O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 30 de junho de 2015

BESTIÁRIO E RAGNARÖK EM MESTRADO NA UFPB


Fotografia do bestiário islandês.

As pesquisadoras Andressa Ferreira e Angela Albuquerque foram aprovadas para o Mestrado em Ciências das Religiões na UFPB, ambas abordando temas nórdicos e sob a orientação do professor Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE/VIVARIUM).




Andressa Furlan Ferreira é graduada em Letras Inglês pela Universidade de Brasília (UnB), tendo como tema de pesquisa: Physiologus og fleira: Simbolismos religiosos no bestiário medieval islandês. Entre os objetivos específicos da pesquisa, encontram-se os seguintes: 1) realizar um estudo comparativo entre as obras islandesas e as inglesas, com o intuito de verificar quais alterações ocorreram, bem como o porquê de terem ocorrido, na tradução islandesa; 2) verificar quais valores observados pela sociedade nórdica pré-cristã foram herdados aos bestiários islandeses;  3) averiguar em que medida o Physiologus contribuiu com o discurso das homilias escandinavas. 


 Angela Albuquerque
 Angela Albuquerque é graduada em Administração pela UFSC e tem como tema de pesquisa: A concepção apocalíptica na Mitologia Nórdica. A investigação tem como objeto a investigação do mito de Ragnarök, encontrado na Edda Poética, da literatura escandinava, do século XIII. Esse evento possivelmente foi narrado oralmente na Era pagã, tendo sido compilado, mais tarde, após a cristianização dos nórdicos (Langer, 2012: p. 3).  Perscrutar-se-á junto a Edda Poética de que maneira esse mito influenciou na construção do pensamento do fim do mundo nórdico.

 Para acessar o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões na UFPB, clique aqui.