O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 1 de junho de 2014

GRUPO NEVE COMPLETA QUATRO ANOS

O grupo interinstitucional NEVE foi criado em junho de 2010 e tem por principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia da Era Viking e medieval, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras. A criação do NEVE tenta compensar a escassa produção e interesse acadêmico em nosso país pela temática, proporcionando uma maior solidez para os futuros pesquisadores.

DECLARAÇÕES SOBRE O NEVE DE MEDIEVALISTAS BRASILEIROS:

"O vertiginoso crescimento, nas últimas décadas, dos estudos medievais no Brasil é fruto, entre outros aspectos, dos esforços e da dedicação de estudantes e de profissionais de diversas regiões do país, que se congregam em laboratórios e núcleos de pesquisas diversos votados à pesquisa e à divulgação do conhecimento daquela "fatia de duração do tempo" entre nós. Como membro de um deles, o Translatio Studii, gostaria de congratular-me aqui com o Prof. Johnni e com todos os membros que fazem, cotidianamente, o NEVE, grandes responsáveis pela promoção dos estudos das sociedades medievais escandinavas em nosso país. Coube ao NEVE, podemos afirmar, sem lugar à dúvida, fazer aportar em plagas brasileiras a vigorosa experiência histórica das sociedades nórdicas medievais, agora com registros inequívocos, de forma perene e, faço votos, na mais longa e efetiva duração!"
Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos - Niterói - UFF


"O trabalho realizado pelo NEVE em prol do conhecimento, análise e difusão dos saberes sobre as sociedades e a história dos nórdicos refletem uma faceta pouco conhecida dos estudos medievais, que começou a ser iluminada há alguns anos atrás e é digna de menção e elogio. Auguramos a sequencia e a manutenção dos resultados e do sucesso que este grupo amealhou nos seus anos de existência."
Prof. Dr. Sergio Alberto Feldman - Vitória - UFES


"Parabéns ao NEVE pela sua existência. Sob a coordenação do Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB) consolida-se um espaço institucional acadêmico destinado aos estudos nórdicos e escandinavos , fruto de longo e árduo trabalho empreendido pelo referido pesquisador. Publicações, eventos e blog são ferramentas mais que úteis para a divulgação da contribuição ímpar daquelas culturas. Que o prof. Johnni e os estudiosos ao seu redor ampliem ainda mais a sua esfera de atuação – queiram os deuses de Asgard!"

Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior - Rio de Janeiro - UFRJ

"O NEVE representa para mim uma oportunidade única no Brasil de estimular não somente os estudos sobre os vikings mas sobre o mundo germânico antigo e medieval. Um local para se trocar ideias de maneira completamente diversa a que estamos acostumados na vida acadêmica, e onde o conhecimento é verdadeiramente construído com a contribuição do grupo. Assim, deixa uma marca indelével em quem participa de suas reuniões e eventos. Deixa também marcas importantes na pesquisa e alcança um lugar merecido no panorama acadêmico nacional, finalmente colocando os estudos germano-escandinavos em pauta. Parabéns NEVE."

Prof. Ms. Sandro Teixeira Moita - Escola de Comando e Estado Maior-do Exército (ECEME)


"Venho por meio de este depoimento agradecer a oportunidade de participar dessa grande família a qual intitulamos abreviadamente NEVE. Grupo que tem como sua principal batalha estender o conhecimento de Idade Media da academia brasileira, abrangendo assim nossos esforços para a difusão de estudos sobre uma sociedade e uma cultura ainda pouco explorada, a Nórdica. Lembro-me aqui ainda de meus primeiros contatos com membros do futuro grupo em meados de 2009 durante o “II colóquio de estudos Celtas e Germânicos: oralidade e literatura” ocorrido na UFF, na época me encontrava com 19 anos e pretendia dar inicio a minhas pesquisas sobre os Vikings, além de que buscava entender aspectos simples da vida de um historiador como a detecção de uma fonte. O estudo sobre a cultura nórdica medieval a partir de 2009 cresceu espantosamente e as publicações em português se tornaram cada vez mais vastas, junto destas se revelou a cada dia novas facetas que auxiliam na compreensão da Idade Media como um período de grande diversidade e riquezas culturais, facetas que sempre foram acompanhadas de um derrubar de estigmas como os da Idade das trevas e principalmente o dos povos Vikings como bárbaros, sanguinários e primitivos. Concluo assim que no aniversario de quatro anos de nosso grupo alcançamos grandes objetivos como a difusão de novos conhecimentos e a proliferação de novos pesquisadores, portanto posso dizer que me alegro por fazer parte junto ao NEVE do fortalecimento de novas fronteiras medievais na academia brasileira."
Prof. Ms. Munir Lutfe Ayoub - São Paulo - NEVE. 


UMA RETROSPECTIVA DAS ATIVIDADES DO NEVE

Nestes quatros anos de existência o NEVE co-organizou um evento internacional (III Simpósio Internacional de Estudos Celtas e Germânicos, 2010) e um nacional (I Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, UFF, 2012), promovendo o intercâmbio e o debate entre os estudantes e professores interessados nos estudos nórdicos.

   


O grupo foi responsável pela edição de seis boletins (Notícias Asgardianas), com a publicação de pesquisas e atualidades da área.

     


Também neste período, diversos membros realizaram a publicação de livros, artigos, resenhas e participações em eventos medievalistas e historiográficos, permitindo a divulgação das atividades do grupo (para ver essa produção, clique aqui).
Na internet, o grupo mantém a página de um blog informativo (com mais de 28 mil acessos); a página do boletim Notícias Asgardianas; o grupo no facebook  e uma página no facebook.
Para outubro de 2014, o NEVE prepara a segunda edição do seu evento, o II Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, a ser realizado em outubro na UFPB.