhecidos no imaginário simplesmente como vikings, vem fascinando gerações há décadas e seu estudo é cada vez mais frequente na academia brasileira. O presente minicurso se propõe como um primeiro contato historiográfico e acadêmico com este tema, apresentando clássicos e novidades aos interessados.

Objetivo Geral: introduzir os estudantes de História e Ciências Humanas no estudo da Escandinávia da Era Viking, compreendida entre os séculos VIII a XI d.C.
Específicos: o conhecimento da sociedade e da cultura nórdica durante a Alta idade Média; o estudo da primeira colonização europeia na América; a expansão e atividades comercias dos nórdicos; experimentos de Living History aplicados ao medievo.

Metodologia: primeiramente serão utilizadas discussões historiográficas e bibliográficas sobre a Escandinávia da Alta Idade Média; também serão utilizados métodos expositivos e didáticos de ensino de História, bem como as novas técnicas de dramatização e teatralidade no ensino de História (Living History).

Conteúdo:
1. Introdução aos estudos vikings: etimologia, conceitos básicos, historiografia, imaginário social.
2. A Escandinávia pré-Viking: história e cultura material do período de migrações ao período Vendel
3. A Era Viking: história interna dos povos e reinos nórdicos
4. A expansão para o Leste e para o mundo oriental
5. A exploração do Atlântico Norte e a colonização da América
6. A colonização das ilhas britânicas, França e as in cursões ao Mediterrâneo
7. Sociedade e cultura (material e imaterial) da Era Viking
8. Experimentos de Living History aplicados à Era Viking
Recursos: computador e Datashow

Referências:
AYOUB, Munir Lutfe. Repensando o conceito de período Viking. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória, ANPUH-SP, 2012, pp. 1-14.
ARBMAN, Holger. Os Vikings. Tradução de Jerônimo Ludovice. São Paulo, Editora Verbo, 1971. (Coleção História Mundi).
BOYER, Régis. La vida cotidiana de los vikingos (800-1050). Traducción de Maria Tabuyo y Agustín López. Barcelona: Medievallia, 2000.
BRODSTED, Johannes. Os Vikings. São Paulo: Hemus, s.d.
BRINK, Stefan. The Viking World. London/New York: Routledge, 2008.
COHAT, Yves. Os Vikings, os reis dos mares. São Paulo: Círculo de Leitores, 1988.
GRAHAM-CAMPBELL, James (org.). Os Vikings. Barcelona, Ediciones Folio, S.A, 2006. (Coleção Grandes civilizações do passado).
HEATH, Ian. The Vikings. London: Osprey Publishing, 1985. (Elite Series, 3).
LANGER, Johnni. Na trilha dos vikings: estudos de religiosidade nórdica. João Pessoa: UFPB, 2015.
LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de Mitologia Nórdica. João Pessoa: UFPB, 2015.
LANGER, Johnni. A Arqueologia da Religião Nórdica na Era Viking: perspectivas teóricas e metodológicas. Signum, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, 2015a, p. 4-27.
LANGER, Johnni. A relação entre História e narrativa: algumas reflexões teóricas e seu debate na Escandinavística Medieval. Revista medievalis, n. 1, 2012 (NIELIM/UFRJ).
LANGER, Johnni. Vikings. In: FUNARI, Pedro Paulo (org.) As Religiões que o Mundo esqueceu. São Paulo, Editora Contexto, 2009. p. 130-143.
PRICE, Niel S. The Viking Way: religion and war in late Iron Age Scandinavia. Uppsala: Department of Archeology and Ancient History, 2002.
SAWER, Peter (ed.). The Oxford Illustrated History of the Vikings. Oxford: Oxford University Press, 1997
.