O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A ASTRONOMIA NÓRDICA NA ERA VIKING



Desde o século XIX vários acadêmicos tentam reconstituir o conhecimento astronômico da Escandinávia da Era Viking, antes das influências classicistas que penetraram com a cristianização. De um lado, temos os estudos de orientação e navegação, utilizando técnicas de reconstituição por meio da Arqueologia náutica, quanto os de Arqueoastronomia e Etnoastronomia, com diversos métodos de pesquisa, visando a recuperação de mitos celestes e como se relacionavam com a cosmologia e a visão de mundo. A seguir, elencamos alguns estudos sobre o assunto. 

Em português:


- Constelações e mitos celestes na Era Viking, Roda da Fortuna 1(4), 2015.

- Cometas, eclipses e Ragnarok: uma interpretação astronômica da escatologia nórdica pré-cristã. Revista Mundo Antigo 4, 2013.


- O zodíaco viking: reflexões sobre Etnoastronomia e mitologia escandinava. História, imagem e narrativas 16, 2013.


- Eram os vikings astrônomos? Uma revisão crítica dos mapas celestes da Etnoastronomia Escandinava, Anais do X Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2013. pp. 27-35.



- O céu dos vikings: uma interpretação etnoastronômica da pedra rúnica de Eckelbo (Gs 19). Domínios da Imagem 6, 2013.


Em inglês:

- A systematic re-evaluation of the sources of Old Norse Astronomy, Cosmos, 2014.


Hymiskvida and Gylfaginning 48: is Thor´s meeting with Midgardsorm an Astral Story? In: Koiva, M. & Pustylnik, L. V. (Eds). Cosmic Catastrophies: A Collection of Articles. (pp. 175–178). Tartu, 2005.




Em islandês:

Goðsögur Snorra Eddu: Lýsing á raunheimi með aðferðum sjónhverfingarinnar. In: JÓHANNESSON, Gunnar & BJÖRNSDÓTTIR, Helga (Eds). Rannsóknir í félagsvísindum X. Reykjavík: Félagsvísindastofnun Háskóla Íslands, 2009, pp. 851-861.


Vídeos no youtube:

Some astral aspects of the Eddas. Documentário em três partes, narrado em inglês, 30 minutos:







Broche com possível representação de Yggdrasill (a Via Láctea?), Suécia, século 5 d. C.