O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 21 de junho de 2015

NEVE NO VI CIEAM EM ASSIS-SP




O grupo NEVE participou ativamente da sexta edição do Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais na Unesp de Assis, com a presença de cinco membros. Ao todo, as atividades consistiram de dois minicursos, cinco comunicações, organização de um GT e a assessoria de um jantar histórico.




Curso "Sexo e sexualidade na literatura medieval", com Luciana de Campos 




Curso "Identidades e sexualidades da Era Viking e Mitologia Nórdica", com prof. Johnni Langer.





GT "Sexualidades e identidades na Antiguidade Tardia e Medievo", sob coordenação de Luciana de Campos e Semiramis Corsi.




Apresentação da comunicação: "Representando xamãs e feiticeira na Europa Setentrional: uma comparação entre a literatura islandesa medieval e o relato Lapponia de Johann Scheffer " de Pablo Gomes de Miranda




Munir Lutfe Ayoub apresentando o trabalho: "Rito, mito e memória no mundo escandinavo pré-cristão ".


 
André de Oliveira apresentando o trabalho: "O confronto político do bispo Guðmunðr com os goðar, na Islândia do século XIII".


Apresentação da comunicação "Cosmologia e identidade na Escandinávia da Era Viking", com Johnni Langer.
Este trabalho está disponível em vídeo pelo Youtube:




Parte 2:




Membros do NEVE e NEAM juntos no evento:


Identificação dos pesquisadores, da direita para a esquerda: Pablo Gomes de Miranda (NEVE), André de Oliveira (NEVE), Johnni Langer (NEVE), Luciana de Campos (NEVE), Semíramis Corsi (NEAM), Munir Lutfe Ayoub (NEVE).