O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quinta-feira, 21 de maio de 2015

INTRODUÇÃO À LITERATURA NÓRDICA MEDIEVAL

A literatura produzida na Escandinávia Medieval é uma das mais ricas e importantes de toda a Europa. Embora as pesquisas literárias constituam um dos campos mais relevantes dos estudos nórdicos, ela ainda é insipiente em nosso país. A seguir elencamos um pequeno guia bibliográfico e analítico para os interessados no tema. Ao início destacamos as obras mais relevantes em inglês e ao final, alguns títulos em português.
 
 
 
Old Norse-Icelandic literature: a short introduction, de Heather O´Donoghue.  London: Wiley-Blackwell, 2004.
Excelente introdução aos estudos literários da Escandinávia Medieval, abrangendo as sagas islandesas, poesia éddica e escáldica, estudos de oralidade e runas, entre outros.
 
 
 
 
A Companion to Old Norse-Icelandic Literature and Culture, editado por Rory Mcturk. London: Blackwell, 2005.
O mais completo e abrangente estudo sobre literatura e cultura nórdica antiga. Especialmente os capítulos sobre poesia éddica (Terry Gunnell), oralidade e literatura (Gísli Sigurdsson) e sagas lendárias (Torfi Tulinius) são imprescindíveis a todos os iniciantes nos estudos nórdicos.
 
 
 
Old Norse-Icelandic literature: a critical guide, editado por Carol Clover e John Lindow. Toronto: University of Toronto Press, 2005.
Prestigiada coletânea organizadas por dois dos mais famosos escandinavistas norte-americanos. Abrange somente seis temas, sendo dois relacionados a mitologia (mitografia e poesia éddica), um sobre poesia escáldica e três sobre sagas islandesas. A revisão bibliográfica fornecida pelos estudos nesta obra ainda é quase insuperável nos estudos nórdicos.
 
 
 
Old Icelandic Literature and society, editado por Margaret Clunies Ross. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
Excelente estudo sobre a relação entre literatura e sociedade nórdica medieval, com vários estudos de caso que se tornaram referência na área (como The conservation and reinterpretation of myth in medieval icelandic writings, de Margaret Ross). É necessário certo conhecimento básico nos estudos de literatura nórdica.
 
 
The Cambridge introduction to the Old Norse Icelandic Saga, de Margaret Clunies Ross. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
Uma das melhores introduções ao estudo das sagas islandesa, apresentando não somente aspectos literários e estilísticos, mas também cronologia, história e composição. A autora também fornece alguns estudos de caso e modelos de análise (advindos da teoria estruturalista) para cada tipo de saga islandesa.
 
 
A history of Old Norse Poetry and Poetics, de Margaret Clunies Ross. Cambridge: D.S. Brewyr, 2005.
Manual teórico e histórico sobre a poesia nórdica medieval, de autoria de uma das mais célebres escandinavistas.
 
 
 
Old Norse Women´s poetry, de Sandra Ballif Straubhaar. London: D.S. Brewer, 2011.
Recente obra que reúne o corpus poético feminino da Escandinávia, da Era Viking ao baixo medievo.


The saga of icelanders: a selection, vários tradutores. London: Penguin, 2000.
Uma das mais populares edições das sagas islandesas, com traduções ao inglês de 10 sagas de família e seis contos.


   
Três sagas islandesas. Curitiba: UFPR, 2007; Saga dos Volsungos. São Paulo: Hedra, 2009; A saga de Gunnlaug língua de serpente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. Cinco sagas islandesas traduzidas do nórdico antigo ao português por Théo de Borba Moosburger, membro do NEVE. 
 

 
Dicionário de mitologia nórdica. São Paulo: Hedra, 2015.
Obra que apresenta vários verbetes sobre literatura nórdica medieval: Canção das lanças; Edda em Prosa; Edda Poética; Eddica Minora; Eiriksmál; Escaldos, Hákonarmál; Hervor; Heimskringla; Poesia pagã feminina; Ragnarsdrápa; Saga de Frithiof; Sagas islandesas; Saga dos Volsungos; Sagas lendárias; Sagas reais; Tolkien e os mitos nórdicos; Ynglinga saga.