O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PALESTRA SOBRE ARQUEOLOGIA FUNERÁRIA NÓRDICA


Resultado de imagem para Terje Gansum
Professor Terje Gansum, arqueólogo e chefe do conselho de patrimônio cultural 
 
Quarta-feira, dia 28 de outubro as 19:00h no Midgard Historisk Senter em Vestfold, na Noruega, o professor, arqueólogo e chefe do conselho de patrrimonio cultural da região, Terje Gansum, apresentará seus estudos sobre os montes funerários de Borre e sobre suas salas de banquetes. Estes achados arqueológicos apontam a região de forma objetiva como um importante centro de poder na Idade do Ferro.
Gansum ainda irá apresentar respostas a uma pergunta que os arqueólogos tem feito há muito tempo e que suas novas pesquisas podem ajudar a lançar novas luzes: como se encontrava no periodo Viking a instalação portuária que tem sido apontada como essencial para o desenvolvimento dessa região? 
Tradução de Munir Lutfe Ayoub (NEVE)