O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 8 de dezembro de 2019

Os dez melhores livros sobre runas e magia nórdica




OS DEZ MELHORES LIVROS SOBRE RUNAS E MAGIA NÓRDICA



Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)

johnnilanger@yahoo.com.br



Um dos temas mais populares envolvendo os antigos nórdicos é a respeito do uso mágico das runas, seja para previsões do futuro ou para autoconhecimento. Em muitas lojas esotéricas ou então pela internet, o tema é amplamente difundido, mas ainda repleto de dúvidas, fantasias e anacronismos históricos. Neste pequeno guia, elencamos algumas das principais obras acadêmicas sobre o tema (em inglês e francês), mas além disso, também fornecemos ao final, um levantamento do que foi publicado em português até o momento (especificamente em produções científicas), esperando que ele possa fornecer novos parâmetros para que a temática avance mais em nosso país, gerando novas pesquisas e publicações.



LIVROS SOBRE RUNAS E MAGIA NÓRDICA (INGLÊS E FRANCÊS)





1.      Runes, de Raymond Ian Page. London: British Museum, 1987.

Um dos melhores manuais introdutórios ao universo das runas, passando pelos problemas da área, ao estudo das primeiras inscrições até o advento da Era Viking, incluindo a polêmica das runas norte-americanas.




2.      Anthologie runique, de Alain Marez. Paris: Belles Lettres, 2007.

Extensa sistematização das fontes rúnicas, abrangendo as mais importantes inscrições rúnicas da antiguidade germânica até os poemas rúnicos medievais. Imprescindível instrumento para a pesquisa da runologia. O livro inclui uma história dos estudos rúnicos e elementos básicos de interpretação.



3.    Runes and Their Secrets: Studies in Runology, organizado por Marie Stoklund e outros. Museum Tusculanum Press, 2006.

Extensa coletânea de estudos, abrangendo investigações semióticas, runas na Irlanda, datações das runas suecas, interações entre escrita latina e runas, runas em numismática, estudos tipológicos, runas e cristianismo, entre outros.




4. Runic amulets and magic objects, de Mindy MacLeod e Bernard Mees. London: Boydel Press, 2006.

O mais importante estudo sobre as conexões entre runas e magia. Os autores além de analisarem fontes literárias, também dedicam grande parte do livro para o estudo de objetos móveis, especialmente relacionados com cura e encantamentos.




5.  Le monde du double: la magie chez les anciens scandinaves, de Régis Boyer. Paris: Berg International, 1986.

Considerado por muitos especialistas como a melhor obra de Régis Boyer, o maior escandinavista francês de todos os tempos. Boyer dedica-se a investigar os conceitos de hugr, hamr e fylgja, além da problemática do xamanismo sámi. Estuda as práticas mágicas ofensivas, protetora e divinatórias, além da relação entre divindades e magia. O melhor capítulo é o que envolve os ritos mágicos, especialmente o niðr, o blót e o seiðr.




6.  The Viking Way: Religion and War in Late Iron Age Scandinavia, de Neil Price. Oxbow Books, 2007. (segunda edição: 2019).

Um dos mais paradigmáticos estudos sobre magia nórdica antiga, concentrando-se essencialmente em uma perspectiva da arqueologia cognitiva. Price dedica-se a compreender as relações entre o seiðr e o mundo bélico nórdico especialmente pela cultura material, além de suas relações com o xamanismo ártico e as práticas do Noaidevuohta.




7.  Les magiciens dans l'Islande ancienne: études sur la représentation de la magie islandaise et de ses agents dans les sources littéraires norroises, de François-Xavier Dillmann. Uppsala: Acta Academiae, 2006.

Extenso estudo sobre a magia nórdica antiga, especialmente utilizando as sagas islandesas, derivado de tese de doutorado do autor.




8. (Magic) Staffs in the Viking Age, de Leszek Gardela. Viena: Verlag Fassbaender, 2016.

Estudo sobre a utilização de bastões mágicos no mundo nórdico, especialmente utilizando fontes literárias e arqueológicas.




