O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MONOGRAFIA ANALISA AS AMAZONAS MEDIEVAIS



O mito de mulheres guerreiras sempre fascinou o mundo ocidental. De todas as narrativas, certamente as amazonas gregas foram as que tiveram o maior sucesso no imaginário através dos tempos. Durante o medievo, essas narrativas míticas foram reelaboradas em novas e empolgantes descrições, tema de investigação da pesquisa: Mito da mulher guerreira: análise do mito das amazonas na Idade Média, monografia de licenciatura em História pela UFMA, de autoria de Marília Santos Colins, sob orientação do prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE).

Resumo: o presente trabalho visa a construção de uma análise das representações do mito das amazonas na Idade Média, contrapondo as representações do período medieval com as clássicas, por meio de fontes escritas e iconográficas de cada período. Como metodologia, utilizaremos o conceito de Imaginário Social e a teoria de Imaginário Medieval, de Jacques Le Goff. Analisaremos principalmente os seguintes temas: a relação entre o imaginário social e o mito das amazonas, e as representações iconográficas das amazonas.

A monografia pode ser acessada aqui.


Rainha Pentesileia, século XIV.