O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Membro do NEVE recebe bolsa de pós doc na Suécia

 


Importante conquista internacional do NEVE

O historiador Alberto Robles Delgado, integrante do NEVE e do RECEPTION, acaba de conseguir uma bolsa de pós doutoramento pelo Programa Bernadotte da Suécia. A sua pesquisa envolve o tema: "De pária a herói: a recepção de Arnljot Gelline na cultura popular". Alberto pretende estudar como o personagem Arnljot Gelline, mencionado no Heimskringla, foi representado na cultura popular recente, como na ópera "Arnljot" de Wilhelm Peterson-Berger (1910), numa longa-metragem com o mesmo título de 1927 e num teatro que é encenado anualmente desde 1935 na ilha de Frösön.

Alberto permanecerá como pesquisador visitante no Departamento de História da Universidade de Estocolmo durante o período da bolsa. O programa Bernadotte é uma colaboração entre cinco academias reais da Suécia para a cultura popular sueca e concede anualmente bolsas de pesquisa para pesquisadores e artistas jovens.

Destaco que a outra selecionada, a francesa Lisa Castro, também vai realizar uma pesquisa envolvendo a recepção, mas do Oitocentos: "Ser uma Mulher, uma Princesa, uma Rainha no Século XIX: Novas Figuras Femininas em Formação". Isso demonstra cada vez mais a importância dos estudos de recepção na academia europeia.

Link da notificação: bolsas do Progama Bernadotte 2024.

Imagem de fundo do cartaz em anexo: cenário da ópera Arnljot, de 1910.