O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sexta-feira, 3 de julho de 2015

CURSO DE CULTURA NÓRDICA ANTIGA EM CURITIBA


 
 
O CELIN-UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba) estará oferecendo no segundo semestre o curso Língua e Cultura Nórdica Antiga, caso ocorra uma quantidade mínima de inscritos.

Os interessados podem realizar pré-cadastro pelo site (clique aqui). Informações de horários das aulas e inscrições serão fornecidas até final de julho no site do CELIN (clique aqui).
 

O curso será ministrado pelo prof. Dr. Théo de Borba Moosburger (membro do NEVE), especialista em Escandinávia Medieval e tradutor de várias sagas islandesas ao português.

 
Telefone: (41) 3360-5101
 
EMENTA DO CURSO: LÍNGUA E CULTURA NÓRDICA ANTIGA
Apresentação:
Os cursos de Língua e Cultura Nórdica Antiga articulam-se com a formação das línguas germânicas e tem como público-alvo interessados na história das línguas indo-européias, especialmente germânicas, além de interessados das humanidades como um todo.

Justificativa:
A cultura nórdica medieval possui uma importância fundamental no desenvolvimento da civilização européia, principalmente para os povos germânicos. Há uma produção literária monumental em língua islandesa antiga (principalmente sagas e Eddas), equiparada por muitos às literaturas clássicas, e que influenciou grandemente escritores de língua inglesa e alemã, além, naturalmente, dos escandinavos. Um estudo da língua nórdica medieval (no caso em sua variante islandesa, que é justamente a forma em que se encontra a maior parte dos textos medievais) e sua respectiva literatura constitui um importante complemento à formação de estudiosos de literatura em geral, e, principalmente, estudiosos de literatura clássica.

Objetivos:

Geral:
Fornecer um primeiro contato com a história, e literatura e a religião do mundo nórdico medieval, além de uma iniciação ao estudo da língua islandesa antiga.

Específicos:
Estudar as inscrições rúnicas; analisar diversos aspectos da civilização nórdica medieval, como: história, literatura, organização social e religião. Adquirir noções básicas de gramática do idioma nórdico clássico, i.e., a língua islandesa dos séculos XII a XIV; ler pequenos trechos do Edda, de Snorri Sturluson, um tratado de mitologia e versificação do século XIII, no original. Dada a similaridade que a língua islandesa moderna apresenta com a sua forma medieval, serão fornecidas também noções básicas do islandês contemporâneo. O objetivo é que, após a conclusão deste curso introdutório, o estudante tenha uma noção geral sobre a cultura nórdica do Medievo e possa, com o auxílio de gramáticas e dicionários, ler trechos simples de prosa em islandês antigo.

Metodologia:
As aulas serão expositivas e realizadas através de leitura, análise e discussão de textos e de práticas de gramática, com ênfase na língua escrita. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de islandês, seja antigo ou moderno. Durante o estudo, noções de fonética e gramática serão abordadas. Dada a inexistência de material bibliográfico em língua portuguesa, será utilizado um material preparado pelo professor.

PROGRAMA DO NÍVEL I:
Estudo das inscrições rúnicas;
noções básicas de história, religião e literatura nórdica;
noções básicas da língua islandesa antiga;
rudimentos de islandês contemporâneo;
leitura de trechos do Edda, de Snorri Sturluson, no original.

PROGRAMA DO NÍVEL II:
Mutações vocálicas
Subjuntivo
Declinações
Tipos de conjugação verbal
Pronomes demonstrativos
Particípios
Perfeito e mais que perfeito
Questões de sintaxe
Sagas e história da Islândia
Mitologia nórdica

Carga horária dos cursos: 60 horas