O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2015

MEMBRO DO NEVE PUBLICA NA VMS E ESPANHA

 
 Helio  Pires

O historiador Hélio Pires, doutor em História Pela Universidade Nova de Lisboa e membro do NEVE, acaba de publicar dois artigos internacionais.
 
O primeiro é Word from the South: a source for Morskinskinna?, publicado na revista Viking and Medieval Scandinavia (Brepols, sua terceira publicação neste periódico, um dos mais importantes da Escandinavística em língua inglesa) n. 10, 2014 (não disponível online). Neste trabalho, Hélio Pires analisa as menções às cidades de Lisboa e Sintra na Morkinskinna.
 
O outro artigo é Nem Tui, nem Gibraltar: Óláfr Haraldsson e a península Ibérica, publicado na revista En la España Medieval n. 38, 2015 (disponível aqui). Neste trabalho, Hélio questiona a suposta trajetória marítima do rei norueguês até a Península Ibérica, propondo uma nova leitura das fontes medievais.