O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 25 de julho de 2015

MEMBRO DO NEVE É APROVADO EM DOUTORADO NA UEM

 
 
O historiador Flávio Guadagnuci Palamin, membro do NEVE, acaba de ser aprovado no Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O projeto de pesquisa tem como título: As representações de honra e vingança nas narrativas mitológicas e heroicas dos Vikings (Escandinávia – Séculos VIII a XII) e orientadora a prof. Dr. Solange Ramos de Andrade.
 
Resumo:
A problemática desta pesquisa consiste em compreender as transformações que ocorreram nas narrativas heroicas e mitológicas nórdicas com o avanço do cristianismo na Escandinávia da Era Viking, principalmente no que concerne às representações do sistema de vingança. Faz-se necessário, neste sentido, estudar o contexto histórico de violência que permeava a Escandinávia da Era Viking, bem como a relação entre honra e vingança; bem como comparar como as questões de honra e vingança foram representadas nas narrativas mitológicas e heroicas vikings com a intensificação da presença cristã, de modo a problematizar o processo de conversão ao cristianismo na Escandinávia. A nossa hipótese é que as narrativas mitológicas e heroicas da Escandinávia da Era Viking sofreram modificações com a gradual conversão ao cristianismo, principalmente em suas “representações” dos temas relacionados à honra e vingança, influenciando a utilização do sistema legal de vingança nessas sociedades.