O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MEMBRO DO NEVE CONCLUI DOUTORADO NA USP



O historiador André Szczawlinska Muceniecks (STBNET) concluiu seu doutorado em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). A defesa ocorreu em dezembro de 2014, sob orientação da professora Dra. Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi. O título da tese: Austrvegr e Gardaríki - (re)significações do leste na Escandinávia tardo-medieval, se refere à presença nórdica no mundo eslavo durante o período medieval, tema da qual André especializou-se durante suas pesquisas.

                       


Esta defesa representa mais um avanço e conquista dos estudos nórdicos no Brasil, ainda muito carente de investigações sobre Escandinávia da Era Viking, e ainda mais, de estudos envolvendo a área eslava e báltica.

Os artigos de André Muceniecks podem ser acessados neste link.