9. Witchcraft and Magic in the Nordic Middle Ages, de Stephen Mitchell. Philadelphia/Oxford: University of Pennsylvania Press, 2011.

O mais importante estudo sobre feitiçaria e bruxaria nórdica medieval. para uma detalhada resenha em português sobre este livro, clique aqui: Repensando a bruxaria nórdica medieval.






10.  Nine Worlds of Seid Magic: Ecstasy and Neo-Shamanism in North-European Paganism, de Jenny Blain. London: Routledge, 2002.

Um dos mais importantes estudos acadêmicos sobre a magia no neopaganismo nórdico. Para uma resenha em português sobre esta obra, clique aqui.  



PUBLICAÇÕES EM PORTUGUÊS SOBRE RUNAS E MAGIA RÚNICA






Coletânea de vários estudos sobre runas e magia, incluindo um estudo sobre maldições rúnicas.






Verbete: Runas, de André Muceniecks, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Editora Hedra, 2015, p. 413-418.

Verbete: Magia rúnica, de Johnni Langer, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Eeditora Hedra, 2015, p. 98-301.

Verbete: Amuletos mágicos, de Johnni Langer, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Eeditora Hedra, 2015, p. 29-32.

Verbete: Símbolos rúnicos, de Johnni Langer, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Eeditora Hedra, 2015, p. 468-470.




Verbete: Inscrições rúnicas, de Yuri Fabri Venancio, in: Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Editora Hedra, 2018.




 Excelente introdução geral ao tema dos estudos rúnicos e história da runologia, além de conter as traduções ao português de quatro importantes textos tratando das runas.



Uma brevíssima introdução sobre as runas e o estudo das runas, Fatos e versões 6(2), 2014, de Renan Birro.

 Estudo básico e introdutório sobre as runas nórdicas




 Instigante estudo sobre as diferentes interpretações envolvendo runas mágicas no mundo nórdico antigo.



PUBLICAÇÕES EM PORTUGUÊS SOBRE MAGIA NÓRDICA ANTIGA




Coletânea de estudos nacionais e traduções de diversos estudos sobre a temática da bruxaria nórdica: até hoje é a edição mais acessada do boletim Notícias Asgardianas.





Verbete: Magia e feitiçaria nórdica, de Johnni langer, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Eeditora Hedra, 2015, p. 291-296

Verbete: Magias divinatórias e de metamorfose, de Johnni langer, in: Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Eeditora Hedra, 2015, p. p. 296-298



Seiðr e magia na Escandinávia Medieval: reflexões sobre o episódio de Þorbjörg naEiríks Saga Rauða, de Johnni langer, Revista Signum 11, ABREM, 2010.
Estudo sobre a mais famosa cena de prática mágica nas sagas islandesas.



Galdr e Feitiçaria nas Sagas Islandesas: Uma Análise do Poema Buslubæn, de Johnni langer, Revista Brathair 9(1), 2009.
Estudo sobre a prática das maldições no mundo nórdico medieval.


Aventura e magia no mundo das sagas islandesas, de João Bittencourt, Revista Brathair, 9(1), 2009.
Estudo genérico da presença da magia nas sagas islandesas.



Runas, galdr e seidr: um breve estudo sobre a representação literária das práticas demagia da cultura nórdica medieval, de Tiago Quintana, Revista Medievalis, 2012.
Investigação sobre a magia no mundo nórdico, dentro do referencial dos estudos literários.



Mito e magia na Volsunga saga, de Luiz Claudio Moniz, Revista Brathair 9(1), 2009.
Análise da magia na saga dos Volsungos.



O mago-profeta e a realeza escandinava: o papel de Merlin na Breta sogur (c.1200), de Marcus Baccega, Congresso de História de Jatai, 2014.
Estudo analisando a figura do mago Merlin em uma saga islandesa.


Religião e magia na Gesta Danorum de Saxo Gramaticus, de Andreli Zanirato, Dissertação de Mestrado em História pela UFRGS, 2019.
Recente dissertação analisando o tema da magia na obra de Saxo gramaticus.