O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 3 de julho de 2015

CURSO DE CULTURA NÓRDICA ANTIGA EM CURITIBA


 
 
O CELIN-UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba) estará oferecendo no segundo semestre o curso Língua e Cultura Nórdica Antiga, caso ocorra uma quantidade mínima de inscritos.

Os interessados podem realizar pré-cadastro pelo site (clique aqui). Informações de horários das aulas e inscrições serão fornecidas até final de julho no site do CELIN (clique aqui).
 

O curso será ministrado pelo prof. Dr. Théo de Borba Moosburger (membro do NEVE), especialista em Escandinávia Medieval e tradutor de várias sagas islandesas ao português.

 
Telefone: (41) 3360-5101
 
EMENTA DO CURSO: LÍNGUA E CULTURA NÓRDICA ANTIGA
Apresentação:
Os cursos de Língua e Cultura Nórdica Antiga articulam-se com a formação das línguas germânicas e tem como público-alvo interessados na história das línguas indo-européias, especialmente germânicas, além de interessados das humanidades como um todo.

Justificativa:
A cultura nórdica medieval possui uma importância fundamental no desenvolvimento da civilização européia, principalmente para os povos germânicos. Há uma produção literária monumental em língua islandesa antiga (principalmente sagas e Eddas), equiparada por muitos às literaturas clássicas, e que influenciou grandemente escritores de língua inglesa e alemã, além, naturalmente, dos escandinavos. Um estudo da língua nórdica medieval (no caso em sua variante islandesa, que é justamente a forma em que se encontra a maior parte dos textos medievais) e sua respectiva literatura constitui um importante complemento à formação de estudiosos de literatura em geral, e, principalmente, estudiosos de literatura clássica.

Objetivos:

Geral:
Fornecer um primeiro contato com a história, e literatura e a religião do mundo nórdico medieval, além de uma iniciação ao estudo da língua islandesa antiga.

Específicos:
Estudar as inscrições rúnicas; analisar diversos aspectos da civilização nórdica medieval, como: história, literatura, organização social e religião. Adquirir noções básicas de gramática do idioma nórdico clássico, i.e., a língua islandesa dos séculos XII a XIV; ler pequenos trechos do Edda, de Snorri Sturluson, um tratado de mitologia e versificação do século XIII, no original. Dada a similaridade que a língua islandesa moderna apresenta com a sua forma medieval, serão fornecidas também noções básicas do islandês contemporâneo. O objetivo é que, após a conclusão deste curso introdutório, o estudante tenha uma noção geral sobre a cultura nórdica do Medievo e possa, com o auxílio de gramáticas e dicionários, ler trechos simples de prosa em islandês antigo.

Metodologia:
As aulas serão expositivas e realizadas através de leitura, análise e discussão de textos e de práticas de gramática, com ênfase na língua escrita. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de islandês, seja antigo ou moderno. Durante o estudo, noções de fonética e gramática serão abordadas. Dada a inexistência de material bibliográfico em língua portuguesa, será utilizado um material preparado pelo professor.

PROGRAMA DO NÍVEL I:
Estudo das inscrições rúnicas;
noções básicas de história, religião e literatura nórdica;
noções básicas da língua islandesa antiga;
rudimentos de islandês contemporâneo;
leitura de trechos do Edda, de Snorri Sturluson, no original.

PROGRAMA DO NÍVEL II:
Mutações vocálicas
Subjuntivo
Declinações
Tipos de conjugação verbal
Pronomes demonstrativos
Particípios
Perfeito e mais que perfeito
Questões de sintaxe
Sagas e história da Islândia
Mitologia nórdica

Carga horária dos cursos: 60 horas