O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 17 de junho de 2014

LANÇAMENTO: BREVE HISTÓRIA DOS VIKINGS






VELASCO, Manuel. Breve história dos vikings. Rio de Janeiro: Versal editores, 2013, 186 páginas.
Originalmente publicado em Madrid em 2005, o livro Breve história dos vikings foi escrito pelo pesquisador e escritor espanhol Manuel Velasco, autor de vários romances, livros, sites e estudos envolvendo a Escandinávia da Era Viking.
O livro é um pequeno manual que sintetiza a história e a sociedade nórdica, recomendado aos iniciantes ou a todos aqueles que buscam informações sérias sobre um tema popular, mas que infelizmente ainda não conhece muitas publicações acadêmicas em língua portuguesa.
A obra foi dividida em três partes. A primeira explora a história propriamente dita do período mais empolgante e famosa do mundo nórdico, iniciado a partir do século VIII. Além dos aspectos históricos, Velasco também concede informações sobre a sociedade, a vida no campo e fazendas, o alfabeto rúnico, aspectos do cotidiano, a navegação, a formação da realeza, entre outros detalhes.



O escritor Manuel Velasco

A segunda parte trata do tema mais popular até nossos dias, a mitologia nórdica, uma síntese de seus deuses, suas narrativas, cosmogonias e seres fantásticos. A terceira parte completa a obra, trazendo mais informações sobre aspectos religiosos, runas e magia e um pequeno ensaio sobre os vikings na península ibérica.
A edição é ainda inserida de um pequeno quadro cronológico e uma lista bibliográfica e de sites da internet. Com certeza este lançamento pode colaborar com a popularização de estudos mais detalhados sobre o mundo escandinavo, contribuindo com a formação de um público com um conhecimento mais aprimorado do que aqueles que adquirirem informações sobre os vikings apenas pelo entretenimento, mídia e arte.
                       Prof. Dr. Johnni Langer – UFPB/NEVE