O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Os germanos usavam estimulantes na guerra!

 Foi publicado um novo estudo sobre o uso de plantas psicotrópicas entre os germanos antigos.  O NEVE divulga em primeira mão uma síntese desta pesquisa, bem como um comentário de luciana de Campos, pesquisadora de etnobotânica escandinava.

Jarosz-Wilkołazka, Anna, Kokowski, Andrzej and Rysiak, Anna. In a narcotic trance, or stimulants in Germanic communities of the Roman period. Praehistorische Zeitschrift, 2024. 

Capa: Ilustração de guerreiro germânico utilizando estimulantes,  desenho de Stanislav (Stanisław) Kontny especial para o periódico Praehistorische Zeitschrift.

Plantas na capa: Belladona (Atropa belladonna L) e cravagem (Claviceps purpurea).