O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Curso de Mitologia Nórdica em Florianópolis


Minicurso: Introdução às fontes para o estudo da Mitologia Nórdica. Ministrante: Me. Pablo Gomes de Miranda, doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB, membro do NEVE.



3o. Simpósio Sul da ABHR, UFSC, Florianópolis, 20 a 22 de novembro, das 13:00 às 15:30.

Serão sorteados exemplares dos livros "Na trilha dos vikings" e "Fé Nórdica: mito e religião na Escandinávia Medieval" aos inscritos neste curso.

 


Resumo: Através do nosso minicurso buscaremos ofertar uma introdução aos estudos de Mitologia Nórdica, com foco em suas principais fontes medievais, necessárias às investigações no âmbito acadêmico. O objetivo é apresentar ao público as possibilidades de pesquisa, conferindo especial atenção à base oral poética e às produções mitográficas. Abordaremos tais fontes sob uma perspectiva historiográfica, apresentando um quadro de conexões sobre o desenvolvimento dessas fontes na cultura escandinava medieval, bem como os panoramas sócio-políticos que possibilitaram os registros de seu conteúdo até os nossos dias. Conteúdo programático: primeiro dia – apresentação de um quadro geral sobre as fontes da Mitologia Nórdica: Poemas, Sagas, Crônicas e Eddas. Segundo dia – as narrativas dos escaldos nórdicos e da Edda Poética. Terceiro dia – o mito na Edda em Prosa, nas sagas e nas fontes latinas.