O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A ASTRONOMIA NÓRDICA NA ERA VIKING



Desde o século XIX vários acadêmicos tentam reconstituir o conhecimento astronômico da Escandinávia da Era Viking, antes das influências classicistas que penetraram com a cristianização. De um lado, temos os estudos de orientação e navegação, utilizando técnicas de reconstituição por meio da Arqueologia náutica, quanto os de Arqueoastronomia e Etnoastronomia, com diversos métodos de pesquisa, visando a recuperação de mitos celestes e como se relacionavam com a cosmologia e a visão de mundo. A seguir, elencamos alguns estudos sobre o assunto. 

Em português:


- Constelações e mitos celestes na Era Viking, Roda da Fortuna 1(4), 2015.

- Cometas, eclipses e Ragnarok: uma interpretação astronômica da escatologia nórdica pré-cristã. Revista Mundo Antigo 4, 2013.


- O zodíaco viking: reflexões sobre Etnoastronomia e mitologia escandinava. História, imagem e narrativas 16, 2013.


- Eram os vikings astrônomos? Uma revisão crítica dos mapas celestes da Etnoastronomia Escandinava, Anais do X Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2013. pp. 27-35.



- O céu dos vikings: uma interpretação etnoastronômica da pedra rúnica de Eckelbo (Gs 19). Domínios da Imagem 6, 2013.


Em inglês:

- A systematic re-evaluation of the sources of Old Norse Astronomy, Cosmos, 2014.


Hymiskvida and Gylfaginning 48: is Thor´s meeting with Midgardsorm an Astral Story? In: Koiva, M. & Pustylnik, L. V. (Eds). Cosmic Catastrophies: A Collection of Articles. (pp. 175–178). Tartu, 2005.




Em islandês:

Goðsögur Snorra Eddu: Lýsing á raunheimi með aðferðum sjónhverfingarinnar. In: JÓHANNESSON, Gunnar & BJÖRNSDÓTTIR, Helga (Eds). Rannsóknir í félagsvísindum X. Reykjavík: Félagsvísindastofnun Háskóla Íslands, 2009, pp. 851-861.


Vídeos no youtube:

Some astral aspects of the Eddas. Documentário em três partes, narrado em inglês, 30 minutos:







Broche com possível representação de Yggdrasill (a Via Láctea?), Suécia, século 5 d. C.