A revista Ágora (PPGHIS) da UFES, em sua edição 27 deste ano, acaba de publicar o artigo: Por uma inserção da religião sámi antiga no debate das Ciências das Religiões, de Victor Hugo Sampaio Alves. Victor é mestrando em Ciências das Religiões pela UFPB e membro do NEVE.
Trata-se do primeiro estudo acadêmico publicado em língua portuguesa tratando do tema da religião dos povos sami, cuja importância cresce cada vez mais nas universidades europeias.
Resumo: Os Sámi são vários povos de etnia Fino-Úgrica que habitam territórios da Suécia, Noruega, Finlândia e a Península de Kola, na Rússia, e possuem seus próprios idiomas e religiosidade. Antes da conversão ao cristianismo, a religião Sámi era politeísta, animista e de caráter xamânico e ritualístico. Nosso objetivo é contextualizar essa religiosidade no âmbito das Ciências das Religiões, demonstrando o que elas podem oferecer para melhor compreensão dessa religião. Assim, traçaremos uma breve trajetória das Ciências das Religiões a nível epistemológico, analisaremos algumas definições do étimo religião e discutiremos alguns de seus problemas e limitações ao longo da história. Por fim, traremos alguns dos principais aspectos que constituem a religião Sámi antiga, numa tentativa de trazê-la para o debate das Ciências das Religiões.
O artigo pode ser acessado aqui.